A formação pedagógica de professores em contexto de formação continua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casanova, Maria Prazeres
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Adelaide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17746
Resumo: Atualmente o trabalho, desenvolvido nas escolas, exige por parte dos professores uma enorme dispersão de tarefas, de papéis e de funções que mudam sistematicamente, o que obriga à melhoria e ao desenvolvimento permanentes de saberes e de práticas conducentes com as necessidades formativas dos alunos e com funções organizacionais requeridas pelo sistema educativo. A formação pedagógica dos professores constituirá uma das formas de promover o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional do professor profissional de modo a que os alunos melhorem as suas aprendizagens. Os Centros de Formação assumem um importante papel no desenvolvimento profissional (Decreto-Lei 22/2014, de 11 de fevereiro). Definimos como objetivos desta investigação: • Identificar as áreas mais significativas da formação pedagógica continua requerida pelos professores; • Identificar mais-valias encontradas pelos professores formandos na formação ministrada. A metodologia utilizada nesta investigação é de caráter qualitativo, utilizando as observações elaboradas pelos formandos professores no final da formação nos anos escolares 2013/2014 e 2014/2015. No presente estudo analisaremos os dados recolhidos relativamente a todas as ações realizadas neste Centro de Formação, considerando as diferentes áreas/domínios, modalidades, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores em vigor, uma vez que podemos encontrar nas observações elaboradas, sugestões de futuras ações de formação a realizar. Temos consciência da existência de dois tipos ações de ações de formação pedagógica: a que foi efetivamente realizada pelos professores e a que desejam realizar futuramente, constituindo esta última uma mais-valia para o Centro de Formação. Parece-nos importante a identificação dos aspetos considerados relevantes pelos professores uma vez que poderão dar indicação do modo como pensam e desejam implementar a formação pedagógica recebida.
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spelling A formação pedagógica de professores em contexto de formação continuaLa formation pedagogique des professeurs en contexte de formation continueAvaliação da formaçãoQualidade da formação continuaQualidade da formação continuaFormation des professeursÉvaluation de la formationQualité de la formationAtualmente o trabalho, desenvolvido nas escolas, exige por parte dos professores uma enorme dispersão de tarefas, de papéis e de funções que mudam sistematicamente, o que obriga à melhoria e ao desenvolvimento permanentes de saberes e de práticas conducentes com as necessidades formativas dos alunos e com funções organizacionais requeridas pelo sistema educativo. A formação pedagógica dos professores constituirá uma das formas de promover o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional do professor profissional de modo a que os alunos melhorem as suas aprendizagens. Os Centros de Formação assumem um importante papel no desenvolvimento profissional (Decreto-Lei 22/2014, de 11 de fevereiro). Definimos como objetivos desta investigação: • Identificar as áreas mais significativas da formação pedagógica continua requerida pelos professores; • Identificar mais-valias encontradas pelos professores formandos na formação ministrada. A metodologia utilizada nesta investigação é de caráter qualitativo, utilizando as observações elaboradas pelos formandos professores no final da formação nos anos escolares 2013/2014 e 2014/2015. No presente estudo analisaremos os dados recolhidos relativamente a todas as ações realizadas neste Centro de Formação, considerando as diferentes áreas/domínios, modalidades, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores em vigor, uma vez que podemos encontrar nas observações elaboradas, sugestões de futuras ações de formação a realizar. Temos consciência da existência de dois tipos ações de ações de formação pedagógica: a que foi efetivamente realizada pelos professores e a que desejam realizar futuramente, constituindo esta última uma mais-valia para o Centro de Formação. Parece-nos importante a identificação dos aspetos considerados relevantes pelos professores uma vez que poderão dar indicação do modo como pensam e desejam implementar a formação pedagógica recebida.Actuellement le travail développé dans les écoles est très intense, très diversifié, et d’une extrême exigence. En conséquence, les professeurs sont chargés, de plus en plus, par l’accomplissement des tâches, des rôles et des fonctions diversifiés, dans un cadre éducatif en profond et permanent changement. Les professeurs doivent donc être en procès de développement professionnelle continu, de façon à améliorer leurs compétences, leurs connaissances, leurs pratiques pédagogiques, par rapport aux besoins et aux attentes des élèves et de l’organisation scolaire, en accord avec le système éducatif national. La formation pédagogique des professeurs va permettre poursuivre ce développement professionnel nécessaire à l’amélioration des apprentissages des élèves. Les Centres de Formation Continue développe un rôle très important dans le développement professionnel au Portugal (Décret-loi 22/2014, du 11 de février). Les objectifs de cette recherche sont les suivants: - Identifier les domaines les plus significatifs de la formation pédagogique, concernant les besoins de formation continue identifiés par les professeurs/formands. - Identifier les plus-values du procès de formation continue du point de vue des professeurs en tant que formands. La méthodologie utilisée va être essentiellement qualitative, appuyée sur l’analyse d’un corpus de textes écrits par les professeurs–formands, concernant l’évaluation final des actions de formation réalisées, par rapport au plan de formation de 2013-2014. Dans le domaine de cette enquête on se propose travailler les données recueillies par rapport au développement du plan de formation de 2013-2014 réalisé dans le Centre de Formation AlmadaForma, en prenant comme référence toutes les aires/ domaines et modalités de formation continue, selon l’actuel Régime Juridique de la Formation Continue de Professeurs. On fera l’analyse des données référents à l’évaluation des formands, en faisant attention à leur point de vue, dans une perspective d’ amélioration du dispositif de formation, de l’ expérience formative et surtout de la valorisation des suggestions pour identifier de nouveaux besoins et attentes de formation. En synthèse, on a conscience qu’il y a deux types d’actions de formation pédagogiques: 1) l’action qui est réalisée par les professeurs et qui va leur permettre découvrir de nouvelles attentes à développer 2) l’action qui doit être réalisée par les professeurs d’une façon plus engagée, plus participée, plus consciente. Ce processus d’auto-connaissance des besoins formatifs constitue la plus-value de ce travail d’enquête qui permettra organiser et développer un nouveau plan de formation plus cohérent et plus contextualisé aux demandes et aux expectatives des professeurs, envisageant leur participation active dans leur développement professionnelle. L’engagement des professeurs dans l’identification de leurs besoins et leurs attentes au niveau de la formation continue est très important du point de vue de la conception, organisation et implémentation des plans de formation qui visent contribuer pour l’amélioration de la pratique pédagogique des professeurs.AFIRSE. EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSERepositório ComumCasanova, Maria PrazeresSilva, Adelaide2017-01-27T15:23:43Z2017-01-242017-01-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17746porCasanova, M.P. & Silva, A. (2016). A formação pedagógica de professores em contexto de formação continua. In Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE “As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores”. Lisboa: AFIRSE. EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE. (pp. 195-208) (ISBN: 978-989-8272-26-3).978- 989-8272-26-310.13140/RG.2.2.26338.32964info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T06:46:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:19.409800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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