Carl Philipp Emanuel Bach: as peças de carácter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Maria Cândida Cunha da Rosa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9368
Resumo: Relatório de projeto - Mestrado em Música
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spelling Carl Philipp Emanuel Bach: as peças de carácterCarl Philipp Emanuel BachPós - BarrocoPeças de CarácterRelatório de projeto - Mestrado em MúsicaNa escolha deste tema para o projecto que venho agora apresentar, terá também contribuído o facto de ser uma grande admiradora da obra de Bach, e de ter por este compositor uma afinidade muito especial. Quanto mais conheço e toco a sua música, mais me surpreende e me fascina. Além da minha motivação pessoal, julgo que ainda há muito a fazer a respeito deste grande compositor, que parece ter sido algo incompreendido e até, de certa maneira, maltratado, ao longo da História da Música. Os estudos sobre a obra de Bach também são recentes, tendo como marco a obra C.P. E. Bach Studies de Stephen L. Clark que, há cerca de trinta anos, por ocasião dos 200 anos da sua morte (1988), reuniu e publicou vários ensaios sobre o compositor. Desde então, os estudos que se têm vindo a realizar sobre a sua obra, têm revelado aspectos deveras interessantes, mostrando uma forte ligação às correntes estéticas e culturais do seu tempo, muito rico em inovação e exploração de novos rumos para as artes. Injustamente, foi visto por alguns como um mero compositor de transição, com um estilo ainda não definido. Talvez todo este movimento de redescoberta da sua obra venha ajudar a repor Bach no lugar de destaque que merece no panorama musical do período pós - Barroco, situando-o ao lado dos grandes compositores que marcaram decisivamente o curso da História da Música. Voltando ao repertório, as Peças de Carácter ainda não foram gravadas na sua totalidade e os instrumentos usados nas gravações editadas são apenas o clavicórdio e o fortepiano. Pretendo, com o meu recital, demonstrar que a abordagem destas peças em cravo é um interessante desafio para o intérprete, possibilitando revelar um vasto leque do colorido sonoro e capacidades expressivas do instrumento.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaCastro, Ana MafaldaRosa, Joaquim CarmeloRCIPLMatos, Maria Cândida Cunha da Rosa2019-01-28T17:07:24Z2011-122011-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9368TID:201710056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:58Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:57.215383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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