Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34220 |
Resumo: | A presente dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Matemática para Professores, pretende refletir e analisar a aplicação e uso das ferramentas digitais na sala de aula de matemática, no contexto dos Números Racionais. Numa sociedade em constante transformação e cada vez mais tecnológica e digital, observamos que o ensino necessitou também de se atualizar, de se adaptar a estas novas exigências. Os métodos do ensino tradicional, que considerava o aluno como uma “tábua rasa” em que este adquiria o conhecimento através do processo da memorização, já não davam resposta aos novos desafios que a sociedade digital colocava a todos os seus elementos, com foco especial nos jovens. Os alunos começam a adquirir cada vez mais um lugar central no seu processo de ensino-aprendizagem, sendo um elemento ativo da sua própria aprendizagem, caraterístico das metodologias contemporâneas. No ensino da matemática, unidade curricular de relevância na aprendizagem diária dos nossos alunos, com caraterísticas específicas muito próprias, as metodologias de ensino também têm sofrido mudanças nestes últimos tempos, fruto da expansão tecnológica nas escolas e do enriquecimento e utilização das novas tecnologias e ferramentas digitais. Neste sentido, esta dissertação procurou aprofundar alguns conteúdos matemáticos dos números racionais, nomeadamente conversão de dízimas finitas e infinitas periódicas em forma de fração e sua representação na reta numérica; realizar uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas metodologias ativas e ferramentas digitais na sala de aula no século XXI; conhecer e investigar a utilização e construção de recursos digitais com as ferramentas digitais Educaplay e Nearpod. Foi feita uma análise dos dados recolhidos de um questionário semiestruturado, realizado na plataforma Microsof Forms, pelos alunos de duas turmas do 6.º ano, na disciplina de Apoio ao Estudo, com objetivo de investigar se o uso das ferramentas digitais pode apresentar um papel motivador na aprendizagem dos conteúdos da disciplina de matemática, facilitar a aquisição, a consolidação de conceitos e aumentar a autoconfiança e a autonomia do aluno. |
id |
RCAP_46b6c3893d351857e446f28338d8ba92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/34220 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionaisNúmeros racionaisAprendizagem ativaFerramentas digitaisA presente dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Matemática para Professores, pretende refletir e analisar a aplicação e uso das ferramentas digitais na sala de aula de matemática, no contexto dos Números Racionais. Numa sociedade em constante transformação e cada vez mais tecnológica e digital, observamos que o ensino necessitou também de se atualizar, de se adaptar a estas novas exigências. Os métodos do ensino tradicional, que considerava o aluno como uma “tábua rasa” em que este adquiria o conhecimento através do processo da memorização, já não davam resposta aos novos desafios que a sociedade digital colocava a todos os seus elementos, com foco especial nos jovens. Os alunos começam a adquirir cada vez mais um lugar central no seu processo de ensino-aprendizagem, sendo um elemento ativo da sua própria aprendizagem, caraterístico das metodologias contemporâneas. No ensino da matemática, unidade curricular de relevância na aprendizagem diária dos nossos alunos, com caraterísticas específicas muito próprias, as metodologias de ensino também têm sofrido mudanças nestes últimos tempos, fruto da expansão tecnológica nas escolas e do enriquecimento e utilização das novas tecnologias e ferramentas digitais. Neste sentido, esta dissertação procurou aprofundar alguns conteúdos matemáticos dos números racionais, nomeadamente conversão de dízimas finitas e infinitas periódicas em forma de fração e sua representação na reta numérica; realizar uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas metodologias ativas e ferramentas digitais na sala de aula no século XXI; conhecer e investigar a utilização e construção de recursos digitais com as ferramentas digitais Educaplay e Nearpod. Foi feita uma análise dos dados recolhidos de um questionário semiestruturado, realizado na plataforma Microsof Forms, pelos alunos de duas turmas do 6.º ano, na disciplina de Apoio ao Estudo, com objetivo de investigar se o uso das ferramentas digitais pode apresentar um papel motivador na aprendizagem dos conteúdos da disciplina de matemática, facilitar a aquisição, a consolidação de conceitos e aumentar a autoconfiança e a autonomia do aluno.This dissertation presented to the University of Aveiro to fulfill the necessary requirements to obtain a Master's degree in Mathematics for Teachers, intends to reflect and analyze the application and use of digital tools in the Mathematics classroom, in the context of Rational Numbers. In a society in constant change and increasingly technological and digital, we observe that education also needed to update, to adapt to these new requirements, the traditional teaching methods, which considered the student as a "clean board" in which acquired knowledge through the memorization process, it no longer responded to the new challenges that the digital society posed to all its elements, with a special focus on young people. Students begin to acquire more and more a central place in their teaching-learning process, being an active element of their own learning, characteristic of contemporary methodologies. In the teaching of mathematics, a curricular unit of relevance in the daily learning of our students, with very specific characteristics, teaching methodologies have also undergone changes in recent times, as a result of technological expansion in schools and the enrichment and use of new technologies and tools digital. In this sense, this dissertation sought to deepen some mathematical contents of rational numbers, namely the conversion of periodic finite and infinite tithes into fraction form, and their representation in the number line; carry out a bibliographical research on the thematic active methodologies and digital tools in the classroom in the 21st century; know and investigate the use and construction of digital resources with the digital tools Educaplay and Nearpod. An analysis was made of data collected from a semi-structured questionnaire, carried out on the Microsof Forms platform, by students from two 6th grade classes, in the Study Support course, in order to investigate whether the use of digital tools can play a motivating role in learning the contents of the mathematics subject, to facilitate the acquisition, consolidation of concepts and increase the student's self-confidence and autonomy.2022-07-20T13:55:22Z2021-12-09T00:00:00Z2021-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34220porLourenço, Paulo Eurico Adregainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:54Zoai:ria.ua.pt:10773/34220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:31.801817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionais |
title |
Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionais |
spellingShingle |
Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionais Lourenço, Paulo Eurico Adrega Números racionais Aprendizagem ativa Ferramentas digitais |
title_short |
Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionais |
title_full |
Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionais |
title_fullStr |
Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionais |
title_full_unstemmed |
Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionais |
title_sort |
Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionais |
author |
Lourenço, Paulo Eurico Adrega |
author_facet |
Lourenço, Paulo Eurico Adrega |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Paulo Eurico Adrega |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Números racionais Aprendizagem ativa Ferramentas digitais |
topic |
Números racionais Aprendizagem ativa Ferramentas digitais |
description |
A presente dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Matemática para Professores, pretende refletir e analisar a aplicação e uso das ferramentas digitais na sala de aula de matemática, no contexto dos Números Racionais. Numa sociedade em constante transformação e cada vez mais tecnológica e digital, observamos que o ensino necessitou também de se atualizar, de se adaptar a estas novas exigências. Os métodos do ensino tradicional, que considerava o aluno como uma “tábua rasa” em que este adquiria o conhecimento através do processo da memorização, já não davam resposta aos novos desafios que a sociedade digital colocava a todos os seus elementos, com foco especial nos jovens. Os alunos começam a adquirir cada vez mais um lugar central no seu processo de ensino-aprendizagem, sendo um elemento ativo da sua própria aprendizagem, caraterístico das metodologias contemporâneas. No ensino da matemática, unidade curricular de relevância na aprendizagem diária dos nossos alunos, com caraterísticas específicas muito próprias, as metodologias de ensino também têm sofrido mudanças nestes últimos tempos, fruto da expansão tecnológica nas escolas e do enriquecimento e utilização das novas tecnologias e ferramentas digitais. Neste sentido, esta dissertação procurou aprofundar alguns conteúdos matemáticos dos números racionais, nomeadamente conversão de dízimas finitas e infinitas periódicas em forma de fração e sua representação na reta numérica; realizar uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas metodologias ativas e ferramentas digitais na sala de aula no século XXI; conhecer e investigar a utilização e construção de recursos digitais com as ferramentas digitais Educaplay e Nearpod. Foi feita uma análise dos dados recolhidos de um questionário semiestruturado, realizado na plataforma Microsof Forms, pelos alunos de duas turmas do 6.º ano, na disciplina de Apoio ao Estudo, com objetivo de investigar se o uso das ferramentas digitais pode apresentar um papel motivador na aprendizagem dos conteúdos da disciplina de matemática, facilitar a aquisição, a consolidação de conceitos e aumentar a autoconfiança e a autonomia do aluno. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09T00:00:00Z 2021-12-09 2022-07-20T13:55:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/34220 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/34220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137710225489920 |