Relatório Final de Estágio: Escola Secundária com 3.º Ciclo Quinta das Flores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/17652 |
Resumo: | O desenrolar da prática educativa, constata inúmeras realidades, exige a adaptação da teoria a uma realidade mais complexa, a do contexto escolar, dependente de inúmeras variáveis que condicionam a actuação dos intervenientes do processo educativo. Mobiliza um conhecimento óbvio – a complexidade e a ambiguidade das funções do actor insubstituível da relação pedagógica, o Professor. É inquestionável que o Estágio Pedagógico marca uma variedade de experiências. Fundamentalmente preconiza a necessidade de investigação educacional para uma planificação qualitativa do processo de ensino e aprendizagem, em relação aos objectivos orientadores da acção, promovendo o desenvolvimento pessoal e social dos alunos que, igualmente, exige práticas metodológicas e organizacionais de gestão escolar. Naturalmente que é neste sentido, num âmbito de diferenciação numa turma de 8º ano de escolaridade, que se procura reflectir sobre a adequação dos processos formativos em função da análise dos resultados de avaliação inicial, assumindo uma ruptura com o ensino massivo. Posto isto, o presente Relatório Final de Estágio Pedagógico inserido no âmbito nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico, contemplado no Plano de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, apoiado pelo processo de prática profissional na Escola Secundária com 3º Ciclo Quinta das Flores, pretende reflectir uma etapa árdua, mas gratificante, de aquisição de conhecimentos na Didáctica específica de Educação Física. É no contexto de uma formação educacional especializada, que são analisados os conhecimentos adquiridos em contextos multididiplinares de intervenção pedagógica, especificamente nas áreas do desenvolvimento curricular, da investigação educacional e da administração escolar. Para o efeito, serão contextualizados os objectivos de formação, directamente relacionados com as expectativas iniciais, far-se-á a descrição das actividades desenvolvidas – planeamento, realização e avaliação – bem como a justificação das opções tomadas. É ainda atribuída uma importância primordial à reflexão do processo ensino-aprendizagem, à identificação das dificuldades e necessidades de formação contínua, à componente ética-profissional de relevância óbvia, a questões dilemáticas e à conclusão referente à formação inicial. |
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