O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1019 |
Resumo: | Este estudo pleiteia a discussão acerca do conhecimento concreto da criança que aprende com mais autonômia, como ferramenta indispensável para construir práticas pedagógicas inovadoras, tendo o docente como seu mediador. No intuito de compreender a inovação pedagógica o locus pesquisado foi o Grupo Escolar Luís Viana Filho localizada no município de Ibirapitanga - Bahia - Brasil, na tentativa de compreender os saberes e as práxis utilizadas como valorização do saber científico. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, na qual se compreende a criança e o docente como sujeitos protagonistas do processo de construção efetiva de saberes, percebendo a importância da escola como um dos ambientes propiciadores da construção de aprendizagens. Os resultados permitiram refletir acerca da postura tanto dos alunos quanto do professor no desenvolvimento do cotidiano da sala de aula, valorizando os diversos ambientes sociais como espaços de aprendizagens e priorizando a atuação da criança como desveladora de seus próprios saberes. |
id |
RCAP_47205b15e907e7cc84c8f6b980a67c5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1019 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível?Conhecimento concretoCriançaAmbientes de aprendizagemApredizagem significativaEscolaInovação pedagógicaCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Centro de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo pleiteia a discussão acerca do conhecimento concreto da criança que aprende com mais autonômia, como ferramenta indispensável para construir práticas pedagógicas inovadoras, tendo o docente como seu mediador. No intuito de compreender a inovação pedagógica o locus pesquisado foi o Grupo Escolar Luís Viana Filho localizada no município de Ibirapitanga - Bahia - Brasil, na tentativa de compreender os saberes e as práxis utilizadas como valorização do saber científico. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, na qual se compreende a criança e o docente como sujeitos protagonistas do processo de construção efetiva de saberes, percebendo a importância da escola como um dos ambientes propiciadores da construção de aprendizagens. Os resultados permitiram refletir acerca da postura tanto dos alunos quanto do professor no desenvolvimento do cotidiano da sala de aula, valorizando os diversos ambientes sociais como espaços de aprendizagens e priorizando a atuação da criança como desveladora de seus próprios saberes.Rodrigues, LilianaGuimarães, Elias LinsDigitUMaFernandes, Pollianna Fonseca2016-02-26T01:30:10Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:44Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:43.872097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível? |
title |
O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível? |
spellingShingle |
O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível? Fernandes, Pollianna Fonseca Conhecimento concreto Criança Ambientes de aprendizagem Apredizagem significativa Escola Inovação pedagógica Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Centro de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível? |
title_full |
O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível? |
title_fullStr |
O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível? |
title_full_unstemmed |
O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível? |
title_sort |
O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível? |
author |
Fernandes, Pollianna Fonseca |
author_facet |
Fernandes, Pollianna Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Liliana Guimarães, Elias Lins DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Pollianna Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento concreto Criança Ambientes de aprendizagem Apredizagem significativa Escola Inovação pedagógica Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Centro de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Conhecimento concreto Criança Ambientes de aprendizagem Apredizagem significativa Escola Inovação pedagógica Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Centro de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este estudo pleiteia a discussão acerca do conhecimento concreto da criança que aprende com mais autonômia, como ferramenta indispensável para construir práticas pedagógicas inovadoras, tendo o docente como seu mediador. No intuito de compreender a inovação pedagógica o locus pesquisado foi o Grupo Escolar Luís Viana Filho localizada no município de Ibirapitanga - Bahia - Brasil, na tentativa de compreender os saberes e as práxis utilizadas como valorização do saber científico. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, na qual se compreende a criança e o docente como sujeitos protagonistas do processo de construção efetiva de saberes, percebendo a importância da escola como um dos ambientes propiciadores da construção de aprendizagens. Os resultados permitiram refletir acerca da postura tanto dos alunos quanto do professor no desenvolvimento do cotidiano da sala de aula, valorizando os diversos ambientes sociais como espaços de aprendizagens e priorizando a atuação da criança como desveladora de seus próprios saberes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2016-02-26T01:30:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1019 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129906910593024 |