A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rita Caeiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8666
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
id RCAP_47b0ee01a709a7f60f58c8c0fabb81a7
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8666
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as criançasMeditaçãoAmizadeBem-estarEducação pré-escolarMeditationFriendshipWellbeingPreschool educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016A infância é uma fase privilegiada de aprendizagem onde é desejável que o educador estimule as crianças para que se sintam motivadas para aprender a aprender. Para isso, é necessário que as crianças estejam confortáveis no seu ambiente educativo e na realização de atividades em grupo, o que só é possível se forem fomentadas relações de amizade entre os colegas/pares. É importante que as crianças se sintam bem consigo próprias para que se possam relacionar bem com os outros e é por isso que acreditamos que a meditação pode ser uma ferramenta útil, uma vez que é uma prática simples e eficaz que promove a saúde, o bem-estar e ajuda no processo de socialização e aceitação do outro. Este estudo advém de uma curiosidade pessoal sobre a prática da meditação e sobre os efeitos que poderá originar nas crianças em idade pré-escolar. Foi desenvolvido com um grupo de crianças de 5 anos, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), no concelho de Olhão, Algarve. O nosso principal objetivo foi verificar de que forma a meditação em grupo influenciava as relações (de amizade) entre as crianças. Neste estudo, de carácter essencialmente qualitativo, aplicámos inicialmente um teste sociométrico para selecionar as 3 crianças sobre as quais recaiu o estudo. Após a implementação de estratégias e de atividades específicas junto do grupo foi aplicado o mesmo teste sociométrico, o que nos permitiu perceber que se verificaram alterações nas relações de amizade entre as crianças. Os dados de que dispomos parecem indicar que as sessões de meditação, complementadas com a pintura de mandalas e o desenvolvimento de um jogo centrado no tema dos afetos, terão contribuído para melhorar as relações de amizade entre as crianças.Childhood is a privilege place of learning where it is desirable that the educator stimulate the children’s so they can feel compelled and motivated to learn how to learn. For that it is necessary that the children feel’s comfortable in their education environment and in the achievement of group activities, which is only possible if they are fomented to build relations between the colleagues/their pairs. It is important that the children feel’s good with themselves so they can have a good relation with the others and that is why we believe that meditation can be a useful tool, because it is a simple and effective practice which promotes wellbeing, health and acceptance for and from the other. This study comes from a personal curiosity about the practice of meditation and about the effects that can originate in the children in the preschool age. It was developed with a 5 years group in a Social Solidarity Private Institution (SSPI) in the country of Olhão in Algarve. Our main goal was to verify in which way the group meditation could influence the relations of friendship between the children, essentially qualitative character, applying an initially a sociometric test, to select 3 children which ones the study fells in. After the implementation of strategies and specific activities within the group it was applied the same sociometric test, which allows us to understand in there was any changes in the friendship relations between the childrens. The data that we have seems to indicate that the meditation sessions, joined with mandala paintings and the development of a game focused in the theme of affections have contributed to improve the relations of friendship between the children.Horta, Maria Helena Martins da CruzLudovico, Olga Maria Teixeira AmaralSapientiaFerreira, Rita Caeiro2016-09-02T09:01:51Z2016-05-3020162016-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8666TID:202174085porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:58Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:47.398677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as crianças
title A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as crianças
spellingShingle A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as crianças
Ferreira, Rita Caeiro
Meditação
Amizade
Bem-estar
Educação pré-escolar
Meditation
Friendship
Wellbeing
Preschool education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as crianças
title_full A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as crianças
title_fullStr A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as crianças
title_full_unstemmed A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as crianças
title_sort A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as crianças
author Ferreira, Rita Caeiro
author_facet Ferreira, Rita Caeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Horta, Maria Helena Martins da Cruz
Ludovico, Olga Maria Teixeira Amaral
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rita Caeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Meditação
Amizade
Bem-estar
Educação pré-escolar
Meditation
Friendship
Wellbeing
Preschool education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Meditação
Amizade
Bem-estar
Educação pré-escolar
Meditation
Friendship
Wellbeing
Preschool education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-02T09:01:51Z
2016-05-30
2016
2016-05-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8666
TID:202174085
url http://hdl.handle.net/10400.1/8666
identifier_str_mv TID:202174085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133233832525824