O papel da formação em contexto de trabalho : uma avaliação dos efeitos da formação no currículo dos cursos tecnológicos e profissionais em duas escolas do Grande Porto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/20908 |
Resumo: | Tem-se assistido, em Portugal, a uma crescente valorização do ensino técnico e profissional – a escola está mais vocacionada para o mercado de trabalho e para a aquisição de conhecimentos e capacidades que nele possam ser utilizadas. Os cursos científico-tecnológicos e profissionais proporcionam aos jovens uma dupla certificação: académica e profissional, permitindo a formação de técnicos qualificados em determinadas áreas da vida ativa. Estes cursos constituem uma modalidade do nível secundário de educação, caracterizada por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta os interesses do aluno, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local. Com este trabalho pretendem-se avaliar os efeitos da formação em contexto de trabalho (FCT) no currículo destes cursos, nomeadamente no perfil de saída do formando e na articulação entre as escolas e as empresas/instituições. Considera-se que a FCT permite colocar os formandos em situação real de trabalho, confrontando-os com as solicitações e desafios que a vida profissional lhes colocará num futuro próximo. De igual modo, possibilita às empresas/instituições colaborar na formação dos seus potenciais futuros colaboradores/funcionários, desenvolvendo caminhos formativos junto das escolas, ajustados à demanda do mundo de trabalho. Assim sendo, procura-se refletir sobre a articulação entre as escolas e empresas/instituições, como peça-chave neste processo formativo. Neste sentido, os supervisores de ambas instituições devem orientar a sua ação para a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos formandos e para o aperfeiçoamento continuado dos processos formativos. Neste contexto, procura-se aqui relatar caracterizar a formação em contexto de trabalho nos cursos supracitados, analisando a regulamentação de FCT, em sede de regulamento interno das escolas, descrevendo ações e práticas, do Coordenador/Diretor de curso e do professor/orientador de FCT de duas escolas. As realidades destas escolas procuram aproximar-se das entidades empresariais/instituições, quebrando a distância entre a vida ativa e a educação/formação, distanciando-se das suas posições tradicionais de agente único. A partir destas práticas é possível descrever um conjunto de práticas assentes em objetivos comuns e as consequências para o modo de funcionamento de cada escola. |
id |
RCAP_46ceeef3e62e8e182c993da58e90a59a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20908 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da formação em contexto de trabalho : uma avaliação dos efeitos da formação no currículo dos cursos tecnológicos e profissionais em duas escolas do Grande PortoEnsino profissionalFormação em contextoEnsino técnicoLigação da escola à comunidadeInitial vocational education and training (IVET)Technical educationWorkrelated training componentWork contextSchool-community linkDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTem-se assistido, em Portugal, a uma crescente valorização do ensino técnico e profissional – a escola está mais vocacionada para o mercado de trabalho e para a aquisição de conhecimentos e capacidades que nele possam ser utilizadas. Os cursos científico-tecnológicos e profissionais proporcionam aos jovens uma dupla certificação: académica e profissional, permitindo a formação de técnicos qualificados em determinadas áreas da vida ativa. Estes cursos constituem uma modalidade do nível secundário de educação, caracterizada por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta os interesses do aluno, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local. Com este trabalho pretendem-se avaliar os efeitos da formação em contexto de trabalho (FCT) no currículo destes cursos, nomeadamente no perfil de saída do formando e na articulação entre as escolas e as empresas/instituições. Considera-se que a FCT permite colocar os formandos em situação real de trabalho, confrontando-os com as solicitações e desafios que a vida profissional lhes colocará num futuro próximo. De igual modo, possibilita às empresas/instituições colaborar na formação dos seus potenciais futuros colaboradores/funcionários, desenvolvendo caminhos formativos junto das escolas, ajustados à demanda do mundo de trabalho. Assim sendo, procura-se refletir sobre a articulação entre as escolas e empresas/instituições, como peça-chave neste processo formativo. Neste sentido, os supervisores de ambas instituições devem orientar a sua ação para a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos formandos e para o aperfeiçoamento continuado dos processos formativos. Neste contexto, procura-se aqui relatar caracterizar a formação em contexto de trabalho nos cursos supracitados, analisando a regulamentação de FCT, em sede de regulamento interno das escolas, descrevendo ações e práticas, do Coordenador/Diretor de curso e do professor/orientador de FCT de duas escolas. As realidades destas escolas procuram aproximar-se das entidades empresariais/instituições, quebrando a distância entre a vida ativa e a educação/formação, distanciando-se das suas posições tradicionais de agente único. A partir destas práticas é possível descrever um conjunto de práticas assentes em objetivos comuns e as consequências para o modo de funcionamento de cada escola.There has been, in Portugal, a growing appreciation of the technical and vocational education - the school is more geared towards labor market and knowledge and skills acquisition. The Technological Specialization Courses and professional courses provide young people with a dual certification: academic and professional, allowing the training of qualified technicians in specific areas. These courses are a type of secondary education, designed with a strong connection to the labor market. Taking into account the interests of the student, the learning of these courses enhance the development of skills for a specific job, in conjunction with the local business. This study aims to evaluate the effects of On-the-job-training (OJT) in the curriculum of these courses, particularly in the output profile of the learner and the articulation between schools and companies / institutions. It is considered that the OJT allows placing the students in real work situations, confronting them with the demands and challenges of labor market. Similarly, it enables companies / institutions to collaborate in the training of their potential future employees / staff, developing training paths in the schools, adjusted for the labor market demand. Therefore, this study tries to reflect on the relationship between schools and companies / institutions, as a key part in this training process. In this regard, supervisors from both institutions should direct its action to promote personal and professional development of students and the continuous improvement of educational processes. In this context, this study aims to report the On-the-job-training in the above mentioned courses, analyzing OJT regulation and the rules of procedure of schools, describing actions and practices of the Coordinator/Course Director and OJT teacher/adviser of two schools. The reality of these schools seeks to approach the business entities/ institutions, breaking the distance between the working life and education/training, away from their traditional positions of single agent. From these methods, it is possible to describe a set of practices based on common goals and the consequences for the operating mode of each school.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAntunes, Paula Cristina Gomes Dias Capelo2020-02-28T01:30:45Z2016-06-0720162016-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20908TID:201684497porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:50Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:18.847220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da formação em contexto de trabalho : uma avaliação dos efeitos da formação no currículo dos cursos tecnológicos e profissionais em duas escolas do Grande Porto |
title |
O papel da formação em contexto de trabalho : uma avaliação dos efeitos da formação no currículo dos cursos tecnológicos e profissionais em duas escolas do Grande Porto |
spellingShingle |
O papel da formação em contexto de trabalho : uma avaliação dos efeitos da formação no currículo dos cursos tecnológicos e profissionais em duas escolas do Grande Porto Antunes, Paula Cristina Gomes Dias Capelo Ensino profissional Formação em contexto Ensino técnico Ligação da escola à comunidade Initial vocational education and training (IVET) Technical education Workrelated training component Work context School-community link Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O papel da formação em contexto de trabalho : uma avaliação dos efeitos da formação no currículo dos cursos tecnológicos e profissionais em duas escolas do Grande Porto |
title_full |
O papel da formação em contexto de trabalho : uma avaliação dos efeitos da formação no currículo dos cursos tecnológicos e profissionais em duas escolas do Grande Porto |
title_fullStr |
O papel da formação em contexto de trabalho : uma avaliação dos efeitos da formação no currículo dos cursos tecnológicos e profissionais em duas escolas do Grande Porto |
title_full_unstemmed |
O papel da formação em contexto de trabalho : uma avaliação dos efeitos da formação no currículo dos cursos tecnológicos e profissionais em duas escolas do Grande Porto |
title_sort |
O papel da formação em contexto de trabalho : uma avaliação dos efeitos da formação no currículo dos cursos tecnológicos e profissionais em duas escolas do Grande Porto |
author |
Antunes, Paula Cristina Gomes Dias Capelo |
author_facet |
Antunes, Paula Cristina Gomes Dias Capelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Estêvão, Carlos Alberto Vilar Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Paula Cristina Gomes Dias Capelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino profissional Formação em contexto Ensino técnico Ligação da escola à comunidade Initial vocational education and training (IVET) Technical education Workrelated training component Work context School-community link Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino profissional Formação em contexto Ensino técnico Ligação da escola à comunidade Initial vocational education and training (IVET) Technical education Workrelated training component Work context School-community link Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Tem-se assistido, em Portugal, a uma crescente valorização do ensino técnico e profissional – a escola está mais vocacionada para o mercado de trabalho e para a aquisição de conhecimentos e capacidades que nele possam ser utilizadas. Os cursos científico-tecnológicos e profissionais proporcionam aos jovens uma dupla certificação: académica e profissional, permitindo a formação de técnicos qualificados em determinadas áreas da vida ativa. Estes cursos constituem uma modalidade do nível secundário de educação, caracterizada por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta os interesses do aluno, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local. Com este trabalho pretendem-se avaliar os efeitos da formação em contexto de trabalho (FCT) no currículo destes cursos, nomeadamente no perfil de saída do formando e na articulação entre as escolas e as empresas/instituições. Considera-se que a FCT permite colocar os formandos em situação real de trabalho, confrontando-os com as solicitações e desafios que a vida profissional lhes colocará num futuro próximo. De igual modo, possibilita às empresas/instituições colaborar na formação dos seus potenciais futuros colaboradores/funcionários, desenvolvendo caminhos formativos junto das escolas, ajustados à demanda do mundo de trabalho. Assim sendo, procura-se refletir sobre a articulação entre as escolas e empresas/instituições, como peça-chave neste processo formativo. Neste sentido, os supervisores de ambas instituições devem orientar a sua ação para a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos formandos e para o aperfeiçoamento continuado dos processos formativos. Neste contexto, procura-se aqui relatar caracterizar a formação em contexto de trabalho nos cursos supracitados, analisando a regulamentação de FCT, em sede de regulamento interno das escolas, descrevendo ações e práticas, do Coordenador/Diretor de curso e do professor/orientador de FCT de duas escolas. As realidades destas escolas procuram aproximar-se das entidades empresariais/instituições, quebrando a distância entre a vida ativa e a educação/formação, distanciando-se das suas posições tradicionais de agente único. A partir destas práticas é possível descrever um conjunto de práticas assentes em objetivos comuns e as consequências para o modo de funcionamento de cada escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-07 2016 2016-06-07T00:00:00Z 2020-02-28T01:30:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/20908 TID:201684497 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/20908 |
identifier_str_mv |
TID:201684497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131859009929216 |