Ensinar diferente para todos aprenderem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Laura Mateus
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinto, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/159339
Resumo: UIDB/00657/2020 UIDP/00657/2020
id RCAP_474028c873e9440240ed8c8d1cc0c1c7
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/159339
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar diferente para todos aprenderemUm estudo sobre a gestão organizacional e curricular no ensino profissionalManagementCurriculumProfessional trainingQualityInnovationFormação profissionalQualidadeInovaçãoGestãoCurrículoUIDB/00657/2020 UIDP/00657/2020Este estudo tem como objetivo compreender como é que uma escola profissional se organiza na sua redescoberta sobre o papel e essência da escola, para em termos organizacionais e de gestão do currículo ajudar a construir pessoas com pessoas. Neste sentido, pretende-se demonstrar, através da análise de um caso particular, que a formação orientada para a melhor e mais adequada construção do saber, dotada de uma flexibilidade curricular, é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de profissionais de excelência. Partindo-se de uma metodologia qualitativa e interpretativa, foi feito um questionário dirigido aos alunos para analisar em profundidade a dinâmica das aulas e das mobilidades de formação, assim como entrevistas a diferentes atores da escola. Os resultados do estudo mostram como uma escola técnica profissional trabalha o currículo em função das aprendizagens essenciais e do perfil do aluno que deseja coconstruir. Paralelamente, apresenta o currículo visto pelas alunas do curso de Técnico de Apoio à Infância (TAI), cujos conteúdos são geridos em função dos objetivos e da construção do perfil do aluno. This study’s goal is to understand how a professional school is organized in its re-discovery on the role and essence of school, so that in organizational terms and of curriculum management it helps building people with people. In this sense, we aim to show, through the analysis of a particular case, whichguided training towards a better and more suited construction of knowledge, gifted of curricular flexibility, as an essential tool to the development of distinction professionals. Starting from a qualitative and interpretative methodology, a quiz directed at students has been made in order to analyse in depth the dynamic of classes and of training diversities. Interviews to different school staff members have also been made. The results of the study show that a professional technical school works the curriculum towards essential learning skills and profile of the student it wishes to cobuild. At the same time, it presents the curriculum seen by the students of the course of Childhood Support Technician (TAI), in which the contents are managed according to the goals and the building of the student’s profile.Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT - NOVA FCSH)RUNFonseca, Laura MateusPinto, Jorge2023-10-27T22:21:52Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article17application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/159339por1647-3078PURE: 74734185https://doi.org/10.60546/mo.v9i2.321info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:41:47Zoai:run.unl.pt:10362/159339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:57:29.687548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar diferente para todos aprenderem
Um estudo sobre a gestão organizacional e curricular no ensino profissional
title Ensinar diferente para todos aprenderem
spellingShingle Ensinar diferente para todos aprenderem
Fonseca, Laura Mateus
Management
Curriculum
Professional training
Quality
Innovation
Formação profissional
Qualidade
Inovação
Gestão
Currículo
title_short Ensinar diferente para todos aprenderem
title_full Ensinar diferente para todos aprenderem
title_fullStr Ensinar diferente para todos aprenderem
title_full_unstemmed Ensinar diferente para todos aprenderem
title_sort Ensinar diferente para todos aprenderem
author Fonseca, Laura Mateus
author_facet Fonseca, Laura Mateus
Pinto, Jorge
author_role author
author2 Pinto, Jorge
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT - NOVA FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Laura Mateus
Pinto, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Management
Curriculum
Professional training
Quality
Innovation
Formação profissional
Qualidade
Inovação
Gestão
Currículo
topic Management
Curriculum
Professional training
Quality
Innovation
Formação profissional
Qualidade
Inovação
Gestão
Currículo
description UIDB/00657/2020 UIDP/00657/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-10-27T22:21:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/159339
url http://hdl.handle.net/10362/159339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3078
PURE: 74734185
https://doi.org/10.60546/mo.v9i2.321
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 17
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138157535428608