Em busca de uma avaliação mais educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Flávia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Basto, Olga Maria de Sá Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/49259
Resumo: Reconhecendo que os discursos normativos sobre a avaliação das aprendizagens não são suficientes para compreender e mudar as práticas avaliativas, defende-se uma aproximação à experiência dos sujeitos no sentido de a interpelar e para ela construir significados, numa abordagem que reclama uma visão da educação como práxis problematizadora e transformadora. Com base nestes pressupostos, foi desenvolvida uma trajetória de formação e de investigação em que as autoras participaram com outros professores na construção de uma avaliação mais educativa. Descreve-se essa trajetória e evidencia-se a emergência de zonas problemáticas e condições de transformação, argumentando-se que essa transformação radicará na problematização da avaliação, no reconhecimento da sua complexidade e na procura da coerência possível entre discurso, conceções e práticas. Sendo a experiência educativa híbrida e dilemática, a mudança inscreve-se num plano de busca marcado pela incerteza e pela possibilidade.
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spelling Em busca de uma avaliação mais educativaSearching for a more educative evaluationEn busca de una evaluación más educativaAvaliação educativaZonas problemáticasCondições de transformaçãoEducative evaluationProblem zonesProcessing conditionsEvaluación educativaZonas problemáticasCondiciones de transformaciónCiências Sociais::Ciências da EducaçãoReconhecendo que os discursos normativos sobre a avaliação das aprendizagens não são suficientes para compreender e mudar as práticas avaliativas, defende-se uma aproximação à experiência dos sujeitos no sentido de a interpelar e para ela construir significados, numa abordagem que reclama uma visão da educação como práxis problematizadora e transformadora. Com base nestes pressupostos, foi desenvolvida uma trajetória de formação e de investigação em que as autoras participaram com outros professores na construção de uma avaliação mais educativa. Descreve-se essa trajetória e evidencia-se a emergência de zonas problemáticas e condições de transformação, argumentando-se que essa transformação radicará na problematização da avaliação, no reconhecimento da sua complexidade e na procura da coerência possível entre discurso, conceções e práticas. Sendo a experiência educativa híbrida e dilemática, a mudança inscreve-se num plano de busca marcado pela incerteza e pela possibilidade.Acknowledging the fact that normative discourses about the evaluation of learning are not enough to understand and change evaluation practices, we need to come closer to personal experience so as to inquire into and construct meanings for it, with an approach that claims for a vision of education as a problem-setting, transformative praxis. Based on these assumptions, a path of teacher education and research was developed where the authors participated with other teachers in the construction of a more educative evaluation. We describe that path and highlight the emergence of problem zones and conditions for transformation, arguing that transformation will require problematizing the evaluation, acknowledging its complexity, and looking for the possible coherence among discourse, conceptions and practices. Because educational experience is hybrid and dilemmatic, change occurs as a search that is marked by uncertainty and possibility.Reconociendo que los discursos normativos sobre la evaluación de los aprendizajes no bastan para comprender ni cambiar las prácticas evaluativas, se defiende una aproximación a la experiencia de los sujetos con el objeto de abordarla para construir significados, bajo un enfoque que solicita una visión de la educación como praxis problemática y transformadora. Partiendo de estos supuestos, se ha desarrollado una trayectoria de formación e investigación, en que las autoras han participado con otros profesores en la construcción de una evaluación más educativa. Se describe dicha trayectoria y se atestigua el surgimiento de zonas problemáticas y condiciones de transformación, argumentando que tal transformación girará en torno a la problematización de la evaluación, al reconocimiento de su complejidad y a la búsqueda de la coherencia posible entre discurso, concepciones y prácticas. Considerando la experiencia educativa como híbrida y dilemática, el cambio estriba en un plan de búsqueda caracterizado por la incertidumbre y la posibilidad.(undefined)info:eu-repo/semantics/publishedVersionFundação CESGRANRIOUniversidade do MinhoVieira, FláviaBasto, Olga Maria de Sá Pinto20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49259porVieira, I. F., & Basto, O. (2013). Em busca de uma avaliação mais educativa. Revista Meta: Avaliação, 5(13), 98-125.2175-2753info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:19.799365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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