GOODBYE: processos de criação coreográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16296 |
Resumo: | Relatório Final de Projeto apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais na Especialidade em Coreografia |
id |
RCAP_474ac3044dfa0cc62aab2a123a7e469a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16296 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
GOODBYE: processos de criação coreográficaProcessos coreográficos contemporâneosCorpoImprovisaçãoIntérpreteEsqueleto criativoContemporary choreographic processesBodyImprovisationPerformerCreative skeletonRelatório Final de Projeto apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais na Especialidade em CoreografiaO projeto Goodbye na especialidade de coreografia foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (MCCPP) ministrado pela Escola Superior de Dança 2022/2023. O mesmo teve início com a criação de dois exercícios coreográficos, divididos em duas fases, para os alunos de escolas artísticas. A primeira teve como intérpretes os alunos do primeiro ano do ensino artístico - secundário do Balleteatro, no Porto, com o título Goodbye my love, Goodbye. A segunda fase incidiu nos alunos do primeiro e segundo ano do curso de Intérprete de Dança Contemporânea no Performact em Torres Vedras, com o título G o o d bye, BASILIC. Em ambos os grupos, a pesquisa artística parte do conceito de despedida, tendo por base a partilha de relatos e/ou histórias deste(s) momento(s), procurando também a intervenção pessoal dos intérpretes. O trabalho centra-se na exploração do tempo e a sua relação com o corpo e o espaço, num momento de reflexão. Uma despedida coletiva. O corpo como veículo de sentimentos, emoções e memórias. A insistência, a repetição, a exaustão e descoberta através do corpo em movimento. Neste sentido, foi possível experienciar processos diferentes partindo de um lugar-comum. Perceber a derivação dos materiais em cada um dos grupos e seus contextos académicos e profissionais, encontrando novas questões no campo artístico e modos de operar. O projeto desenvolveu-se, criou a sua matéria e encontrou questões teóricas em torno da criação coreográfica contemporânea, nomeadamente sobre processos de improvisação e sobre o lugar do intérprete nas práticas coreográficas atuais. Quais são as práticas coreográficas da atualidade? De onde vêm e para onde vão? Procura-se o enquadramento das questões dos coreógrafos/artistas em torno dos elementos que constituem o processo criativo para um fim (ou início?) – a obra. É necessário fazer um zoom out, olhar todas estas questões e pensamentos com um certo distanciamento, para depois entrar em zoom in numa perspetiva mais próxima e pormenorizada da dança. Por fim, procura-se identificar um dispositivo como desbloqueador para a criação, intitulando-se: esqueleto criativo. Dentro dele pretende-se dissecar e maturar os ossos que o compõem. Evoca-se a análise do corpo do Balleteatro e o corpo do Performact, encontrando preocupações e ossos comuns, pontos de contacto e ligação e ainda lugares que se distanciam. Como é que um esqueleto encontra novos corpos?ABSTRACT - Goodbye is a project developed in the context of the Master in Choreographic Creation and Professional Practice (MCCPP) of Escola Superior de Dança 2022/2023. The starting point focused on two choreographic exercises, divided into two phases, with students of dance institutions. The first round was performed by the first-year students enrolled in the performing arts high school Balleteatro, based in Oporto, with the title Goodbye my love, Goodbye. The second one for the students of the contemporary dance performer’s course at Performact, located in Torres Vedras, with the title G o o d bye, BASILIC. The artistic research started, for both groups, from the concept of farewell, based on sharing of the reports along with descriptions of moments. Seeking for the personal intervention of the performers. The work focuses on the exploration of time and its relationship with body and space, in a moment of reflection. A collective farewell. The body as a vehicle for feelings, emotions and memories. The persistence, the repetition, the exhaustion, the repetition, together with the discovery through the body in movement. In this regard, it was possible to experience different processes starting from a common place. To understand the derivation of materials in each group with their academic and professional contexts, finding new questions in the artistic field and new forms of operating. The project developed, created its content, and encountered theoretical questions around contemporary choreographic creation, namely about improvisation processes and the place of the interpreter in current choreographic practices: What are the choreographic practices of today? Where do they come from and where are they going? We look for the framing of questions from choreographers-artists around the elements that constitute the creative process towards an end (beginning?) - work. It’s necessary to zoom out, to look at all these questions and thoughts with a certain distance, and then zoom in into a closer and more detailed perspective of the dance. At last, we search to identify a mechanism to unlock the creation, entitled: creative skeleton. Within which the intention is to dissect and mature the bones that compose it. We evoke the analysis of the Balleteatro and Performact’s bodies, finding common concerns and bones, points of contact and connections, as well as places that separate. How does a skeleton find new bodies?Instituto Politécnico de LisboaEscola Superior de DançaXavier, MadalenaRCIPLAlpuim, Andreia2023-07-11T14:29:01Z2023-062023-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16296TID:203330200porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:51.703611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
GOODBYE: processos de criação coreográfica |
title |
GOODBYE: processos de criação coreográfica |
spellingShingle |
GOODBYE: processos de criação coreográfica Alpuim, Andreia Processos coreográficos contemporâneos Corpo Improvisação Intérprete Esqueleto criativo Contemporary choreographic processes Body Improvisation Performer Creative skeleton |
title_short |
GOODBYE: processos de criação coreográfica |
title_full |
GOODBYE: processos de criação coreográfica |
title_fullStr |
GOODBYE: processos de criação coreográfica |
title_full_unstemmed |
GOODBYE: processos de criação coreográfica |
title_sort |
GOODBYE: processos de criação coreográfica |
author |
Alpuim, Andreia |
author_facet |
Alpuim, Andreia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Xavier, Madalena RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alpuim, Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos coreográficos contemporâneos Corpo Improvisação Intérprete Esqueleto criativo Contemporary choreographic processes Body Improvisation Performer Creative skeleton |
topic |
Processos coreográficos contemporâneos Corpo Improvisação Intérprete Esqueleto criativo Contemporary choreographic processes Body Improvisation Performer Creative skeleton |
description |
Relatório Final de Projeto apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais na Especialidade em Coreografia |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-11T14:29:01Z 2023-06 2023-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16296 TID:203330200 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16296 |
identifier_str_mv |
TID:203330200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133511509082112 |