Projeto de cubo de tração para bicicleta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Pedro Miguel de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/40323
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o desempenho e os benefícios dos cubos de tração para a bicicleta, explorando a sua influência na experiência de pedalada, eficiência energética e desempenho geral. Os cubos são dispositivos mecânicos instalados nas rodas das bicicletas, projetados para otimizar a transferência de potência do ciclista para a roda, resultando numa pedalada mais eficiente e suave. A dissertação inicia-se com uma revisão abrangente dos diferentes tipos de cubos de tração disponíveis do mercado, incluindo os sistemas de engrenagem interna, como tecnologias com sistema ratchet e pawl. Serão discutidas as caraterísticas específicas de cada tipo de cubo, bem como os princípios fundamentais do seu funcionamento. O objetivo desta dissertação é apresentar um cubo de tração diferente dos existentes no mercado atual. Será discutida a importância das bicicletas comunitárias como parte integrante da mobilidade sustentável, destacando seu papel na promoção de deslocamentos ecologicamente corretos. Além disso, será abordada a relevância dos cubos de tração como área de pesquisa e desenvolvimento, considerando sua função essencial na transmissão do movimento dos pedais para a roda traseira. Essa análise contextualiza a necessidade contínua de aprimoramento tecnológico das bicicletas, impulsionando a busca por soluções mais eficientes e sustentáveis para a mobilidade urbana. Com base no conhecimento teórico consolidado, e tendo em consideração as patentes existentes, será proposto um conceito final para o cubo de tração. Neste novo cubo, o efeito de engate será feito por dois ímanes, ao invés de uma mola de pressão. Essa nova abordagem magnética com força de repulsão substitui o rumo tradicional, oferecendo uma conexão mais segura, silenciosa e instantânea dos anéis dentados. Ao longo da dissertação, serão abordados o dimensionamento detalhado dos anéis dentados e a análise das tensões e torção nos dentes coaxiais e horizontais do cubo de tração. Será avaliada também a força magnética total exercida pelos anéis magnéticos quando os dentes horizontais estiverem acoplados, bem como os cálculos de segurança nos rolamentos e análise de carga no veio, de maneira a prever se o veio suporta as variações nas condições de operação e aumentar a durabilidade do cubo. O objetivo é verificar se o veio é capaz de suportar as tensões do cubo de tração e do peso do conjunto ciclista-bicicleta, além de analisar se os rolamentos utilizados são adequados para as velocidades pretendidas em diferentes terrenos. Visando a melhorar ainda mais o cubo de tração projetado e proporcionar uma pedalada mais eficiente, confortável e satisfatória aos ciclistas serão apresentadas sugestões para futuras pesquisas.
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Ao longo da dissertação, serão abordados o dimensionamento detalhado dos anéis dentados e a análise das tensões e torção nos dentes coaxiais e horizontais do cubo de tração. Será avaliada também a força magnética total exercida pelos anéis magnéticos quando os dentes horizontais estiverem acoplados, bem como os cálculos de segurança nos rolamentos e análise de carga no veio, de maneira a prever se o veio suporta as variações nas condições de operação e aumentar a durabilidade do cubo. O objetivo é verificar se o veio é capaz de suportar as tensões do cubo de tração e do peso do conjunto ciclista-bicicleta, além de analisar se os rolamentos utilizados são adequados para as velocidades pretendidas em diferentes terrenos. Visando a melhorar ainda mais o cubo de tração projetado e proporcionar uma pedalada mais eficiente, confortável e satisfatória aos ciclistas serão apresentadas sugestões para futuras pesquisas.The present work aims to analyze the performance and benefits of traction hubs for bicycles, exploring their influence on the riding experience, energy efficiency, and overall performance. Hubs are mechanical devices installed in bicycle wheels, designed to optimize the transfer of power from the cyclist to the wheel, resulting in a more efficient and smooth pedaling experience. The dissertation begins with a comprehensive review of different types of traction hubs available in the market, including internal gear systems such as ratchet and pawl technologies. The specific characteristics of each hub type will be discussed, along with the fundamental principles of their operation. Based on consolidated theoretical knowledge, considering existing patents as well as other commercial models, a final concept for the traction hub is proposed. In this new mechanism, the engagement effect is achieved through the use of two magnets instead of a pressure spring. This novel magnetic approach with repulsive force replaces the traditional pawl system, offering a more secure, silent, and instantaneous connection of the toothed rings. Throughout the dissertation, detailed dimensioning of the toothed rings and analysis of tensions and torsion on the coaxial and horizontal teeth of the traction hub will be addressed. The total magnetic force exerted by the magnetic rings when the horizontal teeth are engaged will be evaluated, along with safety calculations for the bearings and analysis of the load on the shaft, in order to assess whether the shaft can withstand variations in operating conditions and increase the durability of the hub. The objective is to verify whether the shaft can withstand the stresses exerted by the traction hub and the weight of the cyclist-bicycle assembly, as well as to analyze whether the selected bearings are suitable for the desired speeds on different terrains. In order to further enhance the designed traction hub and provide a more efficient, comfortable, and satisfying cycling experience, suggestions for future research will be presented.2024-01-29T11:03:36Z2023-09-25T00:00:00Z2023-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40323engDias, Pedro Miguel de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:19:02Zoai:ria.ua.pt:10773/40323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:23.605267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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