A utilização de técnicas de jogo de grupo para aumentar a eficiência energética em habitações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/76576 |
Resumo: | A produção de energia eléctrica, utilizando fontes não renováveis, é responsável pela emissão de gases poluente para a atmosfera, contribuindo para a intensificação do aquecimento global. Uma das soluções para atenuar este problema consiste numa utilização responsável de energia eléctrica por parte do utilizador doméstico, criando novos hábitos que visem a redução do seu consumo, sem abdicar do seu estilo de vida e conforto. O consumo de água deve também ser feito de forma sustentável uma vez que é um bem essencial à vida cada vez mais escasso, estando a sua distribuição dependente de equipamentos que consomem de energia eléctrica. A eficiência hídrica pode ser directamente relacionada com a eficiência energética. A criação de um jogo suportado por uma aplicação web, que permita usar técnicas de jogo em grupo, pode promover o aumento das eficiências energética e hídrica por parte dos utilizadores. Este trabalho de dissertação consistiu no desenvolvimento de um jogo, suportado por uma aplicação web, que teve como objectivo a consciencialização energética e hídrica dos participantes. A competição entre utilizadores foi estimulada pela atribuição de pontos, utilizando a comparação semanal de consumos de água e energia eléctrica de grupos formados pelos participantes. Existiram, ainda, outras funcionalidades que permitiram aos utilizadores a possibilidade de obter pontos, nomeadamente a participação em perguntas semanais, a utilização de raspadinhas e a introdução de leituras dos contadores de água e energia eléctrica. O jogo teve início no mês de Novembro de 2018 e terminou no mês de Fevereiro de 2019, tendo sido o acesso realizado através do website, https://menosconsumos.com. |
id |
RCAP_46bdfc1082f19cd30e9579215b0d46fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/76576 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização de técnicas de jogo de grupo para aumentar a eficiência energética em habitaçõesconsumo águaconsumo energia eléctricaaplicação webjogoeficiência energéticaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaA produção de energia eléctrica, utilizando fontes não renováveis, é responsável pela emissão de gases poluente para a atmosfera, contribuindo para a intensificação do aquecimento global. Uma das soluções para atenuar este problema consiste numa utilização responsável de energia eléctrica por parte do utilizador doméstico, criando novos hábitos que visem a redução do seu consumo, sem abdicar do seu estilo de vida e conforto. O consumo de água deve também ser feito de forma sustentável uma vez que é um bem essencial à vida cada vez mais escasso, estando a sua distribuição dependente de equipamentos que consomem de energia eléctrica. A eficiência hídrica pode ser directamente relacionada com a eficiência energética. A criação de um jogo suportado por uma aplicação web, que permita usar técnicas de jogo em grupo, pode promover o aumento das eficiências energética e hídrica por parte dos utilizadores. Este trabalho de dissertação consistiu no desenvolvimento de um jogo, suportado por uma aplicação web, que teve como objectivo a consciencialização energética e hídrica dos participantes. A competição entre utilizadores foi estimulada pela atribuição de pontos, utilizando a comparação semanal de consumos de água e energia eléctrica de grupos formados pelos participantes. Existiram, ainda, outras funcionalidades que permitiram aos utilizadores a possibilidade de obter pontos, nomeadamente a participação em perguntas semanais, a utilização de raspadinhas e a introdução de leituras dos contadores de água e energia eléctrica. O jogo teve início no mês de Novembro de 2018 e terminou no mês de Fevereiro de 2019, tendo sido o acesso realizado através do website, https://menosconsumos.com.Martins, JoãoRUNLuz, Tiago Fidalgo Nunes Aleixo da2019-07-26T10:48:46Z2019-0520192019-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/76576porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:34:49Zoai:run.unl.pt:10362/76576Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:37.630185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de técnicas de jogo de grupo para aumentar a eficiência energética em habitações |
title |
A utilização de técnicas de jogo de grupo para aumentar a eficiência energética em habitações |
spellingShingle |
A utilização de técnicas de jogo de grupo para aumentar a eficiência energética em habitações Luz, Tiago Fidalgo Nunes Aleixo da consumo água consumo energia eléctrica aplicação web jogo eficiência energética Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
A utilização de técnicas de jogo de grupo para aumentar a eficiência energética em habitações |
title_full |
A utilização de técnicas de jogo de grupo para aumentar a eficiência energética em habitações |
title_fullStr |
A utilização de técnicas de jogo de grupo para aumentar a eficiência energética em habitações |
title_full_unstemmed |
A utilização de técnicas de jogo de grupo para aumentar a eficiência energética em habitações |
title_sort |
A utilização de técnicas de jogo de grupo para aumentar a eficiência energética em habitações |
author |
Luz, Tiago Fidalgo Nunes Aleixo da |
author_facet |
Luz, Tiago Fidalgo Nunes Aleixo da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, João RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Tiago Fidalgo Nunes Aleixo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
consumo água consumo energia eléctrica aplicação web jogo eficiência energética Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
consumo água consumo energia eléctrica aplicação web jogo eficiência energética Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
A produção de energia eléctrica, utilizando fontes não renováveis, é responsável pela emissão de gases poluente para a atmosfera, contribuindo para a intensificação do aquecimento global. Uma das soluções para atenuar este problema consiste numa utilização responsável de energia eléctrica por parte do utilizador doméstico, criando novos hábitos que visem a redução do seu consumo, sem abdicar do seu estilo de vida e conforto. O consumo de água deve também ser feito de forma sustentável uma vez que é um bem essencial à vida cada vez mais escasso, estando a sua distribuição dependente de equipamentos que consomem de energia eléctrica. A eficiência hídrica pode ser directamente relacionada com a eficiência energética. A criação de um jogo suportado por uma aplicação web, que permita usar técnicas de jogo em grupo, pode promover o aumento das eficiências energética e hídrica por parte dos utilizadores. Este trabalho de dissertação consistiu no desenvolvimento de um jogo, suportado por uma aplicação web, que teve como objectivo a consciencialização energética e hídrica dos participantes. A competição entre utilizadores foi estimulada pela atribuição de pontos, utilizando a comparação semanal de consumos de água e energia eléctrica de grupos formados pelos participantes. Existiram, ainda, outras funcionalidades que permitiram aos utilizadores a possibilidade de obter pontos, nomeadamente a participação em perguntas semanais, a utilização de raspadinhas e a introdução de leituras dos contadores de água e energia eléctrica. O jogo teve início no mês de Novembro de 2018 e terminou no mês de Fevereiro de 2019, tendo sido o acesso realizado através do website, https://menosconsumos.com. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-26T10:48:46Z 2019-05 2019 2019-05-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/76576 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/76576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137976909824000 |