DANDO NÓ EM PINGO D’ÁGUA: Plataforma Freire de Artes Visuais da UNEB: problemas, resultados e belezas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TRIGO, ISA MARIA FARIA
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17492
Resumo: O ensaio aqui apresentado tece considerações sobre a vivência dos alunos, coordenadores locais e da própria autora, envolvidos no curso de Licenciatura em Artes Visuais da PARFOR na UNEB, no contexto da sua realização em dez pólos, no período de 2010 até a presente data. Reflete sobre o contato com a Cultura e com as artes, promovido no referido curso, considerando as produções artísticas e pedagógicas de uma população de “não artistas” educadores e seus efeitos nas suas produções artísticas e nas suas percepções acerca de si próprios após a formação. Utiliza como referenciais teóricos as noções etnocenológicas de espetacularidade, sujeito, trajeto e objeto, oriundas da Etnocenologia, a partir de Armindo Bião, bem como dialoga com os referenciais ligados à gestão da Cultura e às políticas públicas, especialmente a partir de Isaura Botelho e de José Márcio de Barros.
id UFBA-2_bd66494dbfd501e47b77193a768a9318
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/17492
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling TRIGO, ISA MARIA FARIA2015-04-28T19:24:40Z2015-04-28T19:24:40Z2015-04-28http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17492O ensaio aqui apresentado tece considerações sobre a vivência dos alunos, coordenadores locais e da própria autora, envolvidos no curso de Licenciatura em Artes Visuais da PARFOR na UNEB, no contexto da sua realização em dez pólos, no período de 2010 até a presente data. Reflete sobre o contato com a Cultura e com as artes, promovido no referido curso, considerando as produções artísticas e pedagógicas de uma população de “não artistas” educadores e seus efeitos nas suas produções artísticas e nas suas percepções acerca de si próprios após a formação. Utiliza como referenciais teóricos as noções etnocenológicas de espetacularidade, sujeito, trajeto e objeto, oriundas da Etnocenologia, a partir de Armindo Bião, bem como dialoga com os referenciais ligados à gestão da Cultura e às políticas públicas, especialmente a partir de Isaura Botelho e de José Márcio de Barros.Submitted by Jeilson Barreto Andrade (jeilson.barreto@ufba.br) on 2015-04-15T18:55:39Z No. of bitstreams: 1 Isa Maria Faria Trigo.pdf: 3157412 bytes, checksum: 480ee7983790bc530cebb1f881b22e66 (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2015-04-28T19:24:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Isa Maria Faria Trigo.pdf: 3157412 bytes, checksum: 480ee7983790bc530cebb1f881b22e66 (MD5)Made available in DSpace on 2015-04-28T19:24:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Isa Maria Faria Trigo.pdf: 3157412 bytes, checksum: 480ee7983790bc530cebb1f881b22e66 (MD5)MINISTÉRIO DA CULTURA e FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCOCulturaArtesFormação de professoresDANDO NÓ EM PINGO D’ÁGUA: Plataforma Freire de Artes Visuais da UNEB: problemas, resultados e belezasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALIsa Maria Faria Trigo.pdfIsa Maria Faria Trigo.pdfapplication/pdf3157412https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17492/1/Isa%20Maria%20Faria%20Trigo.pdf480ee7983790bc530cebb1f881b22e66MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17492/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTIsa Maria Faria Trigo.pdf.txtIsa Maria Faria Trigo.pdf.txtExtracted texttext/plain147256https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17492/3/Isa%20Maria%20Faria%20Trigo.pdf.txtee9c5a32a2e39eedcbd0fb67fd321a9bMD53ri/174922022-03-10 14:59:45.591oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:59:45Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv DANDO NÓ EM PINGO D’ÁGUA: Plataforma Freire de Artes Visuais da UNEB: problemas, resultados e belezas
title DANDO NÓ EM PINGO D’ÁGUA: Plataforma Freire de Artes Visuais da UNEB: problemas, resultados e belezas
spellingShingle DANDO NÓ EM PINGO D’ÁGUA: Plataforma Freire de Artes Visuais da UNEB: problemas, resultados e belezas
TRIGO, ISA MARIA FARIA
Cultura
Artes
Formação de professores
title_short DANDO NÓ EM PINGO D’ÁGUA: Plataforma Freire de Artes Visuais da UNEB: problemas, resultados e belezas
title_full DANDO NÓ EM PINGO D’ÁGUA: Plataforma Freire de Artes Visuais da UNEB: problemas, resultados e belezas
title_fullStr DANDO NÓ EM PINGO D’ÁGUA: Plataforma Freire de Artes Visuais da UNEB: problemas, resultados e belezas
title_full_unstemmed DANDO NÓ EM PINGO D’ÁGUA: Plataforma Freire de Artes Visuais da UNEB: problemas, resultados e belezas
title_sort DANDO NÓ EM PINGO D’ÁGUA: Plataforma Freire de Artes Visuais da UNEB: problemas, resultados e belezas
author TRIGO, ISA MARIA FARIA
author_facet TRIGO, ISA MARIA FARIA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TRIGO, ISA MARIA FARIA
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Artes
Formação de professores
topic Cultura
Artes
Formação de professores
description O ensaio aqui apresentado tece considerações sobre a vivência dos alunos, coordenadores locais e da própria autora, envolvidos no curso de Licenciatura em Artes Visuais da PARFOR na UNEB, no contexto da sua realização em dez pólos, no período de 2010 até a presente data. Reflete sobre o contato com a Cultura e com as artes, promovido no referido curso, considerando as produções artísticas e pedagógicas de uma população de “não artistas” educadores e seus efeitos nas suas produções artísticas e nas suas percepções acerca de si próprios após a formação. Utiliza como referenciais teóricos as noções etnocenológicas de espetacularidade, sujeito, trajeto e objeto, oriundas da Etnocenologia, a partir de Armindo Bião, bem como dialoga com os referenciais ligados à gestão da Cultura e às políticas públicas, especialmente a partir de Isaura Botelho e de José Márcio de Barros.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-28T19:24:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-28T19:24:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17492
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17492/1/Isa%20Maria%20Faria%20Trigo.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17492/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17492/3/Isa%20Maria%20Faria%20Trigo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 480ee7983790bc530cebb1f881b22e66
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
ee9c5a32a2e39eedcbd0fb67fd321a9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459496903671808