Demolir os muros da fábrica de ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/812 |
Resumo: | O artigo começa por discutir "cultura escolar" e a necessidade de uma mudança de paradigma educacional. Em seguida, discute a contradição entre o objectivo de educar professores inovadores na utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a tentativa de fazer isso sob a influência da cultura tradicional embutida nas paredes e nas rotinas da escola, invocando Seymour Papert, como um dos principais críticos da escola fabril. Finalmente, é avançada uma possível forma de contornar aquela contradição, desde que os formadores de professores estejam conscientes de que ela existe e abordem a formação dos professores segundo uma abordagem construtivista e de acordo com o princípio de isomorfismo, formulado por Gaston Mialaret. |
id |
RCAP_9128d23917dea7d839627ba3b650ad30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/812 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Demolir os muros da fábrica de ensinarCultura escolarIsomorfismoConstrutivismoInovação pedagógicaParadigma fabrilMudança de paradigma.Centro de Ciências SociaisO artigo começa por discutir "cultura escolar" e a necessidade de uma mudança de paradigma educacional. Em seguida, discute a contradição entre o objectivo de educar professores inovadores na utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a tentativa de fazer isso sob a influência da cultura tradicional embutida nas paredes e nas rotinas da escola, invocando Seymour Papert, como um dos principais críticos da escola fabril. Finalmente, é avançada uma possível forma de contornar aquela contradição, desde que os formadores de professores estejam conscientes de que ela existe e abordem a formação dos professores segundo uma abordagem construtivista e de acordo com o princípio de isomorfismo, formulado por Gaston Mialaret.DigitUMaFino, Carlos Nogueira2015-06-03T14:50:40Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/812porFino, C. N. (2011). Demolir os muros da fábrica de ensinar. Humanae, v.1, n.4, p. 45-54, Ago. 2011.1517-7602info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:31Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:32.316978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Demolir os muros da fábrica de ensinar |
title |
Demolir os muros da fábrica de ensinar |
spellingShingle |
Demolir os muros da fábrica de ensinar Fino, Carlos Nogueira Cultura escolar Isomorfismo Construtivismo Inovação pedagógica Paradigma fabril Mudança de paradigma . Centro de Ciências Sociais |
title_short |
Demolir os muros da fábrica de ensinar |
title_full |
Demolir os muros da fábrica de ensinar |
title_fullStr |
Demolir os muros da fábrica de ensinar |
title_full_unstemmed |
Demolir os muros da fábrica de ensinar |
title_sort |
Demolir os muros da fábrica de ensinar |
author |
Fino, Carlos Nogueira |
author_facet |
Fino, Carlos Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fino, Carlos Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura escolar Isomorfismo Construtivismo Inovação pedagógica Paradigma fabril Mudança de paradigma . Centro de Ciências Sociais |
topic |
Cultura escolar Isomorfismo Construtivismo Inovação pedagógica Paradigma fabril Mudança de paradigma . Centro de Ciências Sociais |
description |
O artigo começa por discutir "cultura escolar" e a necessidade de uma mudança de paradigma educacional. Em seguida, discute a contradição entre o objectivo de educar professores inovadores na utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a tentativa de fazer isso sob a influência da cultura tradicional embutida nas paredes e nas rotinas da escola, invocando Seymour Papert, como um dos principais críticos da escola fabril. Finalmente, é avançada uma possível forma de contornar aquela contradição, desde que os formadores de professores estejam conscientes de que ela existe e abordem a formação dos professores segundo uma abordagem construtivista e de acordo com o princípio de isomorfismo, formulado por Gaston Mialaret. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011-01-01T00:00:00Z 2015-06-03T14:50:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/812 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fino, C. N. (2011). Demolir os muros da fábrica de ensinar. Humanae, v.1, n.4, p. 45-54, Ago. 2011. 1517-7602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129905136402432 |