Narrativas do Real – Representação e Ficção no Cinema Documental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Gonçalo Pacheco Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/107199
Resumo: A complexidade em se conseguir estabelecer uma definição teórica do cinema documentário universalmente aceite, a par com o inadequado entendimento do mesmo em oposição ao cinema de ficção, deriva das mútuas influências e partilha de códigos entre os dois géneros. A ambivalência que os configura, denota um espaço de fronteira onde podemos situar inúmeros filmes híbridos, alguns dos quais marcos importantes na história do cinema. A teoria da narrativa, desenvolvida pela corrente estruturalista, tem procurado descodificar a omnipresença da narrativa na vida humana e descrever as suas dinâmicas, não só na literatura mas também no cinema. A coerência e sentido unitário que a narrativa proporciona, foi incorporada igualmente nos códigos da prática do documentário, respondendo desse modo à necessidade premente de representar a realidade segundo um modelo culturalmente expectável, o que suscita questões sobre a sua capacidade de representação da realidade, assim como questões de ordem ética, fomentadas pela manipulação das imagens e sons no moldar dessa narratividade. Sob a perspectiva de uma configuração narrativa, reflete-se, na parte final deste trabalho, sobre o exercício prático de realização do documentário “Tempo Comum” (2018, 74 min), que apresenta um interlaçar de histórias, entre presente e passado, na vida de Tarcísio Amaro, mineiro aposentado das Minas da Panasqueira e residente em Casegas, Portugal.
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