Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbono

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Natália Coelho Carneiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6682
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a aplicação de uma estratégia de ensino-aprendizagem, cujo objetivo é fazer com que os alunos entendam a fotossíntese e a sua relação com o ciclo do carbono e consequentemente a implicação ambiental de ambos. Esta simultaneidade na abordagem permitirá evitar o lecionar de conteúdos fragmentados e descontextualizados dos conceitos, partindo duma problemática real. Para estabelecer esta articulação selecionaram-se atividades que contemplam a utilização de sensores de forma a estabelecer uma relação entre a fixação do dióxido de carbono, que se encontra na atmosfera, pelas plantas, através do processo da fotossíntese e a libertação do dióxido de carbono pelo processo de carbonização. Ao trabalhar a fotossíntese sob a perspetiva ambiental, além de facilitar a aprendizagem, pretendo promover a sensibilização dos alunos para a importância da preservação das florestas e da iniciativa de realização de reflorestação com o intuito de manter a qualidade do ar/ambiente.
id RCAP_46de33f9d237e8f321c8c0df17e6f39d
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6682
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbonoCiências naturaisEnsino/aprendizagemEcossistemasFotossínteseCiclo do carbonoEste trabalho tem como objeto de estudo a aplicação de uma estratégia de ensino-aprendizagem, cujo objetivo é fazer com que os alunos entendam a fotossíntese e a sua relação com o ciclo do carbono e consequentemente a implicação ambiental de ambos. Esta simultaneidade na abordagem permitirá evitar o lecionar de conteúdos fragmentados e descontextualizados dos conceitos, partindo duma problemática real. Para estabelecer esta articulação selecionaram-se atividades que contemplam a utilização de sensores de forma a estabelecer uma relação entre a fixação do dióxido de carbono, que se encontra na atmosfera, pelas plantas, através do processo da fotossíntese e a libertação do dióxido de carbono pelo processo de carbonização. Ao trabalhar a fotossíntese sob a perspetiva ambiental, além de facilitar a aprendizagem, pretendo promover a sensibilização dos alunos para a importância da preservação das florestas e da iniciativa de realização de reflorestação com o intuito de manter a qualidade do ar/ambiente.This work is aimed to study the implementation of a strategy for teaching and learning, whose aim is to make students understand photosynthesis and its relation to the carbon cycle and therefore the environmental implications of both phenomena. This approach will allow the simultaneous teaching of content avoid fragmented and decontextualised concepts, starting from a real problem. To establish this joint activity have been selected to address the use of sensors in order to establish a relationship between the fixation of carbon dioxide, which is in the atmosphere by plants through the process of photosynthesis and the release of carbon dioxide by the process carbonization. When working out photosynthesis under the environmental perspective, and facilitate learning, I intend to promote the awareness of students about the importance of forest preservation and to hold reforestation initiative in order to preservation air quality / environment.2016-10-25T13:36:09Z2016-10-25T00:00:00Z2016-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6682porLeão, Natália Coelho Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:59:50Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:05.407302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbono
title Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbono
spellingShingle Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbono
Leão, Natália Coelho Carneiro
Ciências naturais
Ensino/aprendizagem
Ecossistemas
Fotossíntese
Ciclo do carbono
title_short Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbono
title_full Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbono
title_fullStr Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbono
title_full_unstemmed Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbono
title_sort Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbono
author Leão, Natália Coelho Carneiro
author_facet Leão, Natália Coelho Carneiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Natália Coelho Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências naturais
Ensino/aprendizagem
Ecossistemas
Fotossíntese
Ciclo do carbono
topic Ciências naturais
Ensino/aprendizagem
Ecossistemas
Fotossíntese
Ciclo do carbono
description Este trabalho tem como objeto de estudo a aplicação de uma estratégia de ensino-aprendizagem, cujo objetivo é fazer com que os alunos entendam a fotossíntese e a sua relação com o ciclo do carbono e consequentemente a implicação ambiental de ambos. Esta simultaneidade na abordagem permitirá evitar o lecionar de conteúdos fragmentados e descontextualizados dos conceitos, partindo duma problemática real. Para estabelecer esta articulação selecionaram-se atividades que contemplam a utilização de sensores de forma a estabelecer uma relação entre a fixação do dióxido de carbono, que se encontra na atmosfera, pelas plantas, através do processo da fotossíntese e a libertação do dióxido de carbono pelo processo de carbonização. Ao trabalhar a fotossíntese sob a perspetiva ambiental, além de facilitar a aprendizagem, pretendo promover a sensibilização dos alunos para a importância da preservação das florestas e da iniciativa de realização de reflorestação com o intuito de manter a qualidade do ar/ambiente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-25T13:36:09Z
2016-10-25T00:00:00Z
2016-10-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6682
url http://hdl.handle.net/10348/6682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137159454654464