Experiências Clínicas Simuladas: Influência na performance, conhecimento e stresse dos enfermeiros de um Serviço de Urgência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.esenfc.pt/?url=DmJGEf |
Resumo: | A enfermagem tem assistido a um enorme crescimento e desenvolvimento técnico-científico. As crescentes exigências dos cuidados de saúde conduziram os enfermeiros à procura de níveis de formação cada vez mais avançados, bem como à aposta na formação contínua, como estratégia de atualização profissional. Neste sentido, o desenvolvimento de instrumentos com apoio de alta tecnologia veio transformar o ensino/formação, impondo novos processos e metodologias. A utilização da Simulação de Alta-Fidelidade é uma metodologia inovadora que tem vindo a aumentar na formação em enfermagem, proporcionando experiências clínicas simuladas. Apesar das mais-valias apontadas pelos estudos internacionais, há ainda lacunas na adequação dos processos de ensino e na verificação dos seus resultados. Assim, o objetivo deste estudo é verificar a influência das experiências clínicas simuladas no desenvolvimento da performance, conhecimento e stresse de um grupo de enfermeiros de um serviço de urgência. Trata-se de um estudo longitudinal, pré-experimental, com desenho antes-após com grupo único. Foram aplicados vários instrumentos de colheita de dados: questionário de caracterização sociodemográfica/profissional; grelha de avaliação/observação da performance clínica na via aérea e ventilação; teste de avaliação de conhecimentos teóricos; Escala de Stress Profissional em Enfermeiros (ESPE) (Santos e Teixeira, 2008). A amostra do estudo foi constituída por 22 enfermeiros. Os resultados demonstraram uma melhoria significativa da performance clínica e conhecimento teórico dos enfermeiros após participação no programa de experiências clínicas simuladas. Não se verificaram diferenças ao nível do stresse percecionado pelos enfermeiros antes e um mês após o programa de formação implementado. A evidência gerada com o estudo revela que as experiências clínicas simuladas apresentam uma influência positiva na performance clínica e conhecimento dos enfermeiros, constituindo-se como um bom método de ensino-aprendizagem em processos de formação profissional contínua. As habilidades treinadas/adquiridas em contexto simulado parecem ser transferíveis para a prática, dada a constância dos níveis de performance quando avaliados em contexto real de cuidados. |
id |
RCAP_46c857376cbccf8b6fb91418c5d42414 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esenfc.pt:4413 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiências Clínicas Simuladas: Influência na performance, conhecimento e stresse dos enfermeiros de um Serviço de Urgênciaexperiências clínicas simuladasperformanceconhecimentostresseformação contínua.A enfermagem tem assistido a um enorme crescimento e desenvolvimento técnico-científico. As crescentes exigências dos cuidados de saúde conduziram os enfermeiros à procura de níveis de formação cada vez mais avançados, bem como à aposta na formação contínua, como estratégia de atualização profissional. Neste sentido, o desenvolvimento de instrumentos com apoio de alta tecnologia veio transformar o ensino/formação, impondo novos processos e metodologias. A utilização da Simulação de Alta-Fidelidade é uma metodologia inovadora que tem vindo a aumentar na formação em enfermagem, proporcionando experiências clínicas simuladas. Apesar das mais-valias apontadas pelos estudos internacionais, há ainda lacunas na adequação dos processos de ensino e na verificação dos seus resultados. Assim, o objetivo deste estudo é verificar a influência das experiências clínicas simuladas no desenvolvimento da performance, conhecimento e stresse de um grupo de enfermeiros de um serviço de urgência. Trata-se de um estudo longitudinal, pré-experimental, com desenho antes-após com grupo único. Foram aplicados vários instrumentos de colheita de dados: questionário de caracterização sociodemográfica/profissional; grelha de avaliação/observação da performance clínica na via aérea e ventilação; teste de avaliação de conhecimentos teóricos; Escala de Stress Profissional em Enfermeiros (ESPE) (Santos e Teixeira, 2008). A amostra do estudo foi constituída por 22 enfermeiros. Os resultados demonstraram uma melhoria significativa da performance clínica e conhecimento teórico dos enfermeiros após participação no programa de experiências clínicas simuladas. Não se verificaram diferenças ao nível do stresse percecionado pelos enfermeiros antes e um mês após o programa de formação implementado. A evidência gerada com o estudo revela que as experiências clínicas simuladas apresentam uma influência positiva na performance clínica e conhecimento dos enfermeiros, constituindo-se como um bom método de ensino-aprendizagem em processos de formação profissional contínua. As habilidades treinadas/adquiridas em contexto simulado parecem ser transferíveis para a prática, dada a constância dos níveis de performance quando avaliados em contexto real de cuidados.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2013-11-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=DmJGEfTID:201094541porhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=DmJGEfAlmeida, Ricardo Alexandre Rebelo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2013-12-10T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:4413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:11:11.257601Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências Clínicas Simuladas: Influência na performance, conhecimento e stresse dos enfermeiros de um Serviço de Urgência |
title |
Experiências Clínicas Simuladas: Influência na performance, conhecimento e stresse dos enfermeiros de um Serviço de Urgência |
spellingShingle |
Experiências Clínicas Simuladas: Influência na performance, conhecimento e stresse dos enfermeiros de um Serviço de Urgência Almeida, Ricardo Alexandre Rebelo de experiências clínicas simuladas performance conhecimento stresse formação contínua. |
title_short |
Experiências Clínicas Simuladas: Influência na performance, conhecimento e stresse dos enfermeiros de um Serviço de Urgência |
title_full |
Experiências Clínicas Simuladas: Influência na performance, conhecimento e stresse dos enfermeiros de um Serviço de Urgência |
title_fullStr |
Experiências Clínicas Simuladas: Influência na performance, conhecimento e stresse dos enfermeiros de um Serviço de Urgência |
title_full_unstemmed |
Experiências Clínicas Simuladas: Influência na performance, conhecimento e stresse dos enfermeiros de um Serviço de Urgência |
title_sort |
Experiências Clínicas Simuladas: Influência na performance, conhecimento e stresse dos enfermeiros de um Serviço de Urgência |
author |
Almeida, Ricardo Alexandre Rebelo de |
author_facet |
Almeida, Ricardo Alexandre Rebelo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ricardo Alexandre Rebelo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
experiências clínicas simuladas performance conhecimento stresse formação contínua. |
topic |
experiências clínicas simuladas performance conhecimento stresse formação contínua. |
description |
A enfermagem tem assistido a um enorme crescimento e desenvolvimento técnico-científico. As crescentes exigências dos cuidados de saúde conduziram os enfermeiros à procura de níveis de formação cada vez mais avançados, bem como à aposta na formação contínua, como estratégia de atualização profissional. Neste sentido, o desenvolvimento de instrumentos com apoio de alta tecnologia veio transformar o ensino/formação, impondo novos processos e metodologias. A utilização da Simulação de Alta-Fidelidade é uma metodologia inovadora que tem vindo a aumentar na formação em enfermagem, proporcionando experiências clínicas simuladas. Apesar das mais-valias apontadas pelos estudos internacionais, há ainda lacunas na adequação dos processos de ensino e na verificação dos seus resultados. Assim, o objetivo deste estudo é verificar a influência das experiências clínicas simuladas no desenvolvimento da performance, conhecimento e stresse de um grupo de enfermeiros de um serviço de urgência. Trata-se de um estudo longitudinal, pré-experimental, com desenho antes-após com grupo único. Foram aplicados vários instrumentos de colheita de dados: questionário de caracterização sociodemográfica/profissional; grelha de avaliação/observação da performance clínica na via aérea e ventilação; teste de avaliação de conhecimentos teóricos; Escala de Stress Profissional em Enfermeiros (ESPE) (Santos e Teixeira, 2008). A amostra do estudo foi constituída por 22 enfermeiros. Os resultados demonstraram uma melhoria significativa da performance clínica e conhecimento teórico dos enfermeiros após participação no programa de experiências clínicas simuladas. Não se verificaram diferenças ao nível do stresse percecionado pelos enfermeiros antes e um mês após o programa de formação implementado. A evidência gerada com o estudo revela que as experiências clínicas simuladas apresentam uma influência positiva na performance clínica e conhecimento dos enfermeiros, constituindo-se como um bom método de ensino-aprendizagem em processos de formação profissional contínua. As habilidades treinadas/adquiridas em contexto simulado parecem ser transferíveis para a prática, dada a constância dos níveis de performance quando avaliados em contexto real de cuidados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=DmJGEf TID:201094541 |
url |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=DmJGEf |
identifier_str_mv |
TID:201094541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=DmJGEf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137211448295424 |