Do ensino regular aos cursos de aprendizagem: percursos de saída e de retorno ao sistema de educação e formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Doroftei, Alexandra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36409
Resumo: Este artigo refere-se a percursos de jovens que saíram do sistema de educação e formação antes de concluir o ensino secundário, engrossando dessa forma os números do abandono precoce de educação e formação, mas que decidiram voltar ao ensino através de um Curso de Aprendizagem. São apresentadas as razões evocadas pelos/as jovens para abandonar a escola e para se matricularem no curso. Foi utilizado um desenho de investigação de metodologia mista, tendo-se recolhido dados quantitativos de 665 jovens que responderam a um questionário aplicado online em Portugal, a nível nacional, e dados qualitativos de 54 entrevistas semiestruturadas com jovens, ao nível do distrito do Porto. Todos/as os/as participantes frequentavam Cursos de Aprendizagem ao momento da recolha de dados. Os resultados apontam para alguma convergência entre dados quantitativos e qualitativos no que respeita aos motivos para abandonar a escola, e reportam que tais motivos confluem também para as razões para entrar num Curso de Aprendizagem, especialmente entre dados qualitativos.
id RCAP_ace5fe62922c8e27390adfef27177185
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36409
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do ensino regular aos cursos de aprendizagem: percursos de saída e de retorno ao sistema de educação e formaçãoFrom general education to apprenticeship courses: paths of leaving and returning to the education and training systemCursos de aprendizagemAbandono precoce de educação e formaçãoJovensEnsino profissionalizanteApprenticeship coursesEarly leaving from education and trainingYoung peopleIVETEste artigo refere-se a percursos de jovens que saíram do sistema de educação e formação antes de concluir o ensino secundário, engrossando dessa forma os números do abandono precoce de educação e formação, mas que decidiram voltar ao ensino através de um Curso de Aprendizagem. São apresentadas as razões evocadas pelos/as jovens para abandonar a escola e para se matricularem no curso. Foi utilizado um desenho de investigação de metodologia mista, tendo-se recolhido dados quantitativos de 665 jovens que responderam a um questionário aplicado online em Portugal, a nível nacional, e dados qualitativos de 54 entrevistas semiestruturadas com jovens, ao nível do distrito do Porto. Todos/as os/as participantes frequentavam Cursos de Aprendizagem ao momento da recolha de dados. Os resultados apontam para alguma convergência entre dados quantitativos e qualitativos no que respeita aos motivos para abandonar a escola, e reportam que tais motivos confluem também para as razões para entrar num Curso de Aprendizagem, especialmente entre dados qualitativos.This article refers to the paths of young people who left the education and training system before completing upper secondary education, thus increasing the numbers of early leavers from education and training, but who decided to return to education through an Apprenticeship Course. The reasons evoked by young people for dropping out of school and for enrolling in the course are presented. A mixed methodology research design was used, collecting quantitative data from 665 young people who answered an online questionnaire in Portugal, at national level, and qualitative data from 54 semi-structured interviews with young people, at the Porto district level. All participants attended Apprenticeship Courses at the time of data collection. The results point to some convergence between quantitative and qualitative data regarding reasons for dropping out of school, and report that such reasons also converge with reasons for entering an Apprenticeship Course, especially in qualitative data.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDoroftei, Alexandra2022-01-11T11:17:40Z2021-12-162021-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36409por0872-764310.24840/esc.vi60.364info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:53Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:35.930837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do ensino regular aos cursos de aprendizagem: percursos de saída e de retorno ao sistema de educação e formação
From general education to apprenticeship courses: paths of leaving and returning to the education and training system
title Do ensino regular aos cursos de aprendizagem: percursos de saída e de retorno ao sistema de educação e formação
spellingShingle Do ensino regular aos cursos de aprendizagem: percursos de saída e de retorno ao sistema de educação e formação
Doroftei, Alexandra
Cursos de aprendizagem
Abandono precoce de educação e formação
Jovens
Ensino profissionalizante
Apprenticeship courses
Early leaving from education and training
Young people
IVET
title_short Do ensino regular aos cursos de aprendizagem: percursos de saída e de retorno ao sistema de educação e formação
title_full Do ensino regular aos cursos de aprendizagem: percursos de saída e de retorno ao sistema de educação e formação
title_fullStr Do ensino regular aos cursos de aprendizagem: percursos de saída e de retorno ao sistema de educação e formação
title_full_unstemmed Do ensino regular aos cursos de aprendizagem: percursos de saída e de retorno ao sistema de educação e formação
title_sort Do ensino regular aos cursos de aprendizagem: percursos de saída e de retorno ao sistema de educação e formação
author Doroftei, Alexandra
author_facet Doroftei, Alexandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Doroftei, Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Cursos de aprendizagem
Abandono precoce de educação e formação
Jovens
Ensino profissionalizante
Apprenticeship courses
Early leaving from education and training
Young people
IVET
topic Cursos de aprendizagem
Abandono precoce de educação e formação
Jovens
Ensino profissionalizante
Apprenticeship courses
Early leaving from education and training
Young people
IVET
description Este artigo refere-se a percursos de jovens que saíram do sistema de educação e formação antes de concluir o ensino secundário, engrossando dessa forma os números do abandono precoce de educação e formação, mas que decidiram voltar ao ensino através de um Curso de Aprendizagem. São apresentadas as razões evocadas pelos/as jovens para abandonar a escola e para se matricularem no curso. Foi utilizado um desenho de investigação de metodologia mista, tendo-se recolhido dados quantitativos de 665 jovens que responderam a um questionário aplicado online em Portugal, a nível nacional, e dados qualitativos de 54 entrevistas semiestruturadas com jovens, ao nível do distrito do Porto. Todos/as os/as participantes frequentavam Cursos de Aprendizagem ao momento da recolha de dados. Os resultados apontam para alguma convergência entre dados quantitativos e qualitativos no que respeita aos motivos para abandonar a escola, e reportam que tais motivos confluem também para as razões para entrar num Curso de Aprendizagem, especialmente entre dados qualitativos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16
2021-12-16T00:00:00Z
2022-01-11T11:17:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/36409
url http://hdl.handle.net/10400.14/36409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0872-7643
10.24840/esc.vi60.364
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132016814325761