O curso de artes visuais do PARFOR-UNEB: breves notas sobre a importância das políticas educativas participativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rlec.129 |
Resumo: | Este ensaio pretende analisar alguns dos caminhos percorridos pelos programas de formação de professores da educação básica oferecidos pela Universidade do Estado da Bahia, desde os anos de 1990. Abordam-se três grandes programas: o Programa Intensivo de Graduação (Rede UNEB 2000), o Programa de Formação de Professores do Estado (PROESP) e, desde 2010, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, também designado Plataforma Paulo Freire (PARFOR). Analisando de forma mas aprofundada este último, o artigo constitui uma tentativa de descrever as estratégias de resistência dos grupos de trabalho, face à implementação do programa, evidenciando como as soluções criativas podem emergir a partir da dificuldades e impasses dos processos. Neste sentido, os lugares de tensão e de incompletude podem ser meios de transformação e de evolução, tanto no plano das práticas, como das tomadas de decisão políticas. O texto argumenta, finalmente, que as políticas foram obrigadas, no decurso deste processo, a responder às exigências e realidades das populações e instituições envolvidas. |
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O curso de artes visuais do PARFOR-UNEB: breves notas sobre a importância das políticas educativas participativasThe graduation course of visual arts of PARFOR-UNEB: brief notes on the importance participative education policiesVariaEste ensaio pretende analisar alguns dos caminhos percorridos pelos programas de formação de professores da educação básica oferecidos pela Universidade do Estado da Bahia, desde os anos de 1990. Abordam-se três grandes programas: o Programa Intensivo de Graduação (Rede UNEB 2000), o Programa de Formação de Professores do Estado (PROESP) e, desde 2010, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, também designado Plataforma Paulo Freire (PARFOR). Analisando de forma mas aprofundada este último, o artigo constitui uma tentativa de descrever as estratégias de resistência dos grupos de trabalho, face à implementação do programa, evidenciando como as soluções criativas podem emergir a partir da dificuldades e impasses dos processos. Neste sentido, os lugares de tensão e de incompletude podem ser meios de transformação e de evolução, tanto no plano das práticas, como das tomadas de decisão políticas. O texto argumenta, finalmente, que as políticas foram obrigadas, no decurso deste processo, a responder às exigências e realidades das populações e instituições envolvidas.This essay aims at tracing some of the paths taken by the elementary education teacher training programs offered by the State University of Bahia (Brazil). From the 1990s onwards, this university offered tree major programs: the Intensive Graduation Program (UNEB Network, 2000) and the State Teachers Training Program (PROESP), and since 2010, the National Training Plan for Elementary Education Teachers, also named Paulo Freire platform (PARFOR). Analyzing more in deep this last program, the article is an attempt to describe the strategies of resistance enacted by work groups that show how creative outputs may result from the own difficulties and shortcomings. In this line, tensions and incompleteness may be understood as opportunities for transformation and evolution regarding both actor’s practices and political decision-making. The text explores the idea that policies were, in a way, forced to change in order to respond to the demands and realities of the populations and institutions involved.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho2016-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rlec.129por2183-08862184-0458Trigo, Isa Maria Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:20:20Zoai:journals.uminho.pt:article/1804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:59:16.193372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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