Relatório final de estágio : escola secundária com 2º e 3º ciclos, Quinta das Flores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Diogo André Gomes da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/21284
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_68a808c08d442848fb1e8417d60cea07
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/21284
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio : escola secundária com 2º e 3º ciclos, Quinta das FloresEnsino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO processo de ensino-aprendizagem está dotado de enorme complexidade e heterogeneidade. Isso torna-o extremamente rico e conduz todos os que estão no seu envolvimento a uma grande aquisição de comportamentos e valores. Esta aquisição e partilha de aprendizagens, tal como toda a sustentação deste processo, são apresentadas durante o Estágio Pedagógico, realizado com uma turma do 12º ano de escolaridade. Como mediador de aprendizagens e como agente de ensino, apresento a descrição de todos os processos, centrando-me nos parâmetros principais (Expetativas Iniciais, Planeamento, Realização e Reflexão). É essencial que o professor seja capaz de colocar o aluno no centro do seu planeamento, promovendo as condições ótimas para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos por parte deles. Assim, e abrindo o livro da coerência, o professor deve realizar uma diferenciação pedagógica, sempre que possível e sempre que o sentir adequado. Neste relatório, é explicado como se tornou possível adequar e reajustar o processo educativo às necessidades e caraterísticas da turma para cada uma das temáticas. São também apresentados todos os momentos de avaliação e a forma como foram conduzidos, regulando todo o processo de formação. Este relatório vai ao encontro de uma prática com qualidade, alegre, promotora de um tempo de empenhamento motor satisfatório. Este documento relata um percurso de aprendizagens no âmbito do ano de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária com 2º e 3º Ciclo, Quinta das Flores.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/21284http://hdl.handle.net/10316/21284porCosta, Diogo André Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:43:41Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/21284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:04.616172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio : escola secundária com 2º e 3º ciclos, Quinta das Flores
title Relatório final de estágio : escola secundária com 2º e 3º ciclos, Quinta das Flores
spellingShingle Relatório final de estágio : escola secundária com 2º e 3º ciclos, Quinta das Flores
Costa, Diogo André Gomes da
Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
title_short Relatório final de estágio : escola secundária com 2º e 3º ciclos, Quinta das Flores
title_full Relatório final de estágio : escola secundária com 2º e 3º ciclos, Quinta das Flores
title_fullStr Relatório final de estágio : escola secundária com 2º e 3º ciclos, Quinta das Flores
title_full_unstemmed Relatório final de estágio : escola secundária com 2º e 3º ciclos, Quinta das Flores
title_sort Relatório final de estágio : escola secundária com 2º e 3º ciclos, Quinta das Flores
author Costa, Diogo André Gomes da
author_facet Costa, Diogo André Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Diogo André Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
topic Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/21284
http://hdl.handle.net/10316/21284
url http://hdl.handle.net/10316/21284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133662110810112