Consumo de música : os social media e os serviços de streaming

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Luís Filipe da Mata
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10684
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_47488ffcaef76687b37087f788ca73ef
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10684
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Consumo de música : os social media e os serviços de streamingMarketingConsumo hedónicoMúsicaSocial mediaStreamingRedes sociaisHedonic consumptionMusicSocial networksMestrado em MarketingA indústria da música obteve, durante décadas, lucros multimilionários do consumo de cópias físicas de obras musicais e não do consumo de música em si, uma vez que o consumo não implica a compra de música. No início deste século, o desenvolvimento de novas tecnologias e estratégias de distribuição e promoção de conteúdos, contribuiu para uma transformação tremenda da indústria de música e dos hábitos de consumo. Atualmente, as vendas de cópias físicas e de downloads legais de música continuam em queda, enquanto as plataformas de streaming apresentam subidas vertiginosas de quota de mercado. Ao mesmo tempo, o mundo assiste à massificação dos social media e, em particular, das redes sociais. Este estudo analisa vários fatores motivadores do consumo de música, estudando a sua influência no uso de redes sociais e de serviços de streaming, em específico. Estuda também a forma como a utilização dessas plataformas afeta o consumo de música atual, em particular na pré-disposição do consumidor em receber sugestões sobre nova música. A proposta final apresentada é a de que, possivelmente, os consumidores raramente procuram artistas ou música nas redes sociais, mas recorrem consistentemente aos serviços de streaming para o mesmo fim. Por outro lado, as características sociais e de comunidade em plataformas de streaming poderão aumentar a pré-disposição em ouvir nova música sugerida pelo serviço.For decades, the music industry made millions in profits with the consumption of physical copies of musical works and not with the consumption of music itself - people can listen to music without buying a physical copy. Earlier this century, the development of new technologies and distribution strategies of musical content contributed to a tremendous transformation of the music industry and consumer habits. Now the sales of physical copies and legal downloads of music continue to fall, while streaming platforms have enormous increases in market share. Meanwhile, the world watches the massification of social media and social networking websites. This study analyzes the motivating factors for music consumption, and studies its influence in the use of social networking and streaming services. It also studies how the use of these platforms can affect music consumption habits, particularly in consumer pre-disposition to receive suggestions on new music. This work states that, possibly, consumers rarely look for artists or music on social networks, but consistently turn to streaming services for the same purpose. On the other hand, social and community features in streaming platforms may enhance the pre-disposition to hear new music suggested by the service.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaNunes, Luís Filipe da Mata2016-01-18T11:21:36Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10684porNunes, Luís Filipe da Mata (2015). "Consumo de música : os social media e os serviços de streaming". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:58Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:06.425738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Consumo de música : os social media e os serviços de streaming
title Consumo de música : os social media e os serviços de streaming
spellingShingle Consumo de música : os social media e os serviços de streaming
Nunes, Luís Filipe da Mata
Marketing
Consumo hedónico
Música
Social media
Streaming
Redes sociais
Hedonic consumption
Music
Social networks
title_short Consumo de música : os social media e os serviços de streaming
title_full Consumo de música : os social media e os serviços de streaming
title_fullStr Consumo de música : os social media e os serviços de streaming
title_full_unstemmed Consumo de música : os social media e os serviços de streaming
title_sort Consumo de música : os social media e os serviços de streaming
author Nunes, Luís Filipe da Mata
author_facet Nunes, Luís Filipe da Mata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Helena Martins
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Luís Filipe da Mata
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Consumo hedónico
Música
Social media
Streaming
Redes sociais
Hedonic consumption
Music
Social networks
topic Marketing
Consumo hedónico
Música
Social media
Streaming
Redes sociais
Hedonic consumption
Music
Social networks
description Mestrado em Marketing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-18T11:21:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10684
url http://hdl.handle.net/10400.5/10684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nunes, Luís Filipe da Mata (2015). "Consumo de música : os social media e os serviços de streaming". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131053530546176