Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Paula Daniela Teles
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8943
Resumo: O relatório de estágio em análise tem como principal objetivo refletir, de forma crítica e reflexiva, sobre todo o processo de formação da mestranda, mais concretamente sobre os momentos de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, encontram-se presentes, neste relatório, momentos de aquisição de saberes teóricos e de construção de saberes da prática, momentos de reflexão, momentos de colaboração e de avaliação do processo formativo. Este relatório constitui, assim, um documento de construção da identidade profissional docente. No decorrer da sua prática pedagógica, a mestranda desenvolveu competências profissionais resultantes de um processo formativo que permitiu a aquisição de saberes, a experimentação em contexto real, a colaboração entre pares, professor cooperante e supervisor institucional, a reflexão e investigação no sentido da transformação e melhoramento da prática educativa. Assim, assumiu-se uma postura analista e reflexiva, inquiridora e investigativa, de modo a permitir à mestranda agir de forma pedagógica, de modo a promover uma aprendizagem construtivista.
id RCAP_4761928dc57579f05564b8e9484ad552
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8943
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágioPrática-pedagógicaInvestigação-açãoEvolução profissionalPedagogical practiceAction-research processProfessional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório de estágio em análise tem como principal objetivo refletir, de forma crítica e reflexiva, sobre todo o processo de formação da mestranda, mais concretamente sobre os momentos de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, encontram-se presentes, neste relatório, momentos de aquisição de saberes teóricos e de construção de saberes da prática, momentos de reflexão, momentos de colaboração e de avaliação do processo formativo. Este relatório constitui, assim, um documento de construção da identidade profissional docente. No decorrer da sua prática pedagógica, a mestranda desenvolveu competências profissionais resultantes de um processo formativo que permitiu a aquisição de saberes, a experimentação em contexto real, a colaboração entre pares, professor cooperante e supervisor institucional, a reflexão e investigação no sentido da transformação e melhoramento da prática educativa. Assim, assumiu-se uma postura analista e reflexiva, inquiridora e investigativa, de modo a permitir à mestranda agir de forma pedagógica, de modo a promover uma aprendizagem construtivista.The present report in analyse has a main purpose to reflect, in a critical way, about all the student’s process, mainly about moments of Supervised Pedagogical Practice in Pre-School and Elementary School Education. Thus, are present in this work the principal processes that occurred in an evolutional way to the student, as a professional in education. In the path of this practices, the student developed professional skills, consequent of an action-research process, with the main intent of investigating practices, adapting them to the instances in concern and to enhance them having in mind that, along with practice, comes concerning theory, as well as the legal terms in it, during all the said process. Nonetheless, as a way of all the skills emerge, was necessary to proceed for the creation of a yielding conceptual framework, adapted as well to both contexts were the student developed her actions. Along with this pliancy and for a possible process, it was required an analyst and reflective stance, so that it would be possible for the student to act pedagogically in order to promote a constructivist learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosPinto, Carlos Jorge de SáRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMendes, Paula Daniela Teles2016-12-21T15:15:01Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8943TID:201614006porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:37.859459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio
title Relatório de estágio
spellingShingle Relatório de estágio
Mendes, Paula Daniela Teles
Prática-pedagógica
Investigação-ação
Evolução profissional
Pedagogical practice
Action-research process
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio
title_full Relatório de estágio
title_fullStr Relatório de estágio
title_full_unstemmed Relatório de estágio
title_sort Relatório de estágio
author Mendes, Paula Daniela Teles
author_facet Mendes, Paula Daniela Teles
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
Pinto, Carlos Jorge de Sá
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Paula Daniela Teles
dc.subject.por.fl_str_mv Prática-pedagógica
Investigação-ação
Evolução profissional
Pedagogical practice
Action-research process
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática-pedagógica
Investigação-ação
Evolução profissional
Pedagogical practice
Action-research process
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório de estágio em análise tem como principal objetivo refletir, de forma crítica e reflexiva, sobre todo o processo de formação da mestranda, mais concretamente sobre os momentos de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, encontram-se presentes, neste relatório, momentos de aquisição de saberes teóricos e de construção de saberes da prática, momentos de reflexão, momentos de colaboração e de avaliação do processo formativo. Este relatório constitui, assim, um documento de construção da identidade profissional docente. No decorrer da sua prática pedagógica, a mestranda desenvolveu competências profissionais resultantes de um processo formativo que permitiu a aquisição de saberes, a experimentação em contexto real, a colaboração entre pares, professor cooperante e supervisor institucional, a reflexão e investigação no sentido da transformação e melhoramento da prática educativa. Assim, assumiu-se uma postura analista e reflexiva, inquiridora e investigativa, de modo a permitir à mestranda agir de forma pedagógica, de modo a promover uma aprendizagem construtivista.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21T15:15:01Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8943
TID:201614006
url http://hdl.handle.net/10400.22/8943
identifier_str_mv TID:201614006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131391911264256