O estudo da peça The Roots de Kader Attou como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Joana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16610
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_48c963ff45df9112fe605efb5d1c3fae
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16610
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O estudo da peça The Roots de Kader Attou como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográficaComposição coreográficaDança contemporâneaHip hopImprovisaçãoChoreographic compositionContemporary danceHip hopImprovisationRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaPretende o presente documento representar o relato da prática de estágio, prevista nas Unidades Curriculares de Estágio I e II do Mestrado em Ensino de Dança (10ª edição), Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio em questão foi executado no Balleteatro Escola Profissional com as turmas A e B do 2º ano do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea. Partindo da lecionação no contexto da disciplina de Dança Contemporânea, e em conformidade comos conteúdos programáticos damesma, utilizamos a peça de repertório The Roots de Kader Attou (2013) como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográfica dos alunos. Objetivou-se a potenciação das competências de improvisação e posteriormente composição tendo como base de movimento os pontos em comum entre a dança contemporânea e o Hip Hop. Sendo esta uma peça onde foram fundidos (entre outros) os estilos de dança mencionados, foram transmitidos conteúdos técnicos destes dois vocabulários, aumentando assim o léxico de movimento dos alunos. Utilizamos como método de composição coreográfica o conceito de I.D.E.A. desenvolvido por Lavender (2006) combinado com várias ferramentas de improvisação e manipulação de movimento e o modelo didático-democrático de Butterworth (2009). Durante as aulas abordamos conceitos adjacentes à Cultura Hip Hop, tais como freestyle e cypher com vista à familiarização por parte dos alunos com a génese de uma Cultura que se tornou comercial e muitas vezes subvalorizada no âmbito da dança. Relativamente à metodologia de investigação optamos pela investigação-ação, de modo a podermos adotar uma prática reflexiva constante e os instrumentos de recolha de dados que utilizamos foram questionários, diários de bordo e registos de vídeo. Através da análise de todo o projeto e dos resultados obtidos concluiu-se que, ao utilizarmos uma peça de repertório como estímulo, conseguimos melhorar significativamente tanto a vontade como a capacidade para improvisação e composição dos alunos. Concluiu-se ainda que disponibilizar aos alunos o contacto com outro tipo de vocabulário auxilia na melhoria das suas aptidões criativas e performativas.ABSTRACT - This document is intended to represent the report of the internship practice, foreseen in Internship I and II curricular units of the Master's Degree in Dance Teaching (10th edition), Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. The internship was implemented at Balleteatro Escola Profissional with classes A and B of the 2nd grade of the Professional Contemporary Dance Interpreter Course. Starting from teaching in the context of the Contemporary Dance discipline, and in accordance with its syllabus, we utilized the repertoire piece “The Roots” by Kader Attou (2013) as a stimulus for the development of students' choreographic composition skills. The goal was to enhance improvisation and composition skills using the common points between contemporary dance and Hip Hop as a movement basis. As this is a piece where the mentioned styles were fused, technical contents of these two vocabularies were transmitted, thus increasing the students' movement lexicon. We use the concept of I.D.E.A as a choreographic method. developed by Lavender (2006) combined with several improvisation and movement manipulation tools and Butterworth’s didaticdemocratic model. During the classes we addressed concepts related to Hip Hop Culture, such as freestyle and cypher in order to familiarize students with the genesis of a Culture that has become commercial and often undervalued in the context of dance. Regarding the research methodology, we opted for Action-Research, so that we could adopt a constant reflective practice, and the data collection instruments we chose were questionnaires, logbooks and video recordings. Through the analysis of the entire project and the results obtained, it was concluded that by using a repertoire piece as a stimulus, we were able to significantly improve both the desire for and the students' ability to improvise and compose. It was also concluded that providing students with contact with different types of vocabulary helps to improve their creative and performative skills.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaBentes, AméliaRCIPLRodrigues, Joana2023-11-10T10:46:48Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16610TID:203396030porRodrigues, J. (2023). O estudo da peça The Roots de Kader Attou como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográfica. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dançainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T02:15:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:36.018306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O estudo da peça The Roots de Kader Attou como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográfica
title O estudo da peça The Roots de Kader Attou como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográfica
spellingShingle O estudo da peça The Roots de Kader Attou como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográfica
Rodrigues, Joana
Composição coreográfica
Dança contemporânea
Hip hop
Improvisação
Choreographic composition
Contemporary dance
Hip hop
Improvisation
title_short O estudo da peça The Roots de Kader Attou como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográfica
title_full O estudo da peça The Roots de Kader Attou como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográfica
title_fullStr O estudo da peça The Roots de Kader Attou como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográfica
title_full_unstemmed O estudo da peça The Roots de Kader Attou como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográfica
title_sort O estudo da peça The Roots de Kader Attou como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográfica
author Rodrigues, Joana
author_facet Rodrigues, Joana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bentes, Amélia
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Composição coreográfica
Dança contemporânea
Hip hop
Improvisação
Choreographic composition
Contemporary dance
Hip hop
Improvisation
topic Composição coreográfica
Dança contemporânea
Hip hop
Improvisação
Choreographic composition
Contemporary dance
Hip hop
Improvisation
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-10T10:46:48Z
2023-10
2023-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16610
TID:203396030
url http://hdl.handle.net/10400.21/16610
identifier_str_mv TID:203396030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, J. (2023). O estudo da peça The Roots de Kader Attou como estímulo para o desenvolvimento das capacidades de composição coreográfica. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134991632826368