Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/43044 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_4706121b2161251fcd1a32a38cdffcef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43044 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagensPath(s) in the building of knowledge: from the previous conceptions to the new learningsConceções préviasAprendizagem significativaIntegraçãoPrevious conceptionsSignificative learningIntegrationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório insere-se numa investigação e intervenção pedagógica no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com a temática de estudo “Trajeto(s) na Construção do Conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens” no 1º Ciclo do Ensino Básico, realizado numa escola do concelho de Braga com uma turma do 2º ano de escolaridade. Para a investigação recorreu-se a algumas das caraterísticas da metodologia de investigação-ação, tendo como objetivos de estudo compreender a relevância das conceções prévias e dos conhecimentos pré-adquiridos pelos alunos na construção de novas aprendizagens e, avaliar/refletir sobre esse progresso de mudança concetual ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. Partindo do levantamento inicial dos conhecimentos dos alunos e sucessiva (re)construção de novas aprendizagens, contruiuse um Projeto Curricular Integrado (PCI), intitulado “Será que existe ciência nas profissões?”, que permitiu o desenvolvimento de atividades integradoras, flexíveis e dinâmicas. Toda a intervenção pedagógica surgia de um levantamento inicial de experiências e ideias prévias dos alunos nas sucessivas atividades propostas. Estas contaram com uma diversificação de metodologias, estratégias e adequações ao currículo, de maneira a incluir os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e Adequações Curriculares (AC) num projeto comum a todos. Ao contactarem com o objeto ou acontecimento significativo, partindo à descoberta com uma atitude de pesquisa, os alunos confrontavam o novo conhecimento com o que já tinham retido nos seus esquemas mentais, alterando-os e reorganizando-os, atribuindo-lhe um significado próprio e pessoal com funcionalidade e coerência. Os resultados de todo este projeto de investigação e intervenção revelam que o valorizar e reforçar as experiências e ideias prévias da criança, tendo uma clara atenção as características e potencialidades de cada e de todos os alunos, valoriza as histórias e experiências de vida de cada aluno, promove um maior interesse e motivação no seu processo de ensino e aprendizagem e, por outro lado, facilita a construção e desenvolvimento de uma prática diferenciada, inovadora e integradora.The present report is inserted in a research and educational intervention under the Supervised Teaching Practice (STP) of the Master in Preschool Education and Teaching in the First Cycle of Basic Education, with study thematic "Path (s) in the Building of Knowledge: from the previous conceptions to the new learnings” in the 1st cycle of Basic Education performed at a school from the city of Braga with a class from the 2nd grade. For the investigation was used some characteristics of the investigation-action methodology, having has study objective the understanding of the importance of previous conceptions and the acquired knowledge from students on the construction of new learning and, evaluate / reflect about the progress of conceptual change throughout all the process of teaching and learning. Starting from the initial collection of students' knowledge and successive (re) constructions of new learning, it was constructed a Project Integrated Curriculum (PIC), entitled "Is there science in professions?", which allowed the development of the integrative, flexible and dynamic activities. All pedagogical intervention emerged from an initial collection of experiences and previous ideas from students in the successive proposed activities. These relied with a diversification of methodologies, strategies and adaptations to the curriculum in order to include students with Special Educational Needs (SEN) and Curricular adaptations (CA) in a project common to all. When they contact with the object or significant event, starting a discovery with a research attitude, the students faced the new knowledge with what they had retained in their mental schemes, changing and reorganizing them, giving it a very personal meaning with functionality and coherence. The results of all this research project and intervention shows that when the experiences and the child's previous ideas are valorized and re-forced, having attention to the needs and potential of each and every student, the stories and life experiences of each student are valorized, promoting a greater interest and motivation in the process of teaching and learning and, on the other hand, facilitates the construction and development of a differentiated and innovative integrated practice.Carvalho, Maria de Lurdes Dias deUniversidade do MinhoSilva, Carla Daniela Gonçalves20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43044por201264323info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43044Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:08.500494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens Path(s) in the building of knowledge: from the previous conceptions to the new learnings |
title |
Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens |
spellingShingle |
Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens Silva, Carla Daniela Gonçalves Conceções prévias Aprendizagem significativa Integração Previous conceptions Significative learning Integration Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens |
title_full |
Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens |
title_fullStr |
Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens |
title_full_unstemmed |
Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens |
title_sort |
Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens |
author |
Silva, Carla Daniela Gonçalves |
author_facet |
Silva, Carla Daniela Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carla Daniela Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceções prévias Aprendizagem significativa Integração Previous conceptions Significative learning Integration Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Conceções prévias Aprendizagem significativa Integração Previous conceptions Significative learning Integration Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/43044 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/43044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201264323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133058061828096 |