Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Quinta do Marquês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Páscoa, Henrique Manuel Cardoso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29938
Resumo: A ambição do ser humano de alcançar os seus objetivos, conseguindo assim promover e potenciar o seu crescimento, é algo que se tornou intrínseco da sua natureza. Com efeito, é o que se verificou durante o meu próprio desenvolvimento enquanto ser humano, sendo que esta experiência de estágio pedagógico permitiu, através de uma panóplia de vivências ao longo de ano, a minha evolução pessoal e profissional enquanto professor estagiário, conduzindo a uma maior competência, sempre com a pretensão de alcançar a excelência. Este relatório centrou-se na atividade de estágio pedagógico ocorrida na Escola Secundária Quinta do Marquês, onde foram descritas todas as vivências ocorridas ao longo do ano letivo, conciliando sempre a dimensão reflexiva com a dimensão teórica inerentes a todo o processo de desenvolvimento do professor estagiário. Nele estão presentes as relações interpessoais construídas nas diferentes dimensões que a escola oferece ao professor, mas também a procura da cooperação nestas relações, tendo em vista o objetivo comum de dinamização da escola e de toda a sua comunidade. Os pilares desta atividade assentam no percurso realizado nas quatro áreas de formação que compõem o estágio pedagógico, procurando interligar todas as experiências vivenciadas, em cada uma, com vista à preparação e potencialização das competências do bom professor de Educação Física. Esta caminhada permitiu-me avaliar o meu crescimento, mas em simultâneo requereu muito de mim, sempre tendo em vista o aprimoramento de todo o meu saber no que diz respeito ao papel interventivo da escola para os seus alunos e professores. Serão explicitadas todas as funções desempenhadas e decisões tomadas neste ano de aprendizagem, que foi o estágio pedagógico, nas diferentes áreas, bem como toda a consciencialização que foi necessário obter, na perceção das responsabilidades da figura do professor enquanto modelo para os seus alunos.
id RCAP_4742eb480c7de867a3456c53a52bf8e6
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29938
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Quinta do MarquêsEstágioEducação FísicaEtapas de formaçãoFormação InicialEvoluçãoAprendizagemDesporto EscolarDireção de TurmaTrabalho CooperativoCultura de EscolaInternshipPhysical EducationFormation stagesInitial FormationEvolutionLearningSchool SportClass ManagementCooperative WorkSchool CultureDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA ambição do ser humano de alcançar os seus objetivos, conseguindo assim promover e potenciar o seu crescimento, é algo que se tornou intrínseco da sua natureza. Com efeito, é o que se verificou durante o meu próprio desenvolvimento enquanto ser humano, sendo que esta experiência de estágio pedagógico permitiu, através de uma panóplia de vivências ao longo de ano, a minha evolução pessoal e profissional enquanto professor estagiário, conduzindo a uma maior competência, sempre com a pretensão de alcançar a excelência. Este relatório centrou-se na atividade de estágio pedagógico ocorrida na Escola Secundária Quinta do Marquês, onde foram descritas todas as vivências ocorridas ao longo do ano letivo, conciliando sempre a dimensão reflexiva com a dimensão teórica inerentes a todo o processo de desenvolvimento do professor estagiário. Nele estão presentes as relações interpessoais construídas nas diferentes dimensões que a escola oferece ao professor, mas também a procura da cooperação nestas relações, tendo em vista o objetivo comum de dinamização da escola e de toda a sua comunidade. Os pilares desta atividade assentam no percurso realizado nas quatro áreas de formação que compõem o estágio pedagógico, procurando interligar todas as experiências vivenciadas, em cada uma, com vista à preparação e potencialização das competências do bom professor de Educação Física. Esta caminhada permitiu-me avaliar o meu crescimento, mas em simultâneo requereu muito de mim, sempre tendo em vista o aprimoramento de todo o meu saber no que diz respeito ao papel interventivo da escola para os seus alunos e professores. Serão explicitadas todas as funções desempenhadas e decisões tomadas neste ano de aprendizagem, que foi o estágio pedagógico, nas diferentes áreas, bem como toda a consciencialização que foi necessário obter, na perceção das responsabilidades da figura do professor enquanto modelo para os seus alunos.The quest of human beings to achieve their goals, thus managing to promote and allow their growth, is something that has become intrinsic in their nature. This was applied during my own development as a human being, and this experience allowed, through a wide range of experiences throughout the year, my personal and professional development as a trainee teacher, leading to greater competence, always with the ambition to achieve excellence. This report is based on the pedagogical internship activity that took place at Escola Secundária Quinta do Marquês, where all the experiences that occurred throughout the school year were described, always reconciling the reflective dimension with the theoretical dimension of the entire development process of the trainee teacher. In this are present the interpersonal relationships formed in the different dimensions that the school offers to the teacher, but also the search for the cooperation of these relationships with a view to the common objective of dynamizing the school and its entire community. The pillars of this activity are based on the route taken by the four training areas that make up the pedagogical internship, seeking to interconnect all the experiences obtained, in each one, with a view to preparing and enhancing the good Physical Education teacher. This journey allowed me to assess my growth, but at the same time it demanded a lot from me, always with a view to leveraging all my knowledge with regard to the intervening role of the school for its students and teachers. All functions and decisions made in this year of learning, which was the pedagogical internship, in the different areas will be explained, as well as all the awareness that was necessary to obtain, in the perception of the teacher's responsibilities as a model for their students.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaPáscoa, Henrique Manuel Cardoso2024-01-25T10:27:44Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29938TID:203452720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:34:08Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:22.626019Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Quinta do Marquês
title Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Quinta do Marquês
spellingShingle Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Quinta do Marquês
Páscoa, Henrique Manuel Cardoso
Estágio
Educação Física
Etapas de formação
Formação Inicial
Evolução
Aprendizagem
Desporto Escolar
Direção de Turma
Trabalho Cooperativo
Cultura de Escola
Internship
Physical Education
Formation stages
Initial Formation
Evolution
Learning
School Sport
Class Management
Cooperative Work
School Culture
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Quinta do Marquês
title_full Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Quinta do Marquês
title_fullStr Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Quinta do Marquês
title_full_unstemmed Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Quinta do Marquês
title_sort Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Quinta do Marquês
author Páscoa, Henrique Manuel Cardoso
author_facet Páscoa, Henrique Manuel Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Páscoa, Henrique Manuel Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Educação Física
Etapas de formação
Formação Inicial
Evolução
Aprendizagem
Desporto Escolar
Direção de Turma
Trabalho Cooperativo
Cultura de Escola
Internship
Physical Education
Formation stages
Initial Formation
Evolution
Learning
School Sport
Class Management
Cooperative Work
School Culture
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio
Educação Física
Etapas de formação
Formação Inicial
Evolução
Aprendizagem
Desporto Escolar
Direção de Turma
Trabalho Cooperativo
Cultura de Escola
Internship
Physical Education
Formation stages
Initial Formation
Evolution
Learning
School Sport
Class Management
Cooperative Work
School Culture
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A ambição do ser humano de alcançar os seus objetivos, conseguindo assim promover e potenciar o seu crescimento, é algo que se tornou intrínseco da sua natureza. Com efeito, é o que se verificou durante o meu próprio desenvolvimento enquanto ser humano, sendo que esta experiência de estágio pedagógico permitiu, através de uma panóplia de vivências ao longo de ano, a minha evolução pessoal e profissional enquanto professor estagiário, conduzindo a uma maior competência, sempre com a pretensão de alcançar a excelência. Este relatório centrou-se na atividade de estágio pedagógico ocorrida na Escola Secundária Quinta do Marquês, onde foram descritas todas as vivências ocorridas ao longo do ano letivo, conciliando sempre a dimensão reflexiva com a dimensão teórica inerentes a todo o processo de desenvolvimento do professor estagiário. Nele estão presentes as relações interpessoais construídas nas diferentes dimensões que a escola oferece ao professor, mas também a procura da cooperação nestas relações, tendo em vista o objetivo comum de dinamização da escola e de toda a sua comunidade. Os pilares desta atividade assentam no percurso realizado nas quatro áreas de formação que compõem o estágio pedagógico, procurando interligar todas as experiências vivenciadas, em cada uma, com vista à preparação e potencialização das competências do bom professor de Educação Física. Esta caminhada permitiu-me avaliar o meu crescimento, mas em simultâneo requereu muito de mim, sempre tendo em vista o aprimoramento de todo o meu saber no que diz respeito ao papel interventivo da escola para os seus alunos e professores. Serão explicitadas todas as funções desempenhadas e decisões tomadas neste ano de aprendizagem, que foi o estágio pedagógico, nas diferentes áreas, bem como toda a consciencialização que foi necessário obter, na perceção das responsabilidades da figura do professor enquanto modelo para os seus alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-25T10:27:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29938
TID:203452720
url http://hdl.handle.net/10400.5/29938
identifier_str_mv TID:203452720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137068517949440