Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Paulo Eurico Adrega
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34220
Resumo: A presente dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Matemática para Professores, pretende refletir e analisar a aplicação e uso das ferramentas digitais na sala de aula de matemática, no contexto dos Números Racionais. Numa sociedade em constante transformação e cada vez mais tecnológica e digital, observamos que o ensino necessitou também de se atualizar, de se adaptar a estas novas exigências. Os métodos do ensino tradicional, que considerava o aluno como uma “tábua rasa” em que este adquiria o conhecimento através do processo da memorização, já não davam resposta aos novos desafios que a sociedade digital colocava a todos os seus elementos, com foco especial nos jovens. Os alunos começam a adquirir cada vez mais um lugar central no seu processo de ensino-aprendizagem, sendo um elemento ativo da sua própria aprendizagem, caraterístico das metodologias contemporâneas. No ensino da matemática, unidade curricular de relevância na aprendizagem diária dos nossos alunos, com caraterísticas específicas muito próprias, as metodologias de ensino também têm sofrido mudanças nestes últimos tempos, fruto da expansão tecnológica nas escolas e do enriquecimento e utilização das novas tecnologias e ferramentas digitais. Neste sentido, esta dissertação procurou aprofundar alguns conteúdos matemáticos dos números racionais, nomeadamente conversão de dízimas finitas e infinitas periódicas em forma de fração e sua representação na reta numérica; realizar uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas metodologias ativas e ferramentas digitais na sala de aula no século XXI; conhecer e investigar a utilização e construção de recursos digitais com as ferramentas digitais Educaplay e Nearpod. Foi feita uma análise dos dados recolhidos de um questionário semiestruturado, realizado na plataforma Microsof Forms, pelos alunos de duas turmas do 6.º ano, na disciplina de Apoio ao Estudo, com objetivo de investigar se o uso das ferramentas digitais pode apresentar um papel motivador na aprendizagem dos conteúdos da disciplina de matemática, facilitar a aquisição, a consolidação de conceitos e aumentar a autoconfiança e a autonomia do aluno.
id RCAP_46b6c3893d351857e446f28338d8ba92
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34220
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionaisNúmeros racionaisAprendizagem ativaFerramentas digitaisA presente dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Matemática para Professores, pretende refletir e analisar a aplicação e uso das ferramentas digitais na sala de aula de matemática, no contexto dos Números Racionais. Numa sociedade em constante transformação e cada vez mais tecnológica e digital, observamos que o ensino necessitou também de se atualizar, de se adaptar a estas novas exigências. Os métodos do ensino tradicional, que considerava o aluno como uma “tábua rasa” em que este adquiria o conhecimento através do processo da memorização, já não davam resposta aos novos desafios que a sociedade digital colocava a todos os seus elementos, com foco especial nos jovens. Os alunos começam a adquirir cada vez mais um lugar central no seu processo de ensino-aprendizagem, sendo um elemento ativo da sua própria aprendizagem, caraterístico das metodologias contemporâneas. No ensino da matemática, unidade curricular de relevância na aprendizagem diária dos nossos alunos, com caraterísticas específicas muito próprias, as metodologias de ensino também têm sofrido mudanças nestes últimos tempos, fruto da expansão tecnológica nas escolas e do enriquecimento e utilização das novas tecnologias e ferramentas digitais. Neste sentido, esta dissertação procurou aprofundar alguns conteúdos matemáticos dos números racionais, nomeadamente conversão de dízimas finitas e infinitas periódicas em forma de fração e sua representação na reta numérica; realizar uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas metodologias ativas e ferramentas digitais na sala de aula no século XXI; conhecer e investigar a utilização e construção de recursos digitais com as ferramentas digitais Educaplay e Nearpod. Foi feita uma análise dos dados recolhidos de um questionário semiestruturado, realizado na plataforma Microsof Forms, pelos alunos de duas turmas do 6.º ano, na disciplina de Apoio ao Estudo, com objetivo de investigar se o uso das ferramentas digitais pode apresentar um papel motivador na aprendizagem dos conteúdos da disciplina de matemática, facilitar a aquisição, a consolidação de conceitos e aumentar a autoconfiança e a autonomia do aluno.This dissertation presented to the University of Aveiro to fulfill the necessary requirements to obtain a Master's degree in Mathematics for Teachers, intends to reflect and analyze the application and use of digital tools in the Mathematics classroom, in the context of Rational Numbers. In a society in constant change and increasingly technological and digital, we observe that education also needed to update, to adapt to these new requirements, the traditional teaching methods, which considered the student as a "clean board" in which acquired knowledge through the memorization process, it no longer responded to the new challenges that the digital society posed to all its elements, with a special focus on young people. Students begin to acquire more and more a central place in their teaching-learning process, being an active element of their own learning, characteristic of contemporary methodologies. In the teaching of mathematics, a curricular unit of relevance in the daily learning of our students, with very specific characteristics, teaching methodologies have also undergone changes in recent times, as a result of technological expansion in schools and the enrichment and use of new technologies and tools digital. In this sense, this dissertation sought to deepen some mathematical contents of rational numbers, namely the conversion of periodic finite and infinite tithes into fraction form, and their representation in the number line; carry out a bibliographical research on the thematic active methodologies and digital tools in the classroom in the 21st century; know and investigate the use and construction of digital resources with the digital tools Educaplay and Nearpod. An analysis was made of data collected from a semi-structured questionnaire, carried out on the Microsof Forms platform, by students from two 6th grade classes, in the Study Support course, in order to investigate whether the use of digital tools can play a motivating role in learning the contents of the mathematics subject, to facilitate the acquisition, consolidation of concepts and increase the student's self-confidence and autonomy.2022-07-20T13:55:22Z2021-12-09T00:00:00Z2021-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34220porLourenço, Paulo Eurico Adregainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:54Zoai:ria.ua.pt:10773/34220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:31.801817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionais
title Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionais
spellingShingle Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionais
Lourenço, Paulo Eurico Adrega
Números racionais
Aprendizagem ativa
Ferramentas digitais
title_short Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionais
title_full Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionais
title_fullStr Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionais
title_full_unstemmed Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionais
title_sort Era das ferramentas digitais na sala de aula de matemática: números racionais
author Lourenço, Paulo Eurico Adrega
author_facet Lourenço, Paulo Eurico Adrega
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Paulo Eurico Adrega
dc.subject.por.fl_str_mv Números racionais
Aprendizagem ativa
Ferramentas digitais
topic Números racionais
Aprendizagem ativa
Ferramentas digitais
description A presente dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Matemática para Professores, pretende refletir e analisar a aplicação e uso das ferramentas digitais na sala de aula de matemática, no contexto dos Números Racionais. Numa sociedade em constante transformação e cada vez mais tecnológica e digital, observamos que o ensino necessitou também de se atualizar, de se adaptar a estas novas exigências. Os métodos do ensino tradicional, que considerava o aluno como uma “tábua rasa” em que este adquiria o conhecimento através do processo da memorização, já não davam resposta aos novos desafios que a sociedade digital colocava a todos os seus elementos, com foco especial nos jovens. Os alunos começam a adquirir cada vez mais um lugar central no seu processo de ensino-aprendizagem, sendo um elemento ativo da sua própria aprendizagem, caraterístico das metodologias contemporâneas. No ensino da matemática, unidade curricular de relevância na aprendizagem diária dos nossos alunos, com caraterísticas específicas muito próprias, as metodologias de ensino também têm sofrido mudanças nestes últimos tempos, fruto da expansão tecnológica nas escolas e do enriquecimento e utilização das novas tecnologias e ferramentas digitais. Neste sentido, esta dissertação procurou aprofundar alguns conteúdos matemáticos dos números racionais, nomeadamente conversão de dízimas finitas e infinitas periódicas em forma de fração e sua representação na reta numérica; realizar uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas metodologias ativas e ferramentas digitais na sala de aula no século XXI; conhecer e investigar a utilização e construção de recursos digitais com as ferramentas digitais Educaplay e Nearpod. Foi feita uma análise dos dados recolhidos de um questionário semiestruturado, realizado na plataforma Microsof Forms, pelos alunos de duas turmas do 6.º ano, na disciplina de Apoio ao Estudo, com objetivo de investigar se o uso das ferramentas digitais pode apresentar um papel motivador na aprendizagem dos conteúdos da disciplina de matemática, facilitar a aquisição, a consolidação de conceitos e aumentar a autoconfiança e a autonomia do aluno.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09T00:00:00Z
2021-12-09
2022-07-20T13:55:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34220
url http://hdl.handle.net/10773/34220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137710225489920