A produção de loas por estudantes no processo de letramento em uma turma de Eja. Abertura de caminhos para a inovação pedagógica?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3284 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar se a construção de loas pelos estudantes da EJA – Educação de Jovens e Adultos, facilita o seu processo de letramento e possibilita abrir caminhos para a inovação pedagógica. Abordamos as seguintes categorias: construtivismo, educação popular, EJA, letramento e a inovação pedagógica. Numa perspectiva: a teoria construtivista como sendo uma teoria cognitivista relevante na qual que se explica que o conhecimento é construído pelos sujeitos na interação com o objeto a ser apreendido. A educação popular ou se consolidava como um paradigma geral da educação, com base na educação democrática visando uma educação de qualidade para todos, ou se confinaria na importante, mas limitada, educação para os excluídos. A Educação de Jovens e Adultos, na concepção construtivista passa ser entendida num novo âmbito: uma perspectiva que não os infantiliza, mas os percebe como sujeitos ativos no seu processo de aprendizagem. O letramento depende da forma que a leitura e a escrita são concebidas no contexto social; daí a importância das loas do maracatu, pois as mesmas retratam a realidade em nível local e global, servindo para integrar os saberes prévios e sistematizados. Ressaltamos a inovação pedagógica como paradigma emergente visando à superação da prática tradicional que excluiu muitos educandos da escola regular, por isso a necessidade deste novo olhar para a EJA. A metodologia utilizada foi qualitativa com característica etnográfica, com as técnicas: observação participante, entrevista e diário etnográfico, tendo como locus e sujeitos a Escola Municipal Torquato Ferreira Lima e os estudantes bem como a professora da segunda fase da Educação de Jovens e Adultos. Os resultados demonstram que a produção de loas por estudantes no processo de letramento no primeiro segmento da EJA contribuiu para a emergência de evidência de inovação pedagógica. |
id |
RCAP_47b6689646a675593374eacf57b2ee89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3284 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A produção de loas por estudantes no processo de letramento em uma turma de Eja. Abertura de caminhos para a inovação pedagógica?Paradigma ConstrutivistaEducação popularEJALetramentoInovação pedagógicaConstructivist paradigmPopular educationCiências da Educação, Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA presente pesquisa teve como objetivo geral investigar se a construção de loas pelos estudantes da EJA – Educação de Jovens e Adultos, facilita o seu processo de letramento e possibilita abrir caminhos para a inovação pedagógica. Abordamos as seguintes categorias: construtivismo, educação popular, EJA, letramento e a inovação pedagógica. Numa perspectiva: a teoria construtivista como sendo uma teoria cognitivista relevante na qual que se explica que o conhecimento é construído pelos sujeitos na interação com o objeto a ser apreendido. A educação popular ou se consolidava como um paradigma geral da educação, com base na educação democrática visando uma educação de qualidade para todos, ou se confinaria na importante, mas limitada, educação para os excluídos. A Educação de Jovens e Adultos, na concepção construtivista passa ser entendida num novo âmbito: uma perspectiva que não os infantiliza, mas os percebe como sujeitos ativos no seu processo de aprendizagem. O letramento depende da forma que a leitura e a escrita são concebidas no contexto social; daí a importância das loas do maracatu, pois as mesmas retratam a realidade em nível local e global, servindo para integrar os saberes prévios e sistematizados. Ressaltamos a inovação pedagógica como paradigma emergente visando à superação da prática tradicional que excluiu muitos educandos da escola regular, por isso a necessidade deste novo olhar para a EJA. A metodologia utilizada foi qualitativa com característica etnográfica, com as técnicas: observação participante, entrevista e diário etnográfico, tendo como locus e sujeitos a Escola Municipal Torquato Ferreira Lima e os estudantes bem como a professora da segunda fase da Educação de Jovens e Adultos. Os resultados demonstram que a produção de loas por estudantes no processo de letramento no primeiro segmento da EJA contribuiu para a emergência de evidência de inovação pedagógica.The present research aimed to investigate whether the general building LOAs by students of the EJA makes your literacy process and enables open paths to the pedagogical innovation. We cover the following categories: constructivism, popular education, ADULT and YOUTH EDUCATION, literacy and innovation pedagogically. In: constructivist theory as a theory relevant cognitive at which it is explained that knowledge is constructed by subject in the interaction with the object to be seized. The popular education or consolidated as a general paradigm of education, based on democratic education aimed at a quality education for all, or if confinaria in important, but limited, education for the excluded. The Adult and youth education, constructivist design passes be seen in a new context: a perspective other than the infantiliza, but the see how active your subjects learning process. The literacy depends on the way that reading and writing are designed in the social context; Hence the importance of the loas of maracatu, do the same depict reality local and global level, serving to integrate previous knowledge and systemized. We emphasize the pedagogical innovation as a paradigma emerging aimed at overcoming the traditional practice which excluded many students from the mainstream school, hence the need for this new look for the EJA. The methodology used was qualitative-ethnographic techniques: participant observation, interview and ethnographic journal, with locus and subject to Torquato Ferreira Lima Municipal school and students and teacher of the second phase of adult and youth education. The results show that the production of loas by students in the literacy process in the first segment of the EJA contributed to pedagogical innovation.Kot Kotecki, Ana Maria França FreitasLeão, Maria Sandra Montenegro SouzaDigitUMaSilva, Josilene Jorge da2021-04-14T09:11:36Z2020-07-13T00:00:00Z2020-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3284202690393porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:13Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:17.450756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção de loas por estudantes no processo de letramento em uma turma de Eja. Abertura de caminhos para a inovação pedagógica? |
title |
A produção de loas por estudantes no processo de letramento em uma turma de Eja. Abertura de caminhos para a inovação pedagógica? |
spellingShingle |
A produção de loas por estudantes no processo de letramento em uma turma de Eja. Abertura de caminhos para a inovação pedagógica? Silva, Josilene Jorge da Paradigma Construtivista Educação popular EJA Letramento Inovação pedagógica Constructivist paradigm Popular education Ciências da Educação, Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A produção de loas por estudantes no processo de letramento em uma turma de Eja. Abertura de caminhos para a inovação pedagógica? |
title_full |
A produção de loas por estudantes no processo de letramento em uma turma de Eja. Abertura de caminhos para a inovação pedagógica? |
title_fullStr |
A produção de loas por estudantes no processo de letramento em uma turma de Eja. Abertura de caminhos para a inovação pedagógica? |
title_full_unstemmed |
A produção de loas por estudantes no processo de letramento em uma turma de Eja. Abertura de caminhos para a inovação pedagógica? |
title_sort |
A produção de loas por estudantes no processo de letramento em uma turma de Eja. Abertura de caminhos para a inovação pedagógica? |
author |
Silva, Josilene Jorge da |
author_facet |
Silva, Josilene Jorge da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kot Kotecki, Ana Maria França Freitas Leão, Maria Sandra Montenegro Souza DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Josilene Jorge da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paradigma Construtivista Educação popular EJA Letramento Inovação pedagógica Constructivist paradigm Popular education Ciências da Educação, Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Paradigma Construtivista Educação popular EJA Letramento Inovação pedagógica Constructivist paradigm Popular education Ciências da Educação, Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar se a construção de loas pelos estudantes da EJA – Educação de Jovens e Adultos, facilita o seu processo de letramento e possibilita abrir caminhos para a inovação pedagógica. Abordamos as seguintes categorias: construtivismo, educação popular, EJA, letramento e a inovação pedagógica. Numa perspectiva: a teoria construtivista como sendo uma teoria cognitivista relevante na qual que se explica que o conhecimento é construído pelos sujeitos na interação com o objeto a ser apreendido. A educação popular ou se consolidava como um paradigma geral da educação, com base na educação democrática visando uma educação de qualidade para todos, ou se confinaria na importante, mas limitada, educação para os excluídos. A Educação de Jovens e Adultos, na concepção construtivista passa ser entendida num novo âmbito: uma perspectiva que não os infantiliza, mas os percebe como sujeitos ativos no seu processo de aprendizagem. O letramento depende da forma que a leitura e a escrita são concebidas no contexto social; daí a importância das loas do maracatu, pois as mesmas retratam a realidade em nível local e global, servindo para integrar os saberes prévios e sistematizados. Ressaltamos a inovação pedagógica como paradigma emergente visando à superação da prática tradicional que excluiu muitos educandos da escola regular, por isso a necessidade deste novo olhar para a EJA. A metodologia utilizada foi qualitativa com característica etnográfica, com as técnicas: observação participante, entrevista e diário etnográfico, tendo como locus e sujeitos a Escola Municipal Torquato Ferreira Lima e os estudantes bem como a professora da segunda fase da Educação de Jovens e Adultos. Os resultados demonstram que a produção de loas por estudantes no processo de letramento no primeiro segmento da EJA contribuiu para a emergência de evidência de inovação pedagógica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-13T00:00:00Z 2020-07-13T00:00:00Z 2021-04-14T09:11:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3284 202690393 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3284 |
identifier_str_mv |
202690393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129933515063296 |