A Rússia, a China e o Ártico: a navegabilidade na Northern Sea Route

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Gonçalo Miguel Duarte
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/46451
Resumo: Dissertação de mestrado em Relações Internacionais
id RCAP_46c26785a0deb096d2d4d9c1d35362f5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46451
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Rússia, a China e o Ártico: a navegabilidade na Northern Sea RouteRussia, China and the Arctic: the navigability of the Northern Sea RouteRússiaChinaÁrticoNorthern Sea RouteCooperação institucionalRussiaArcticInstitutional cooperationCiências Sociais::Outras Ciências SociaisDissertação de mestrado em Relações InternacionaisA região do Ártico tem conhecido uma significativa transformação geográfica ao longo dos últimos anos, que tem contribuído para um afirmar da região no panorama político internacional. Esta transformação possui uma abrangência global, pois globais são as suas causas e as suas consequências. As primeiras, ligadas às alterações climáticas e crescente degelo no Ártico; as segundas, à sua inclusão nas agendas políticas de diversos Estados, mesmo aqueles que são exógenos à região, tendo em vista os ganhos económicos possibilitados por um maior acesso marítimo à mesma. A presente investigação terá assim como pressuposto estas transformações, analisando os interesses e as políticas da Rússia e da China em relação à navegabilidade da região, e mais concretamente da Northern Sea Route. A rota ártica é, desta forma, enquadrada na presente investigação tendo em conta duas dimensões de ordem comercial que revelam todo o seu valor geopolítico e económico: o transporte marítimo internacional e a exploração e escoamento de recursos. O primeiro vetor referido advém do facto de a Northern Sea Route permitir uma ligação marítima entre o Atlântico Norte e a Ásia-Pacífico, sendo o segundo resultante da convergência da referida rota com os recursos que se encontram no Ártico Russo, com destaque para os energéticos. Assume-se assim a pergunta de investigação - De que forma a Rússia e a China projetam os seus interesses no Ártico, tendo em consideração a sua navegabilidade? - A compatibilidade de interesses da Rússia e da China em torno dos dois vetores anteriormente referidos, leva a que se adote como hipótese principal a necessidade de cooperação entre as referidas potências, por forma a que os seus objetivos de navegação sejam concretizados. Para além disso, as dinâmicas de cooperação que se vêm detetando no Ártico desde os anos 90, bem como o enfoque da presente investigação em vetores de cariz económico, fazem também com que o Institucionalismo ou Neoliberalismo seja o quadro teórico adotado na análise, focando instituições como o Conselho do Ártico, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (UNCLOS) ou a Organização Marítima Internacional (IMO), que se revelam incontornáveis na governação da região. Examina-se desta forma o posicionamento da Rússia e da China em relação às referidas instituições, bem como as dinâmicas de cooperação bilateral a que se tem assistido entre estas potências no que se refere ao Ártico e à sua navegabilidade.The Arctic region has experienced a significant transformation over the last few years, which has contributed to the region's assertion in the international political agenda. This transformation has a global scope, because global are its causes and its consequences. The former, connected to the climate changes and increasing melting of the region's ice. The latter, to its inclusion on the agendas of the most diverse world powers, motivated by the economic gains made possible by an easier maritime access to the Arctic. The present investigation will thus have as background these transformations, analyzing the interests and politics of Russia and China on the navigation of the region, and more concretely, in the Northern Sea Route. The Arctic route is, therefore, analyzed in the present investigation taking into account two commercial dimensions, revealing all its geopolitical and economic value: international maritime transport and the exploitation and commercialization of resources. The first comes from the fact that the Northern Sea Route provides a maritime corridor between North Atlantic and Asia-Pacific regions; the second, resulting from the convergence of the route with the vast resources of the Russian Arctic. The research question is thus assumed as How does Russia and China project their interests in the Arctic, taking into account its navigability? The compatibility of interests of Russia and China regarding the aforementioned vectors, leads to the adoption of the main hypothesis of the need for cooperation between them, in order to accomplish their navigation objectives. In addition to that, the dynamics of cooperation detected in the Arctic region since the 1990's, as well as the focus of the present investigation in the economic sphere, justifies the adoption of the Institutionalism or Neoliberalism as the theoretical framework in this analysis, focusing on institutions like the Arctic Council, the United nations Convention on the law of the Sea (UNCLOS) or the International Maritime Organization (IMO), which are central elements of the region's governance. It is thus analyzed the position of Russia and China in relation to the abovementioned institutions, as well as the dynamics of bilateral cooperation between these actors in the Arctic, particularly in what concerns to its navigation.Fernandes, SandraUniversidade do MinhoFilipe, Gonçalo Miguel Duarte2017-07-202017-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46451por201722470info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:23.974752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Rússia, a China e o Ártico: a navegabilidade na Northern Sea Route
Russia, China and the Arctic: the navigability of the Northern Sea Route
title A Rússia, a China e o Ártico: a navegabilidade na Northern Sea Route
spellingShingle A Rússia, a China e o Ártico: a navegabilidade na Northern Sea Route
Filipe, Gonçalo Miguel Duarte
Rússia
China
Ártico
Northern Sea Route
Cooperação institucional
Russia
Arctic
Institutional cooperation
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short A Rússia, a China e o Ártico: a navegabilidade na Northern Sea Route
title_full A Rússia, a China e o Ártico: a navegabilidade na Northern Sea Route
title_fullStr A Rússia, a China e o Ártico: a navegabilidade na Northern Sea Route
title_full_unstemmed A Rússia, a China e o Ártico: a navegabilidade na Northern Sea Route
title_sort A Rússia, a China e o Ártico: a navegabilidade na Northern Sea Route
author Filipe, Gonçalo Miguel Duarte
author_facet Filipe, Gonçalo Miguel Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Sandra
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, Gonçalo Miguel Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Rússia
China
Ártico
Northern Sea Route
Cooperação institucional
Russia
Arctic
Institutional cooperation
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Rússia
China
Ártico
Northern Sea Route
Cooperação institucional
Russia
Arctic
Institutional cooperation
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Dissertação de mestrado em Relações Internacionais
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-20
2017-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/46451
url http://hdl.handle.net/1822/46451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201722470
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132425562882048