(N)a subjectividade migrante : Uma identidade (não) fixa entre (dois) lugares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, Filipa de Almeida Azevedo Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3602
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
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spelling (N)a subjectividade migrante : Uma identidade (não) fixa entre (dois) lugaresEtnopsicanáliseSujeito migranteNarrativa de associação livreFiliaçãoIdentidadeEthnopsychoanalysisMigrant subjectFree association narrativeFiliationIdentityDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioÉ lançando um (duplo) olhar sobre o percurso que deu origem à Etnopsicanálise que se procura salientar a importância da vivência migratória enquanto fenómeno desencadeador de uma busca de conciliação entre dois lugares. Segundo os pressupostos teóricos da clínica etnopsicanalítica, a passagem de um país (de origem) para outro (de acolhimento) e a experiência de ruptura implicada nesta mudança, colocam o sujeito numa posição de vulnerabilidade que vai afectar a forma como este organiza psiquicamente a experiência. Recorre-se ao Método das Narrativas de Associação Livre (Hollway & Jefferson, 2000) para aceder a uma compreensão do sujeito psicológico no âmbito da sua vivência migratória. Através da realização de uma entrevista a uma mulher de origem guineense que migrou aos dez anos para Portugal (Cassandra), procede-se a uma análise detalhada da narrativa produzida, orientada pelos postulados teóricos da metodologia proposta. Dos grandes temas que se fazem destacar, a identidade e a filiação surgem como problemáticas centrais intimamente ligadas. A forma como esta ruptura é vivida por Cassandra, revela a impossibilidade de resgatar uma herança absolutamente necessária para o processo de negociação identitária que deve realizar, fazendo-se sentir no seu discurso como uma ameaça de aniquilamento brutal. Perante uma visão do eu, do(s) outro(s) e do mundo marcada por uma nítida clivagem, e um discurso pautado pela auto-contradição, a evasão e a dúvida, verifica-se em Cassandra uma clara incapacidade para constituir um verdadeiro sentido de identidade e individualidade, configurado enquanto ausência de uma estrutura identitária fixa no espaço e no tempo (Devereux, 2009).ABSTRACT: A double look is launched upon the path that gave rise to the development of the ethnopsychoanalysis and seeks to underline the importance of the migratory experience as a triggering phenomenon for the pursuit of reconciliation between two places. According to the theoretical assumptions of the ethnopsychoanalytic approach, the transition from the country of origin to the country of destination and the experience of disruption that this change implies, put the subject in an extremely vulnerable position that will have a direct impact in the way he/she psychically acknowledges the experience. Through the Free Association Narrative method (Hollway & Jefferson, 2000) we were able to access an understanding of the psychological subject within the context of its migratory experience. By conducting an interview with a woman of Guinean origin that migrated to Portugal at the age of 10, we were able to carry out a detailed analysis of the narrative, guided by the theoretical postulates of the proposed methodology. Among the highlighted themes, identity and filiation arise as core, deeply linked concepts. The way this disruption was experienced by Cassandra is revelatory of the impossibility of rescuing a heritage that is absolutely necessary for the identity negotiation process that should be performed, and is further perceived (in her speech) as a threat of brutal annihilation. Preliminary to a vision of the self, of the other (s) and of the world, marked by a sharp cleavage, and a speech marked by self-contradiction, evasion and doubt, it is perceived in Cassandra that there is a clear inability to build a true identity and individuality meaning, set as absence of a fixed identity structure in space and time (Devereux, 2009).Marques, Maria EmíliaRepositório do ISPAClemente, Filipa de Almeida Azevedo Ferreira2015-04-21T18:24:50Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3602201128616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:26Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:29.592226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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