Aplicação de estratégias de processamento e consolidação no ensino da memorização em alunos de Violino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78291 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
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Aplicação de estratégias de processamento e consolidação no ensino da memorização em alunos de ViolinoMemorização MusicalEstratégias de ProcessamentoEstratégias de ConsolidaçãoEnsino de MúsicaMusical MemorizationProcessing StrategiesConsolidation StrategiesMusic TeachingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaRealizou-se no ano letivo de 2019/20 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e abrangeu os grupos de recrutamento M24 - Violino e M32 - Conjunto Instrumental. O plano de intervenção teve como enfoque o processo de memorização musical e a exploração e aplicação de estratégias de processamento e consolidação no ensino da memorização no violino. O projeto realizou-se num contexto de prática supervisionada, seguindo um quadro metodológico de investigação-ação. Contou com três alunos intervenientes, a quem lhes foi proposto memorizar o Estudo n° 2 de Kreutzer. O objetivo foi incentivar os alunos a conceber deliberadamente estratégias de memorização na aprendizagem de urna nova obra, com vista a que os mesmos desenvolvam uma melhor compreensão das obras estudadas e uma melhor capacidade de assimilação da sua informação. O projeto procurou auxiliar os alunos na preparação de performances públicas de memória e estimular a sua confiança a tocar sem partitura. O plano de intervenção compreendeu as seguintes fases: (1) análise diagnóstica da importância atribuída à utilização de estratégias de memorização por docentes de cordas a nivel nacional e pelos alunos intervenientes; (2) análise estrutural da obra musical selecionada para a intervenção e desenvolvimento de estratégias de processamento e recuperação a trabalhar com os alunos; (3) implementação da ação, com aulas centradas na aplicação pedagógica das estratégias desenvolvidas; (4) análise dos dados recolhidos, entre os quais gravações em video e entrevistas aos alunos. No decorrer da investigação verificou-se uma evolução positiva em todos os alunos. Os exercícios realizados permitiram não só uma memorização mais eficaz da peça musical trabalhada, como também o desenvolvimento de competências de domínio melódico, ritmico e de organização do processo de aprendizagem. Através dos resultados obtidos foi possível verificar que este projeto contribuiu positivamente para o desenvolvimento do processo de memorização e da performance de memória dos alunos intervenientes, consciencializando-os para a pertinência do desenvolvimento desta componente.This Internship Report reflects all the work developed during the Professional Internship, component of the Master's Degree in Music Teaching at Universidade do Minho. It took place in the academic year of 2019/2020 at the Calouste Gulbenkian Music Conservatory in Braga and included the recruitment groups M24 - Violin and M32 - Ensemble. The intervention plan addressed the process of musical memorization and the exploration and application of processing and consolidation strategies in the teaching of memorization on the violin. The project was carried out in a context of supervised practice, following a methodological framework of action research. It had three participants (violin students), who were asked to memorize Study No. 2 by Kreuter. The aim was to encourage students to deliberately design memorization strategies while learning a new work, with a view to developing a better understanding of the studied works and a better ability to assimilate their information. The project sought to assist students in the preparation of public memory performances and to stimulate their confidence to play without score. The intervention plan comprised the following stages: (1) diagnostic analysis of the importance attributed to the use of memorization strategies by string teachers at national level and by the intervening students; (2) structural analysis of the musical work selected for the intervention and development of processing and recovery strategies to work with students; (3) implementing the action, with classes focused on the pedagogical application of the developed strategies; (4) analysis of the data collected, including video recordings and interviews with students. There was a positive evolution in all students throughout the research process. The exercises performed allowed not only a more effective memorization of the selected musical piece, but also the development of melodic, rhythmic and organizational skills during the learning process. It was possible to verify, through the results obtained, that this project contributed positively to the development of the memorization process and the memory performance of the intervening students, making them aware of the pertinence of the development of this component.Fonte, Vera Maria Seco AfonsoUniversidade do MinhoVicente, Catarina Rodrigues Costa Moiteiro2021-08-022021-08-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78291por202995704info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:36.131418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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