Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Daniela Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/43044
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_4706121b2161251fcd1a32a38cdffcef
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43044
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagensPath(s) in the building of knowledge: from the previous conceptions to the new learningsConceções préviasAprendizagem significativaIntegraçãoPrevious conceptionsSignificative learningIntegrationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório insere-se numa investigação e intervenção pedagógica no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com a temática de estudo “Trajeto(s) na Construção do Conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens” no 1º Ciclo do Ensino Básico, realizado numa escola do concelho de Braga com uma turma do 2º ano de escolaridade. Para a investigação recorreu-se a algumas das caraterísticas da metodologia de investigação-ação, tendo como objetivos de estudo compreender a relevância das conceções prévias e dos conhecimentos pré-adquiridos pelos alunos na construção de novas aprendizagens e, avaliar/refletir sobre esse progresso de mudança concetual ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. Partindo do levantamento inicial dos conhecimentos dos alunos e sucessiva (re)construção de novas aprendizagens, contruiuse um Projeto Curricular Integrado (PCI), intitulado “Será que existe ciência nas profissões?”, que permitiu o desenvolvimento de atividades integradoras, flexíveis e dinâmicas. Toda a intervenção pedagógica surgia de um levantamento inicial de experiências e ideias prévias dos alunos nas sucessivas atividades propostas. Estas contaram com uma diversificação de metodologias, estratégias e adequações ao currículo, de maneira a incluir os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e Adequações Curriculares (AC) num projeto comum a todos. Ao contactarem com o objeto ou acontecimento significativo, partindo à descoberta com uma atitude de pesquisa, os alunos confrontavam o novo conhecimento com o que já tinham retido nos seus esquemas mentais, alterando-os e reorganizando-os, atribuindo-lhe um significado próprio e pessoal com funcionalidade e coerência. Os resultados de todo este projeto de investigação e intervenção revelam que o valorizar e reforçar as experiências e ideias prévias da criança, tendo uma clara atenção as características e potencialidades de cada e de todos os alunos, valoriza as histórias e experiências de vida de cada aluno, promove um maior interesse e motivação no seu processo de ensino e aprendizagem e, por outro lado, facilita a construção e desenvolvimento de uma prática diferenciada, inovadora e integradora.The present report is inserted in a research and educational intervention under the Supervised Teaching Practice (STP) of the Master in Preschool Education and Teaching in the First Cycle of Basic Education, with study thematic "Path (s) in the Building of Knowledge: from the previous conceptions to the new learnings” in the 1st cycle of Basic Education performed at a school from the city of Braga with a class from the 2nd grade. For the investigation was used some characteristics of the investigation-action methodology, having has study objective the understanding of the importance of previous conceptions and the acquired knowledge from students on the construction of new learning and, evaluate / reflect about the progress of conceptual change throughout all the process of teaching and learning. Starting from the initial collection of students' knowledge and successive (re) constructions of new learning, it was constructed a Project Integrated Curriculum (PIC), entitled "Is there science in professions?", which allowed the development of the integrative, flexible and dynamic activities. All pedagogical intervention emerged from an initial collection of experiences and previous ideas from students in the successive proposed activities. These relied with a diversification of methodologies, strategies and adaptations to the curriculum in order to include students with Special Educational Needs (SEN) and Curricular adaptations (CA) in a project common to all. When they contact with the object or significant event, starting a discovery with a research attitude, the students faced the new knowledge with what they had retained in their mental schemes, changing and reorganizing them, giving it a very personal meaning with functionality and coherence. The results of all this research project and intervention shows that when the experiences and the child's previous ideas are valorized and re-forced, having attention to the needs and potential of each and every student, the stories and life experiences of each student are valorized, promoting a greater interest and motivation in the process of teaching and learning and, on the other hand, facilitates the construction and development of a differentiated and innovative integrated practice.Carvalho, Maria de Lurdes Dias deUniversidade do MinhoSilva, Carla Daniela Gonçalves20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43044por201264323info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43044Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:08.500494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens
Path(s) in the building of knowledge: from the previous conceptions to the new learnings
title Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens
spellingShingle Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens
Silva, Carla Daniela Gonçalves
Conceções prévias
Aprendizagem significativa
Integração
Previous conceptions
Significative learning
Integration
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens
title_full Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens
title_fullStr Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens
title_full_unstemmed Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens
title_sort Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens
author Silva, Carla Daniela Gonçalves
author_facet Silva, Carla Daniela Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Daniela Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Conceções prévias
Aprendizagem significativa
Integração
Previous conceptions
Significative learning
Integration
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Conceções prévias
Aprendizagem significativa
Integração
Previous conceptions
Significative learning
Integration
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/43044
url http://hdl.handle.net/1822/43044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201264323
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133058061828096