À descoberta das formigas: uma intervenção didática com crianças de 4 e 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bouçada, Letícia Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1568
Resumo: O presente estudo de investigação surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES II) que se insere no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este desenvolveu-se no contexto educativo onde decorreu a PES II, ou seja, numa sala de um Jardim-de-Infância da cidade de Viana do Castelo. O grupo de crianças que compunha o público-alvo era composto por 21 elementos, com idades entre os 4 e os 5 anos, constituindo assim um grupo heterogéneo. A temática em estudo emergiu da ideia de que a aprendizagem das Ciências se inicia desde tenra idade e que já nesta fase se inicia a compreensão sobre tudo aquilo que rodeia a criança. Assim sendo, as primeiras experiências de aprendizagem afiguram-se cruciais para o seu desenvolvimento futuro, pelo que deverão ser fomentadas pelos adultos. Contudo, decorrentes destas aprendizagens informais, surgem, muitas vezes, aquilo a que podemos chamar conceções alternativas. Estas ideias, que não correspondem ao conhecimento científico, quando ignoradas, podem tornar-se a base em que assentarão novas aprendizagens, pelo que se afigura de suma importância tomar consciência dessas ideias e (des)construí-las. Tendo-se verificado, por parte das crianças, um grande interesse pelo animal formiga optou-se por assentar o estudo nas seguintes questões de investigação: “Como se caracterizam os conhecimentos sobre o animal formiga manifestados por crianças em idade Pré-Escolar?” e “Qual o impacto de uma proposta didática interdisciplinar na evolução desses conhecimentos?”. Assim sendo, o estudo foi desenvolvido tendo por base uma perspetiva qualitativa no âmbito da investigação-ação. Como métodos de recolha de dados foram utilizados a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e os registos gráficos das crianças que permitiram a escrita dos diários de aula. Após a análise dos dados concluiu-se que as principais conceções alternativas detetadas se deviam, maioritariamente, à experiência ainda limitada das crianças. Estas demonstraram pouca consciência em relação à morfologia e ao modo de vida do animal. Após a implementação de uma proposta didática interdisciplinar verificou-se que se deu uma evolução positiva e gradual dos conhecimentos das crianças, sendo que as conceções alternativas previamente detetadas foram sendo substituídas por ideias cientificamente corretas.
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Assim sendo, as primeiras experiências de aprendizagem afiguram-se cruciais para o seu desenvolvimento futuro, pelo que deverão ser fomentadas pelos adultos. Contudo, decorrentes destas aprendizagens informais, surgem, muitas vezes, aquilo a que podemos chamar conceções alternativas. Estas ideias, que não correspondem ao conhecimento científico, quando ignoradas, podem tornar-se a base em que assentarão novas aprendizagens, pelo que se afigura de suma importância tomar consciência dessas ideias e (des)construí-las. Tendo-se verificado, por parte das crianças, um grande interesse pelo animal formiga optou-se por assentar o estudo nas seguintes questões de investigação: “Como se caracterizam os conhecimentos sobre o animal formiga manifestados por crianças em idade Pré-Escolar?” e “Qual o impacto de uma proposta didática interdisciplinar na evolução desses conhecimentos?”. Assim sendo, o estudo foi desenvolvido tendo por base uma perspetiva qualitativa no âmbito da investigação-ação. Como métodos de recolha de dados foram utilizados a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e os registos gráficos das crianças que permitiram a escrita dos diários de aula. Após a análise dos dados concluiu-se que as principais conceções alternativas detetadas se deviam, maioritariamente, à experiência ainda limitada das crianças. Estas demonstraram pouca consciência em relação à morfologia e ao modo de vida do animal. Após a implementação de uma proposta didática interdisciplinar verificou-se que se deu uma evolução positiva e gradual dos conhecimentos das crianças, sendo que as conceções alternativas previamente detetadas foram sendo substituídas por ideias cientificamente corretas.The present research study arose within the curricular unit Supervised Teaching Practice (PES II) that is part of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education. This developed in the educational context where the PES II took place, i.e. in a kindergarten room in the city of Viana do Castelo. The Group of children on the target audience was composed of 21 members, between the ages of 4 and 5 years, thus constituting a heterogeneous group. The theme under study emerged from the idea that Science Learning starts from an early age and at this stage the understanding about everything that surrounds the child. Therefore, the first learning experiences are crucial to its future development, for what should be encouraged by adults. However, as a result of these informal learning, often arise what we call alternative conceptions. These ideas, which does not correspond to the scientific knowledge, when ignored, can become the basis on which will become new learning, so it is of utmost importance to be aware of these ideas and displaced them. And, for children, a great interest in animal Ant chose to settle (become) the study in the following research questions: "How do you characterize the knowledge about animal Ant manifested by pre-school age children?" and "What´s the impact of an interdisciplinary teaching proposal in the evolution of this knowledge?". Therefore, the study was carried out on the basis of a qualitative perspective within the framework of action research. As methods of data collection were used participant observation, field notes, photographic records and graphic records of the children that led to the writing of journals. After the analysis of the data it is concluded that the main alternative conceptions detected should, mostly, due to the experience still limited of children. These have demonstrated little conscience in relation to the morphology and the way of life of the animal. After the implementation of a proposed interdisciplinary teaching it was found that was a positive development and gradual knowledge of children, being that the alternative concepts previously detected were being replaced by ideas scientifically correct.2016-06-21T09:03:36Z2016-03-11T00:00:00Z2016-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1568TID:201661349porBouçada, Letícia Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:34Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:23.328384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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