Aprendizagem da matemática através de e-conteúdos: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fernanda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Soares, Filomena Baptista, Lopes, Ana Paula, Nunes, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15418
Resumo: Apesar de todos os cursos de licenciatura da Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) do Politécnico do Porto (P.PORTO) possuírem o termo Gestão nas suas designações, as áreas do Ensino Secundário admitidas para a entrada nestes cursos são as mais variadas, indo de Ciências e Tecnologias às Artes e Humanidades. Verifica-se, assim, que as competências dos estudantes são muito heterogéneas e essa heterogeneidade apresenta um impacto significativo, complexo e contraproducente, quando se trabalham temas específicos relacionados com a Matemática e com o raciocínio lógico-dedutivo que esta ciência envolve e desenvolve. Neste trabalho, descreve-se sucintamente o processo de entrada no Sistema de Ensino Superior Português, em particular na ESHT do P.PORTO, bem como os objetivos gerais e específicos e competências esperadas da unidade curricular de Métodos Quantitativos (MQ). Apresentam-se, seguidamente, os diferentes recursos desenvolvidos especificamente para a unidade curricular de MQ, do 1º semestre do 1º ano curricular (um curso de Matemática Elementar para Gestão), disponibilizados através da plataforma Moodle institucional, e a forma de interação pretendida e planeada. Seguidamente, analisa-se o impacto da utilização dos vários recursos e e-conteúdos, e a existência (ou não) de diferentes resultados (impacto da metodologia desenvolvida) em função das áreas de estudo dos estudantes, tendo como base a avaliação e os resultados de aprendizagem. Para concluir, apresentam-se os resultados da avaliação como ferramenta de apoio à aprendizagem, realizada pelos estudantes, cruzando-se estes resultados com o sucesso dos estudantes nesta unidade curricular. Esta análise sugere que a metodologia utilizada neste estudo poderia contribuir para melhorar o desempenho de aprendizagem dos estudantes.
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