Proposta de implementação de práticas Lean Manufacturing num ambiente produtivo de fluxo intermitente: “Intervenções de manutenção em assistência em estrada”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6477 |
Resumo: | A empresa Japonesa Toyota foi pioneira na descoberta de uma nova forma de gestão com o desenvolvimento do Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System,TPS) Este sistema integra princípios da filosofia “Lean Manufacturing (LM)” utilizando os métodos “Just-in-time”, “Kanban” e “Heijunka”. É notória a diferença na capacidade competitiva das empresas, o que se deve a diferenças a nível organizacional e, ainda, à correta adaptação das ferramentas LM à atividade da empresa. O princípio LM pode ajudar empresas menos organizadas, considerando que as dificuldades nas aplicações de práticas Lean se devem principalmente a três fatores: i) falta de comprometimento, ii) falta de colaboradores qualificados e iii) a ambientes de produção intermitentes. Com esta dissertação pretende-se recorrer ao estado atual da arte no que diz respeito a implementações de LM. Esta revisão bibliográfica permitiu recolher informações e métodos necessários para iniciar a proposta de implementação de práticas Lean a processos de resposta rápida de assistências de manutenção em estrada da Empresa T. Elaborou-se a abordagem ao problema desenvolvendo uma ferramenta de suporte à implementação LM. Esta éconstituída pela análise de Pareto, diagrama de esparguete, VSM do estado atual, VSM do estado futuro, análise do produto, meios aplicar, e aplicar estado futuro. O estudo foi aplicado a um veículo da Empresa T destinado a assistências em estrada, e como ponto de partida estudou-se um produto concorrente com mais valor. Apresenta-se a proposta para o caso prático com desenhos assistidos por computador e descrevem-se as melhorias perpectivadas. Este estudo pretende lançar e iniciar melhorias contínuas através de eventos kaizen de forma a envolver os colaboradores da instituição, beneficiar com o conhecimento adquirido e, ainda, motivar a equipa para a esperada constante melhoria. |
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Proposta de implementação de práticas Lean Manufacturing num ambiente produtivo de fluxo intermitente: “Intervenções de manutenção em assistência em estrada”Análise de ParetoDiagrama de EspargueteHeijunkaKaizenKanbanLeanLean ManufacturingRealidade AumentadaTpmVsmDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Gestão IndustrialA empresa Japonesa Toyota foi pioneira na descoberta de uma nova forma de gestão com o desenvolvimento do Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System,TPS) Este sistema integra princípios da filosofia “Lean Manufacturing (LM)” utilizando os métodos “Just-in-time”, “Kanban” e “Heijunka”. É notória a diferença na capacidade competitiva das empresas, o que se deve a diferenças a nível organizacional e, ainda, à correta adaptação das ferramentas LM à atividade da empresa. O princípio LM pode ajudar empresas menos organizadas, considerando que as dificuldades nas aplicações de práticas Lean se devem principalmente a três fatores: i) falta de comprometimento, ii) falta de colaboradores qualificados e iii) a ambientes de produção intermitentes. Com esta dissertação pretende-se recorrer ao estado atual da arte no que diz respeito a implementações de LM. Esta revisão bibliográfica permitiu recolher informações e métodos necessários para iniciar a proposta de implementação de práticas Lean a processos de resposta rápida de assistências de manutenção em estrada da Empresa T. Elaborou-se a abordagem ao problema desenvolvendo uma ferramenta de suporte à implementação LM. Esta éconstituída pela análise de Pareto, diagrama de esparguete, VSM do estado atual, VSM do estado futuro, análise do produto, meios aplicar, e aplicar estado futuro. O estudo foi aplicado a um veículo da Empresa T destinado a assistências em estrada, e como ponto de partida estudou-se um produto concorrente com mais valor. Apresenta-se a proposta para o caso prático com desenhos assistidos por computador e descrevem-se as melhorias perpectivadas. Este estudo pretende lançar e iniciar melhorias contínuas através de eventos kaizen de forma a envolver os colaboradores da instituição, beneficiar com o conhecimento adquirido e, ainda, motivar a equipa para a esperada constante melhoria.The Japanese company Toyota was pioneered in the application of a new form of management, through the development of the Toyota Production System (Toyota Production System, TPS). This system integrates principles of the "Lean Manufacturing” (LM) philosophy, using the methods "Just-in-time", "Kanban" and "Heijunka". These findings emphasize the differentiation verified in the competitive capacity of the enterprises, which is due to differences at the organizational level and proper adaptation of LM tools to the activity of the company. The LM may help the neediest companies organizationally, and considers that the difficulties in the application of Lean practices, are due mainly to three factors: lack of commitment, reduce of qualified employees and intermittent production environments. In this thesis, we intended to analyze the current state of the art in what concern to methods of LM. This literature review helped to start our proposal, which consists in the implementation of the Lean practices to rapid response cases in the assistance of vehicle maintenance in road by the T Company. To achieve our proposal, we have elaborated the approach to the problem, developing an implementation support tool LM, consisting of Pareto analysis, spaghetti diagram, VSM current state, VSM future state, product analysis, means to apply, and apply state future. The study was applied to a T Company vehicle involved in the assistance of vehicles in the road, and as a starting point we studied a more competitive product value. We also presented a proposal for the desired improvements using computer aided design technologies. Finally, this study intends to launch and initiate continuous improvement through kaizen events, in order to involve employees of the institution and benefit from the knowledge acquired and also to motivate the team to the expected constant improvement.Santos, Fernando Manuel Bigares CharruauBibliorumPimentel, Pedro Henrique da Silva2018-11-23T15:30:06Z2015-10-52015-11-052015-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6477TID:201638886porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:11.652300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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