Conta-me uma estória, dir-te-ei quem és: storytelling como ferrramenta de branding
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8478 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como requisito parcial para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
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Conta-me uma estória, dir-te-ei quem és: storytelling como ferrramenta de brandingMarketingBranding corporativoEstratégias de comunicaçãoStorytellingBrands storytellingBrandingCommunication strategiesCorporate brandingRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como requisito parcial para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.As constantes mudanças no mundo empresarial, designadamente nas estratégias de comunicação, representam um permanente desafio, no qual a resposta revela ser o objetivo principal deste trabalho. Enfrentando este novo paradigma, colocou-se a hipótese de atuar sobre a ferramenta de storytelling na estratégia de branding e branding corporativo. Nesse sentido, compreendeu-se o elo entre os conceitos supramencionados e numa fase posterior procedeu-se à sua otimização prática na empresa onde decorreu o estágio curricular: We Have Ideas. Ao conhecer-se a realidade da organização, detetou-se duas grandes necessidades: uma referente à angariação de clientes no segmento de mercado de eventos e ativação de marca; e outra referente à otimização de uma base de dados de colaboradores/as, aproximando-os/as da empresa. No seguimento de responder a estas duas carências propôs-se uma estratégia concernente a duas soluções face a cada problema, operacionalizada por um caminho comum de atuação - através de storytelling e branding. Atendendo a todas as etapas que compõem o presente relatório, o mesmo foi iniciado pelo enquadramento teórico referente às questões de storytelling e branding. Posteriormente seguiu-se o enquadramento prático, contendo neste o diagnóstico da empresa, seguido pelo método selecionado referente à investigação-ação, que pelas suas próprias características concebe uma constante adaptação em todas as suas etapas, finalizando na concretização de trabalho. Os resultados alcançados foram positivos, ainda que o trabalho estabelecido permaneça em fase de construção constante.ABSTRACT: Regarding the changes that have taken place over the last years in the new business world, especially concerning communication strategies, it is possible to understand that there is a permanent challenge whose answer is the main course of this work. Bearing in mind this new paradigm, the hypothesis of using storytelling as a tool when implementing the strategy of as branding and corporate branding was formulated. So far, this work´s goal is to answer the starting question: «How can a storytelling tool support a branding strategy? ». This way, as a first step, the concepts of storytelling, branding and corporate branding were analyzed, so that an operating strategy could be developed during the internship in We Have Ideas by a diagnosis made to the business company. Getting to know the company’s reality two major necessities were identified, one concerning the issue of getting and gaining new customers interested in the events and brand activation services’ market. The other referring to the optimization of human resources database in order to bring people closer to the company. To fill in these two gaps, a strategy was suggested based on two solutions for each problem and carried out in different ways but with the same tool and strategy: storytelling and branding. Analyzing all the report steps, it was easily understood that adjustments would have to be implemented, starting with method of action-research which according to its features leads to a permanent adaptation during all its stages as well as the work developed. In the end, the results achieved raised a positive performance, even though the work remains in progress.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMiranda, Sandra Marisa LopesPombo, SandraRCIPLVieira, Tânia Filipa Santos2018-05-04T14:46:39Z2017-12-142017-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8478TID:201834987porVIEIRA, Tânia Filipa Santos - Conta-me uma estória, dir-te-ei quem és storytelling como ferramenta de branding. Lisboa: IPL, Escola Superior de Comunicação Social, 2017. Relatório de estágio.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:14.332729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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