Compreensão dos números racionais, comparação e ordenação: O caso de Leonor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6560 |
Resumo: | Este artigo tem como objectivo perceber de que modo o trabalho numa unidade de ensino com uma abordagem de cunho exploratório, em consonância com o novo programa de Matemática, que valoriza as diferentes representações de número racional, nos diferentes significados, pode contribuir para a compreensão, em alunos do 5.º ano, dos números racionais e das noções de ordenação e comparação. Segue uma abordagem qualitativa e interpretativa, com observação participante, fazendo o estudo de caso de uma aluna. A recolha de dados inclui duas entrevistas, produções escritas da aluna, registos vídeo e áudio de aulas e de entrevistas e diário de bordo. Os resultados mostram que a aluna melhorou a sua compreensão dos números racionais e das suas representações, revelando-se competente e flexível na escolha das representações e das estratégias mais adequadas a cada situação ou problema. Também melhorou bastante na sua compreensão da comparação e ordenação dos números racionais, utilizando, sobretudo, a representação decimal, o que possivelmente se deve ao trabalho desenvolvido durante a unidade de ensino, dado que os alunos puderam utilizar diversas representações. O estudo sugere, por isso, que existe vantagem em trabalhar de forma integrada as várias representações de número racional nos diferentes significados. |
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Compreensão dos números racionais, comparação e ordenação: O caso de LeonorNúmeros racionaisRepresentaçõesComparaçãoOrdenaçãoAprendizagemEste artigo tem como objectivo perceber de que modo o trabalho numa unidade de ensino com uma abordagem de cunho exploratório, em consonância com o novo programa de Matemática, que valoriza as diferentes representações de número racional, nos diferentes significados, pode contribuir para a compreensão, em alunos do 5.º ano, dos números racionais e das noções de ordenação e comparação. Segue uma abordagem qualitativa e interpretativa, com observação participante, fazendo o estudo de caso de uma aluna. A recolha de dados inclui duas entrevistas, produções escritas da aluna, registos vídeo e áudio de aulas e de entrevistas e diário de bordo. Os resultados mostram que a aluna melhorou a sua compreensão dos números racionais e das suas representações, revelando-se competente e flexível na escolha das representações e das estratégias mais adequadas a cada situação ou problema. Também melhorou bastante na sua compreensão da comparação e ordenação dos números racionais, utilizando, sobretudo, a representação decimal, o que possivelmente se deve ao trabalho desenvolvido durante a unidade de ensino, dado que os alunos puderam utilizar diversas representações. O estudo sugere, por isso, que existe vantagem em trabalhar de forma integrada as várias representações de número racional nos diferentes significados.This article aims to understand how the work in a teaching unit following an exploratory approach, aligned with the new mathematics curriculum, which values different representations of rational numbers in different meanings, may contribute to grade 5 students’ understanding of rational numbers and of the notions of order and comparison. It follows a qualitative and interpretative approach, using participant observation and making the case study of a student. Data collection includes two interviews, the student’s written productions, video and audio records of classes and of interviews and a researcher’s journal. The results show that the student improved her understanding of rational numbers and their representations, showing that she is competent and flexible in the selection of representations and strategies best suited to each situation or problem. She also vastly improved her understanding of ordering and comparing rational numbers, mainly using the decimal representation, which may be due to the work done during the teaching unit, as students were able to use many different representations. Therefore, the study suggests that there are advantages in working in an integrated manner the various representations of rational numbers in different meanings.Repositório da Universidade de LisboaQuaresma, MarisaPonte, João Pedro da2012-06-21T11:27:37Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6560porQuaresma, M., & Ponte, J. P. (2012). Compreensão dos números racionais, comparação e ordenação: O caso de Leonor. Interacções, 20, 37-69.1646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:34.902636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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