Olhares docentes sobre a formação continuada e a atuação profissional em Euclides da Cunha-Bahia: um estudo sobre o programa rede UNEB 2000

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rosimere dos Anjos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1182
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as contribui ções do Programa Rede UNEB 2000 como uma política de formação de professores no município de Euclides da Cunha (Bahia). Para tanto, analisou-se o movimento que vem ocorrendo nos últimos anos em que a educação escolar passou a ser o centro das atenções e do s discursos de governos, e o professor destacado como ator principal das mudanças nas escolas. A questão central pesquisada foi: Quais as contribuições do Programa Rede UNEB 2000 para a formação e atuação docente na visão dos professores participantes dos processos de formação? Com base na aplicação de questionários que foram respondidos pelos professores -alunos do curso de Pedagogia do Programa Rede UNEB 2000; de entrevista realizada com o coordenador do Programa e da análise de documentos concluiu -se que as maiores contribuições do curso, segundo os professores, se situam no aspecto da formação e prática profissional, com ênfase nos métodos e técnicas de ensino como elementos de inovação pedagógica; as menores contribuições se direcionam para os aspectos da profissionalização; do conhecimento educacional sobre a realidade municipal e para o uso das novas tecnologias, reforçando o que tradicionalmente é enfatizado nos cursos de formação de professores no Brasil.
id RCAP_46917f7ccedd1039f493fa7b2f95fa75
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1182
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Olhares docentes sobre a formação continuada e a atuação profissional em Euclides da Cunha-Bahia: um estudo sobre o programa rede UNEB 2000FORMAÇÃO DE PROFESSORESPRÁTICAS PEDAGÓGICASMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOENSINOPOLÍTICA EDUCATIVAENSINO PÚBLICOFORMAÇÃO CONTÍNUAEDUCATIONTEACHINGEDUCATIONAL POLICYPUBLIC EDUCATIONCONTINUING EDUCATIONTEACHERS EDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICESO objetivo deste estudo foi analisar as contribui ções do Programa Rede UNEB 2000 como uma política de formação de professores no município de Euclides da Cunha (Bahia). Para tanto, analisou-se o movimento que vem ocorrendo nos últimos anos em que a educação escolar passou a ser o centro das atenções e do s discursos de governos, e o professor destacado como ator principal das mudanças nas escolas. A questão central pesquisada foi: Quais as contribuições do Programa Rede UNEB 2000 para a formação e atuação docente na visão dos professores participantes dos processos de formação? Com base na aplicação de questionários que foram respondidos pelos professores -alunos do curso de Pedagogia do Programa Rede UNEB 2000; de entrevista realizada com o coordenador do Programa e da análise de documentos concluiu -se que as maiores contribuições do curso, segundo os professores, se situam no aspecto da formação e prática profissional, com ênfase nos métodos e técnicas de ensino como elementos de inovação pedagógica; as menores contribuições se direcionam para os aspectos da profissionalização; do conhecimento educacional sobre a realidade municipal e para o uso das novas tecnologias, reforçando o que tradicionalmente é enfatizado nos cursos de formação de professores no Brasil.The aim of the present study is to analyze contributions of the UNEB 2000 Network Program as a policy for training teachers in the municipality of Euclides da Cunha (Bahia). Our starting point was to analyze what has been taking place in the last few years in which schooling became the centre of attention and of government discourses, and the teacher looked on as being the central figure in the change that schools were undergoing. The central issue of our research was: What contributions did the UNEB 2000 Network Program provide for training and actual teaching, from the point of view of the teachers who participated, towards overall schooling? Based upon the answers teacher-students of the Pedagogy course of the UNEB 2000 Network Program provided in a questionnaire handed out to each of them; of an interview conducted by the coordinator of the Program and of document analysis we concluded that the major contributions of the course, according to the teachers, can be found in teaching and practical exercising of the profession, with emphasis on methods and techniques of innovative teaching and, still according to the teachers, th ey placed as minor continuous training; useful knowledge of the municipality’s reality and its capacity for using technology which, by tradition, is highlighted in teacher -training courses in Brazil.2011-05-18T19:28:57Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1182porFerreira, Rosimere dos Anjosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:04Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:21.657477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Olhares docentes sobre a formação continuada e a atuação profissional em Euclides da Cunha-Bahia: um estudo sobre o programa rede UNEB 2000
title Olhares docentes sobre a formação continuada e a atuação profissional em Euclides da Cunha-Bahia: um estudo sobre o programa rede UNEB 2000
spellingShingle Olhares docentes sobre a formação continuada e a atuação profissional em Euclides da Cunha-Bahia: um estudo sobre o programa rede UNEB 2000
Ferreira, Rosimere dos Anjos
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO
POLÍTICA EDUCATIVA
ENSINO PÚBLICO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
EDUCATION
TEACHING
EDUCATIONAL POLICY
PUBLIC EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
title_short Olhares docentes sobre a formação continuada e a atuação profissional em Euclides da Cunha-Bahia: um estudo sobre o programa rede UNEB 2000
title_full Olhares docentes sobre a formação continuada e a atuação profissional em Euclides da Cunha-Bahia: um estudo sobre o programa rede UNEB 2000
title_fullStr Olhares docentes sobre a formação continuada e a atuação profissional em Euclides da Cunha-Bahia: um estudo sobre o programa rede UNEB 2000
title_full_unstemmed Olhares docentes sobre a formação continuada e a atuação profissional em Euclides da Cunha-Bahia: um estudo sobre o programa rede UNEB 2000
title_sort Olhares docentes sobre a formação continuada e a atuação profissional em Euclides da Cunha-Bahia: um estudo sobre o programa rede UNEB 2000
author Ferreira, Rosimere dos Anjos
author_facet Ferreira, Rosimere dos Anjos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rosimere dos Anjos
dc.subject.por.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO
POLÍTICA EDUCATIVA
ENSINO PÚBLICO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
EDUCATION
TEACHING
EDUCATIONAL POLICY
PUBLIC EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
topic FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO
POLÍTICA EDUCATIVA
ENSINO PÚBLICO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
EDUCATION
TEACHING
EDUCATIONAL POLICY
PUBLIC EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
description O objetivo deste estudo foi analisar as contribui ções do Programa Rede UNEB 2000 como uma política de formação de professores no município de Euclides da Cunha (Bahia). Para tanto, analisou-se o movimento que vem ocorrendo nos últimos anos em que a educação escolar passou a ser o centro das atenções e do s discursos de governos, e o professor destacado como ator principal das mudanças nas escolas. A questão central pesquisada foi: Quais as contribuições do Programa Rede UNEB 2000 para a formação e atuação docente na visão dos professores participantes dos processos de formação? Com base na aplicação de questionários que foram respondidos pelos professores -alunos do curso de Pedagogia do Programa Rede UNEB 2000; de entrevista realizada com o coordenador do Programa e da análise de documentos concluiu -se que as maiores contribuições do curso, segundo os professores, se situam no aspecto da formação e prática profissional, com ênfase nos métodos e técnicas de ensino como elementos de inovação pedagógica; as menores contribuições se direcionam para os aspectos da profissionalização; do conhecimento educacional sobre a realidade municipal e para o uso das novas tecnologias, reforçando o que tradicionalmente é enfatizado nos cursos de formação de professores no Brasil.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-05-18T19:28:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1182
url http://hdl.handle.net/10437/1182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131250741477377