A educação ambiental na prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pellegrino, Maria Solange Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6743
Resumo: Esta pesquisa tem como questão norteadora investigar de que forma o tema da Educação Ambiental tem sido trabalhado através das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental II da rede estadual de ensino de Jaqueira/PE? Afim de respondermos essa questão estabelecemos como objetivo geral da pesquisa compreender de que maneira a Educação Ambiental (EA) tem sido trabalhada na prática pedagógica do Ensino Fundamental II da Rede Estadual de Ensino da cidade de Jaqueira/PE. Para que esse objetivo fosse alcançado, estabelecemos complementarmente outros que tiveram um alcance mais específicos, como levantar informações sobre as práticas pedagógicas referente à Educação Ambiental; identificar os instrumentos didático-pedagógicos aplicados nas aulas de Educação Ambiental e verificar como os alunos percebem o tema da Educação Ambiental a partir das aulas ministradas sobre o tema. O trabalho está estruturado em duas partes. Na primeira parte apresentamos o problema da investigação e seus objetivos. Também desenvolvemos o percurso metodológico. Para isso apresentamos a tipologia da pesquisa como sendo qualitativa e quantitativa como sendo a que melhor nos propiciou as condições necessárias para o desenvolvimento da pesquisa, identificamos os sujeitos e o lócus da investigação como sendo professores e alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino do município de Jaqueira/PE. Além de apresentar os instrumentos de recolha que foram entrevistas e questionários e os procedimentos de análise de dados utilizados, a análise de conteúdo e análise estatística, como sendo relativos a dimensão qualitativa e quantitativa respectivamente. Por sua vez, na segunda parte do trabalho construímos o enquadramento teórico que subsidiou a discussão do trabalho como também a análise dos dados. Por fim, realizamos a análise e discussão dos resultados dos dados coletados no campo de investigação levando em consideração os objetivos propostos para este estudo e tomando como referencial o enquadramento teórico da investigação. Em notas conclusivas, verificamos que os alunos consideram dinâmicas as práticas pedagógicas dos professores de EA e que estes bons recursos. Um dos critérios apontados pelos professores para essa avaliação positiva de suas práticas pedagógicas é a ênfase na perspectiva interdisciplinar no desempenho de suas aulas, pois essa estratégia tem favorecido o envolvimento dos alunos e o seu maior grau de interesse, o que tem levado a resultados satisfatórios de desempenho desses alunos.
id RCAP_476cacb5b60a7571dea5880273e51bd8
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6743
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação ambiental na prática pedagógicaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOPRÁTICAS PEDAGÓGICASFORMAÇÃO DE PROFESSORESEDUCAÇÃO AMBIENTALBRASILEDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICESTEACHERS EDUCATIONENVIRONMENTAL EDUCATIONBRAZILEsta pesquisa tem como questão norteadora investigar de que forma o tema da Educação Ambiental tem sido trabalhado através das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental II da rede estadual de ensino de Jaqueira/PE? Afim de respondermos essa questão estabelecemos como objetivo geral da pesquisa compreender de que maneira a Educação Ambiental (EA) tem sido trabalhada na prática pedagógica do Ensino Fundamental II da Rede Estadual de Ensino da cidade de Jaqueira/PE. Para que esse objetivo fosse alcançado, estabelecemos complementarmente outros que tiveram um alcance mais específicos, como levantar informações sobre as práticas pedagógicas referente à Educação Ambiental; identificar os instrumentos didático-pedagógicos aplicados nas aulas de Educação Ambiental e verificar como os alunos percebem o tema da Educação Ambiental a partir das aulas ministradas sobre o tema. O trabalho está estruturado em duas partes. Na primeira parte apresentamos o problema da investigação e seus objetivos. Também desenvolvemos o percurso metodológico. Para isso apresentamos a tipologia da pesquisa como sendo qualitativa e quantitativa como sendo a que melhor nos propiciou as condições necessárias para o desenvolvimento da pesquisa, identificamos os sujeitos e o lócus da investigação como sendo professores e alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino do município de Jaqueira/PE. Além de apresentar os instrumentos de recolha que foram entrevistas e questionários e os procedimentos de análise de dados utilizados, a análise de conteúdo e análise estatística, como sendo relativos a dimensão qualitativa e quantitativa respectivamente. Por sua vez, na segunda parte do trabalho construímos o enquadramento teórico que subsidiou a discussão do trabalho como também a análise dos dados. Por fim, realizamos a análise e discussão dos resultados dos dados coletados no campo de investigação levando em consideração os objetivos propostos para este estudo e tomando como referencial o enquadramento teórico da investigação. Em notas conclusivas, verificamos que os alunos consideram dinâmicas as práticas pedagógicas dos professores de EA e que estes bons recursos. Um dos critérios apontados pelos professores para essa avaliação positiva de suas práticas pedagógicas é a ênfase na perspectiva interdisciplinar no desempenho de suas aulas, pois essa estratégia tem favorecido o envolvimento dos alunos e o seu maior grau de interesse, o que tem levado a resultados satisfatórios de desempenho desses alunos.This research is guiding question investigate how the theme of environmental education has been worked through pedagogical practices developed by elementary school teachers from the state II network Jaqueira teaching / PE? In order to answer this question established as a general objective of the research to understand how the environmental education (EE) has been crafted in the teaching of Primary Education II State Schools in the city of Jaqueira / PE practice. For this goal to be reached, established complementary others who have a more specific application, such as survey information on pedagogical practices related to environmental education; identify the didactic and pedagogical tools applied in the classes of Environmental Education and verify how students perceive the subject of environmental education from classes taught on the subject. The work is structured in two parts. In the first part we present the problem of research and its objectives. We also developed the methodological approach. For this we present the type of research as qualitative and quantitative as the best in that provided the conditions necessary for the development of research, identified the subject and the locus of research as teachers and students from Secondary School of municipal schools the city of Jaqueira / PE. In addition to presenting the data collection tools that were interviews and questionnaires and data analysis procedures used in content analysis and statistical analysis, as for the qualitative and quantitative dimension respectively. In turn, in the second part of the work we build the theoretical framework that supported the discussion of the work as well as data analysis. Finally, we analyze and discuss the results of the data collected in the research field taking into account the proposed objectives for this study and taking as reference the theoretical framework of the investigation. In concluding remarks, we find that students consider dynamic pedagogical practices of teachers EA and that these good features. One of the criteria mentioned by the teachers for this positive evaluation of their teaching is the emphasis on interdisciplinary perspective in the performance of their classes, because this strategy has favored the involvement of students and their higher degree of interest, which has led to satisfactory results performance of these students.2015-11-25T10:20:58Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6743TID:201252805porPellegrino, Maria Solange Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:13Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:48.176372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental na prática pedagógica
title A educação ambiental na prática pedagógica
spellingShingle A educação ambiental na prática pedagógica
Pellegrino, Maria Solange Gomes
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
BRASIL
EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHERS EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
BRAZIL
title_short A educação ambiental na prática pedagógica
title_full A educação ambiental na prática pedagógica
title_fullStr A educação ambiental na prática pedagógica
title_full_unstemmed A educação ambiental na prática pedagógica
title_sort A educação ambiental na prática pedagógica
author Pellegrino, Maria Solange Gomes
author_facet Pellegrino, Maria Solange Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pellegrino, Maria Solange Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
BRASIL
EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHERS EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
BRAZIL
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
BRASIL
EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHERS EDUCATION
ENVIRONMENTAL EDUCATION
BRAZIL
description Esta pesquisa tem como questão norteadora investigar de que forma o tema da Educação Ambiental tem sido trabalhado através das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental II da rede estadual de ensino de Jaqueira/PE? Afim de respondermos essa questão estabelecemos como objetivo geral da pesquisa compreender de que maneira a Educação Ambiental (EA) tem sido trabalhada na prática pedagógica do Ensino Fundamental II da Rede Estadual de Ensino da cidade de Jaqueira/PE. Para que esse objetivo fosse alcançado, estabelecemos complementarmente outros que tiveram um alcance mais específicos, como levantar informações sobre as práticas pedagógicas referente à Educação Ambiental; identificar os instrumentos didático-pedagógicos aplicados nas aulas de Educação Ambiental e verificar como os alunos percebem o tema da Educação Ambiental a partir das aulas ministradas sobre o tema. O trabalho está estruturado em duas partes. Na primeira parte apresentamos o problema da investigação e seus objetivos. Também desenvolvemos o percurso metodológico. Para isso apresentamos a tipologia da pesquisa como sendo qualitativa e quantitativa como sendo a que melhor nos propiciou as condições necessárias para o desenvolvimento da pesquisa, identificamos os sujeitos e o lócus da investigação como sendo professores e alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino do município de Jaqueira/PE. Além de apresentar os instrumentos de recolha que foram entrevistas e questionários e os procedimentos de análise de dados utilizados, a análise de conteúdo e análise estatística, como sendo relativos a dimensão qualitativa e quantitativa respectivamente. Por sua vez, na segunda parte do trabalho construímos o enquadramento teórico que subsidiou a discussão do trabalho como também a análise dos dados. Por fim, realizamos a análise e discussão dos resultados dos dados coletados no campo de investigação levando em consideração os objetivos propostos para este estudo e tomando como referencial o enquadramento teórico da investigação. Em notas conclusivas, verificamos que os alunos consideram dinâmicas as práticas pedagógicas dos professores de EA e que estes bons recursos. Um dos critérios apontados pelos professores para essa avaliação positiva de suas práticas pedagógicas é a ênfase na perspectiva interdisciplinar no desempenho de suas aulas, pois essa estratégia tem favorecido o envolvimento dos alunos e o seu maior grau de interesse, o que tem levado a resultados satisfatórios de desempenho desses alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-25T10:20:58Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6743
TID:201252805
url http://hdl.handle.net/10437/6743
identifier_str_mv TID:201252805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131234982428672