O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Pollianna Fonseca
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1019
Resumo: Este estudo pleiteia a discussão acerca do conhecimento concreto da criança que aprende com mais autonômia, como ferramenta indispensável para construir práticas pedagógicas inovadoras, tendo o docente como seu mediador. No intuito de compreender a inovação pedagógica o locus pesquisado foi o Grupo Escolar Luís Viana Filho localizada no município de Ibirapitanga - Bahia - Brasil, na tentativa de compreender os saberes e as práxis utilizadas como valorização do saber científico. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, na qual se compreende a criança e o docente como sujeitos protagonistas do processo de construção efetiva de saberes, percebendo a importância da escola como um dos ambientes propiciadores da construção de aprendizagens. Os resultados permitiram refletir acerca da postura tanto dos alunos quanto do professor no desenvolvimento do cotidiano da sala de aula, valorizando os diversos ambientes sociais como espaços de aprendizagens e priorizando a atuação da criança como desveladora de seus próprios saberes.
id RCAP_47205b15e907e7cc84c8f6b980a67c5b
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1019
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível?Conhecimento concretoCriançaAmbientes de aprendizagemApredizagem significativaEscolaInovação pedagógicaCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Centro de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo pleiteia a discussão acerca do conhecimento concreto da criança que aprende com mais autonômia, como ferramenta indispensável para construir práticas pedagógicas inovadoras, tendo o docente como seu mediador. No intuito de compreender a inovação pedagógica o locus pesquisado foi o Grupo Escolar Luís Viana Filho localizada no município de Ibirapitanga - Bahia - Brasil, na tentativa de compreender os saberes e as práxis utilizadas como valorização do saber científico. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, na qual se compreende a criança e o docente como sujeitos protagonistas do processo de construção efetiva de saberes, percebendo a importância da escola como um dos ambientes propiciadores da construção de aprendizagens. Os resultados permitiram refletir acerca da postura tanto dos alunos quanto do professor no desenvolvimento do cotidiano da sala de aula, valorizando os diversos ambientes sociais como espaços de aprendizagens e priorizando a atuação da criança como desveladora de seus próprios saberes.Rodrigues, LilianaGuimarães, Elias LinsDigitUMaFernandes, Pollianna Fonseca2016-02-26T01:30:10Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:44Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:43.872097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível?
title O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível?
spellingShingle O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível?
Fernandes, Pollianna Fonseca
Conhecimento concreto
Criança
Ambientes de aprendizagem
Apredizagem significativa
Escola
Inovação pedagógica
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível?
title_full O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível?
title_fullStr O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível?
title_full_unstemmed O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível?
title_sort O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível?
author Fernandes, Pollianna Fonseca
author_facet Fernandes, Pollianna Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Liliana
Guimarães, Elias Lins
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Pollianna Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento concreto
Criança
Ambientes de aprendizagem
Apredizagem significativa
Escola
Inovação pedagógica
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Conhecimento concreto
Criança
Ambientes de aprendizagem
Apredizagem significativa
Escola
Inovação pedagógica
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo pleiteia a discussão acerca do conhecimento concreto da criança que aprende com mais autonômia, como ferramenta indispensável para construir práticas pedagógicas inovadoras, tendo o docente como seu mediador. No intuito de compreender a inovação pedagógica o locus pesquisado foi o Grupo Escolar Luís Viana Filho localizada no município de Ibirapitanga - Bahia - Brasil, na tentativa de compreender os saberes e as práxis utilizadas como valorização do saber científico. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, na qual se compreende a criança e o docente como sujeitos protagonistas do processo de construção efetiva de saberes, percebendo a importância da escola como um dos ambientes propiciadores da construção de aprendizagens. Os resultados permitiram refletir acerca da postura tanto dos alunos quanto do professor no desenvolvimento do cotidiano da sala de aula, valorizando os diversos ambientes sociais como espaços de aprendizagens e priorizando a atuação da criança como desveladora de seus próprios saberes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-02-26T01:30:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1019
url http://hdl.handle.net/10400.13/1019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129906910593024