Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbono
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6682 |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de estudo a aplicação de uma estratégia de ensino-aprendizagem, cujo objetivo é fazer com que os alunos entendam a fotossíntese e a sua relação com o ciclo do carbono e consequentemente a implicação ambiental de ambos. Esta simultaneidade na abordagem permitirá evitar o lecionar de conteúdos fragmentados e descontextualizados dos conceitos, partindo duma problemática real. Para estabelecer esta articulação selecionaram-se atividades que contemplam a utilização de sensores de forma a estabelecer uma relação entre a fixação do dióxido de carbono, que se encontra na atmosfera, pelas plantas, através do processo da fotossíntese e a libertação do dióxido de carbono pelo processo de carbonização. Ao trabalhar a fotossíntese sob a perspetiva ambiental, além de facilitar a aprendizagem, pretendo promover a sensibilização dos alunos para a importância da preservação das florestas e da iniciativa de realização de reflorestação com o intuito de manter a qualidade do ar/ambiente. |
id |
RCAP_46de33f9d237e8f321c8c0df17e6f39d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6682 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbonoCiências naturaisEnsino/aprendizagemEcossistemasFotossínteseCiclo do carbonoEste trabalho tem como objeto de estudo a aplicação de uma estratégia de ensino-aprendizagem, cujo objetivo é fazer com que os alunos entendam a fotossíntese e a sua relação com o ciclo do carbono e consequentemente a implicação ambiental de ambos. Esta simultaneidade na abordagem permitirá evitar o lecionar de conteúdos fragmentados e descontextualizados dos conceitos, partindo duma problemática real. Para estabelecer esta articulação selecionaram-se atividades que contemplam a utilização de sensores de forma a estabelecer uma relação entre a fixação do dióxido de carbono, que se encontra na atmosfera, pelas plantas, através do processo da fotossíntese e a libertação do dióxido de carbono pelo processo de carbonização. Ao trabalhar a fotossíntese sob a perspetiva ambiental, além de facilitar a aprendizagem, pretendo promover a sensibilização dos alunos para a importância da preservação das florestas e da iniciativa de realização de reflorestação com o intuito de manter a qualidade do ar/ambiente.This work is aimed to study the implementation of a strategy for teaching and learning, whose aim is to make students understand photosynthesis and its relation to the carbon cycle and therefore the environmental implications of both phenomena. This approach will allow the simultaneous teaching of content avoid fragmented and decontextualised concepts, starting from a real problem. To establish this joint activity have been selected to address the use of sensors in order to establish a relationship between the fixation of carbon dioxide, which is in the atmosphere by plants through the process of photosynthesis and the release of carbon dioxide by the process carbonization. When working out photosynthesis under the environmental perspective, and facilitate learning, I intend to promote the awareness of students about the importance of forest preservation and to hold reforestation initiative in order to preservation air quality / environment.2016-10-25T13:36:09Z2016-10-25T00:00:00Z2016-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6682porLeão, Natália Coelho Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:59:50Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:05.407302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbono |
title |
Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbono |
spellingShingle |
Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbono Leão, Natália Coelho Carneiro Ciências naturais Ensino/aprendizagem Ecossistemas Fotossíntese Ciclo do carbono |
title_short |
Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbono |
title_full |
Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbono |
title_fullStr |
Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbono |
title_full_unstemmed |
Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbono |
title_sort |
Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo do carbono |
author |
Leão, Natália Coelho Carneiro |
author_facet |
Leão, Natália Coelho Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Natália Coelho Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências naturais Ensino/aprendizagem Ecossistemas Fotossíntese Ciclo do carbono |
topic |
Ciências naturais Ensino/aprendizagem Ecossistemas Fotossíntese Ciclo do carbono |
description |
Este trabalho tem como objeto de estudo a aplicação de uma estratégia de ensino-aprendizagem, cujo objetivo é fazer com que os alunos entendam a fotossíntese e a sua relação com o ciclo do carbono e consequentemente a implicação ambiental de ambos. Esta simultaneidade na abordagem permitirá evitar o lecionar de conteúdos fragmentados e descontextualizados dos conceitos, partindo duma problemática real. Para estabelecer esta articulação selecionaram-se atividades que contemplam a utilização de sensores de forma a estabelecer uma relação entre a fixação do dióxido de carbono, que se encontra na atmosfera, pelas plantas, através do processo da fotossíntese e a libertação do dióxido de carbono pelo processo de carbonização. Ao trabalhar a fotossíntese sob a perspetiva ambiental, além de facilitar a aprendizagem, pretendo promover a sensibilização dos alunos para a importância da preservação das florestas e da iniciativa de realização de reflorestação com o intuito de manter a qualidade do ar/ambiente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-25T13:36:09Z 2016-10-25T00:00:00Z 2016-10-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6682 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137159454654464 |