A eficiência/eficácia no processo de memorização de uma obra: estratégias para uma melhor memorização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9018 |
Resumo: | Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música |
id |
RCAP_477282b69d86b01419c095ba126f573c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9018 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A eficiência/eficácia no processo de memorização de uma obra: estratégias para uma melhor memorizaçãoMemorizaçãoMemória musicalEstratégias de memorizaçãoEducação musicalEstilos de aprendizagemMemorizationMusical memoryMemorization strategiesLearning stylesMusical educationRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I - Prática Pedagógica - Na primeira secção deste Relatório de Estágio é realizada uma caracterização da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, em Torres Vedras, onde leciono há três anos e lecionei durante o ano letivo referente ao estágio do Mestrado em Ensino da Música. Três alunas da minha classe de violino foram escolhidas para a realização do Relatório de Estágio: - Aluna A – Inscrita no Curso de Iniciação; - Aluna B – Inscrita no 3º grau do Curso Básico de Música; - Aluna C – Inscrita no 5º grau do Curso Básico de Música. Para cada aluna é elaborada uma caracterização, expondo os seus pontos fortes e fracos, medindo a sua evolução no decorrer do ano letivo. Posteriormente são apresentadas as práticas pedagógicas desenvolvidas de acordo com as especificidades de cada aluna, facilitando o seu processo de aprendizagem. Por fim, realizei uma reflexão crítica sobre a minha atividade docente no que diz respeito à evolução e aquisição de conhecimentos enquanto professora de violino.Resumo II - Investigação - A realização desta investigação tem como objetivo principal refletir sobre a eficácia e eficiência das estratégias de memorização musical utilizadas por músicos amadores, estudantes e profissionais. Cada indivíduo tem diferentes estilos de aprendizagem, bem como diferentes estilos de memorização, provenientes de distintos sensores diretores. Do ponto de vista musical, os estilos de aprendizagem que mais se destacam são o auditivo, visual e cinestésico. Durante o processo de memorização de uma obra musical, um músico necessita utilizar diferentes estratégias de memorização, nomeadamente a holística, serial, segmentada e aditiva. Mas qual será a mais eficiente? Será a mais eficaz também a mais eficiente? Para além de uma recolha e revisão bibliográfica baseada em livros, artigos, estudos sobre o tema em si e temas relacionados de vários investigadores, foram elaborados dois questionários com o intuito de recolher dados que clarifiquem as preferências de memorização dos questionados. O primeiro está direcionado a alunos de violino, e o segundo a docentes de violino.Abstract I - In the first section of this curricular teaching practice internship features a characterization of the School of Music Luís António Maldonado Rodrigues, in Torres Vedras, where I teach since the last three years and have taught during the training course on the Masters Degree in Music Education. Three students of my violin class were chosen from different levels: - Student A – Initiation; - Student B – 3rd Grade of Basic Education of Music; - Student C – 5rd Grade of Basic Education of Music. For each student, a characterization was made, exposing the respective strengths and weaknesses, measuring their progress throughout the school year. Pedagogical practices developed are presented according to the specificities of each student, in order to facilitate the learning process. At last, I ran a critical reflection on my teaching activities with regard to the development and acquisition of knowledge as a violin teacher.Abstract II - This research has as main objective to reflect on the effectiveness and efficiency of musical memorization strategies used by amateur, students and professional musicians. Each person has different learning styles, as well as different memorization styles, from different sensors. Those that musically stand out are the auditory, visual and kinesthetic style. During the process of memorization of a musical work, a musician needs to use different strategies of memorization, including holistic, serial, segmented and additive. But what is the most efficient? In addition to a bibliography review based on books, articles and studies of several researchers, two questionnaires were prepared, in order to collect data to clarify the memorization preferences of respondents. The first is directed to violin students, and the second to violin teachers.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaNeto, TiagoRCIPLEscovar, Sandra Rosinha2018-11-12T16:08:04Z2016-082016-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9018TID:201709007porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:11Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:40.689475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A eficiência/eficácia no processo de memorização de uma obra: estratégias para uma melhor memorização |
title |
A eficiência/eficácia no processo de memorização de uma obra: estratégias para uma melhor memorização |
spellingShingle |
A eficiência/eficácia no processo de memorização de uma obra: estratégias para uma melhor memorização Escovar, Sandra Rosinha Memorização Memória musical Estratégias de memorização Educação musical Estilos de aprendizagem Memorization Musical memory Memorization strategies Learning styles Musical education |
title_short |
A eficiência/eficácia no processo de memorização de uma obra: estratégias para uma melhor memorização |
title_full |
A eficiência/eficácia no processo de memorização de uma obra: estratégias para uma melhor memorização |
title_fullStr |
A eficiência/eficácia no processo de memorização de uma obra: estratégias para uma melhor memorização |
title_full_unstemmed |
A eficiência/eficácia no processo de memorização de uma obra: estratégias para uma melhor memorização |
title_sort |
A eficiência/eficácia no processo de memorização de uma obra: estratégias para uma melhor memorização |
author |
Escovar, Sandra Rosinha |
author_facet |
Escovar, Sandra Rosinha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neto, Tiago RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Escovar, Sandra Rosinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memorização Memória musical Estratégias de memorização Educação musical Estilos de aprendizagem Memorization Musical memory Memorization strategies Learning styles Musical education |
topic |
Memorização Memória musical Estratégias de memorização Educação musical Estilos de aprendizagem Memorization Musical memory Memorization strategies Learning styles Musical education |
description |
Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08 2016-08-01T00:00:00Z 2018-11-12T16:08:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9018 TID:201709007 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9018 |
identifier_str_mv |
TID:201709007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133439915458560 |