Efeitos do envelhecimento posterior à meia-idade na compreensão de frases: estudo da mediação por fatores cognitivos não linguísticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/26798 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Psicogerontologia Clínica), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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Efeitos do envelhecimento posterior à meia-idade na compreensão de frases: estudo da mediação por fatores cognitivos não linguísticosCompreensão da linguagemEnvelhecimentoDissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Psicogerontologia Clínica), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraEste estudo teve como objetivo caracterizar o efeito do envelhecimento posterior à meia-idade sobre a compreensão de frases. Operacionalizou-se esta etapa do envelhecimento comparando o desempenho de dois grupos etários, um integrando indivíduos com idades compreendidas entre os 40 e os 55 anos e outro incluindo indivíduos com idades compreendidas entre os 65 e 80 anos, numa tarefa de compreensão de frases por emparelhamento frase-figura (acertos, latências e latências de respostas certas). Os dados foram analisados de modo a identificar a presença de (i) efeitos diretos do grupo etário sobre a qualidade do desempenho na tarefa de compreensão de frases; (ii) eventuais interações desse efeito com a estrutura sintática da frase a compreender; (iii) mediação dos efeitos do grupo etário através de variáveis cognitivas não linguísticas (velocidade de processamento, memória de trabalho e inibição). Verificou-se que o envelhecimento produz um efeito sobre a qualidade da compreensão de frases de adultos e adultos idosos, identificando-se prejuízo no processamento sintático logo à meia-idade e prejuízo no processamento lexical e sintático na idade adulta avançada. O efeito da idade sobre o desempenho na compreensão de frases, expresso nas latências das respostas certas para diferentes estruturas, foi estudado através de regressões hierárquicas, de modo a apurar-se se, eventualmente, esse efeito seria direto ou total ou parcialmente mediado pela memória de trabalho, velocidade de processamento e inibição. Constatou-se que o efeito em causa foi direto na estrutura sintática passiva-reversível, mediado pela velocidade de processamento nas estruturas ativa-verbo, passiva-verbo, ativa-reversível, dativa-passiva e advérbios/preposições e mediado conjuntamente pela memória de trabalho e velocidade de processamento na estrutura sintática verbos preposicionais. A inibição não participou na mediação do efeito da idade sobre a compreensão de qualquer estrutura sintática.This study aimed to characterize the aging effect, after middle-age, in sentence comprehension. This aging stage was operationalized comparing the performance in a sentence-picture matching task (considering accuracy, latency and times per correct responses) of two age groups – one composed by individuals with ages ranging from 40 to 55 years old and another with ages ranging from 65 to 80 years old. The data obtained was analyzed to identify the presence of (i) direct effects of the age group in the quality of the sentence-picture matching task performance; (ii) possible interactions of this effect with the syntactic structure of the sentence to be comprehended; (iii) the mediation of the age group effect through nonlinguistic cognitive variables (processing speed, working memory and inhibition). It was found that aging produces an effect on the quality of sentence comprehension of adults and older adults, identifying the presence of syntactic processing impairment at middle age and lexical and syntactic processing impairment in advanced adulthood. The age effect on sentence comprehension performance, expressed in correct response latencies for different structures, was studied through hierarchical regressions, seeking to determine if this effect would be completely or partially mediated by working memory, speed processing and inhibition. It was verified that such effect was direct in passive-reversible syntactic structures, mediated through processing speed in active-verb, passive-verb, active-reversible, dative-passive and adverbs/prepositions syntactic structures and, finally, mediated conjointly by working memory and processing speed in sentences containing prepositional verbs. Inhibition was not involved in the mediation of the age effect upon the comprehension of any syntactic structure.2014-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/26798http://hdl.handle.net/10316/26798TID:201443015porFerreira, Ana Luísa Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/26798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:23.131214Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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