Avaliação e Gestão do Portfólio de Produtos: Desenvolvimento de uma Metodologia de Apoio à Decisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/83399 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
id |
RCAP_47be145e73c43044b3c0d00b84097653 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/83399 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação e Gestão do Portfólio de Produtos: Desenvolvimento de uma Metodologia de Apoio à DecisãoProduct Portfolio Management and Evaluation: The Development of a Methodology to support the Decision-MakingSeleção de MercadosGestão de Portfólio de ProdutosSegmentação de MercadosGestão da Variedade de ProdutosMarket SelectionProduct Portfolio ManagementMarket SegmentationProduct Variety ManagementRelatório de Estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e TecnologiaThis project has as the main objective the development and implementation of a methodology that may serve as a support for the decision making concerning the product portfolio. As so, the implementation of this methodology aims to help the product manager making decisions about the product portfolio, more specifically about issues when there is some product to add or remove in to the portfolio. Regarding the variety offered by the company and the number of final product references’ existence, which has grown steeply in recent years, there is a need to develop a method to help on making decisions in a conscious and assertive way.As the amplitude offered is large the primary focus relies on understanding the actual status of seven different product families from the company’s own brand. From that point, it was done a more meticulous analysis from each family to reduce some references and to leave at the end of the project some suggestions that may help the company to improve its product portfolio management.Thus, some sales analysis about all families and subfamilies were carried to support some of the questions that are usually asked when making decisions about product portfolio management. Posteriorly, a decision tool was developed to allow the manager to identify which references should be discontinued and in another phase, a processes flow is suggested to prevent the inclusion of unnecessary products in the portfolio.With this analysis and applying the developed methodology, it was possible in the first phase to eliminate 46 final product references from the most promising family.Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento e a implementação de uma metodologia que sirva de suporte para a tomada de decisão na gestão de portfólio de produtos. Como tal, com a implementação desta metodologia procura-se auxiliar o gestor de produto na tomada de decisão acerca do portfólio de produtos, mais concretamente sobre questões relativas à continuidade ou inserção de novos produtos no portfólio. Tendo em conta a variedade oferecida pela empresa em estudo e o número de referências existentes, que têm vindo a crescer de forma abrupta nos últimos anos, verificou-se que é necessário e benéfico desenvolver uma metodologia que permita tomar decisões de forma mais consciente e assertiva.Como a dimensão da oferta é elevada, o foco primário é o de perceber o estado em que se encontram sete diferentes famílias de produto da marca própria da empresa e daí partir para uma análise mais minuciosa a cada uma destas famílias, reduzindo assim algumas das referências existentes, e deixar no final do projeto outras possíveis melhorias que terão influência na gestão do portfólio de produtos.Procedeu-se, portanto, à realização de análises de vendas sobre as famílias de produtos e as respetivas subfamílias, para suportar algumas questões na tomada de decisão e posteriormente, foi desenvolvida uma ferramenta ao estilo de uma árvore de decisão que permita identificar quais as referências de produtos finais que devem ser descontinuados e numa outra fase, um novo fluxo de processos é sugerido por forma a precaver a inclusão de produtos desnecessários no portfólio.Com esta análise, conseguiu-se numa primeira fase eliminar 46 referências finais de produto da família mais promissora.2017-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83399http://hdl.handle.net/10316/83399TID:202121836porSilva, Daniel Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T14:45:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:09.320514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e Gestão do Portfólio de Produtos: Desenvolvimento de uma Metodologia de Apoio à Decisão Product Portfolio Management and Evaluation: The Development of a Methodology to support the Decision-Making |
title |
Avaliação e Gestão do Portfólio de Produtos: Desenvolvimento de uma Metodologia de Apoio à Decisão |
spellingShingle |
Avaliação e Gestão do Portfólio de Produtos: Desenvolvimento de uma Metodologia de Apoio à Decisão Silva, Daniel Nunes Seleção de Mercados Gestão de Portfólio de Produtos Segmentação de Mercados Gestão da Variedade de Produtos Market Selection Product Portfolio Management Market Segmentation Product Variety Management |
title_short |
Avaliação e Gestão do Portfólio de Produtos: Desenvolvimento de uma Metodologia de Apoio à Decisão |
title_full |
Avaliação e Gestão do Portfólio de Produtos: Desenvolvimento de uma Metodologia de Apoio à Decisão |
title_fullStr |
Avaliação e Gestão do Portfólio de Produtos: Desenvolvimento de uma Metodologia de Apoio à Decisão |
title_full_unstemmed |
Avaliação e Gestão do Portfólio de Produtos: Desenvolvimento de uma Metodologia de Apoio à Decisão |
title_sort |
Avaliação e Gestão do Portfólio de Produtos: Desenvolvimento de uma Metodologia de Apoio à Decisão |
author |
Silva, Daniel Nunes |
author_facet |
Silva, Daniel Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniel Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Seleção de Mercados Gestão de Portfólio de Produtos Segmentação de Mercados Gestão da Variedade de Produtos Market Selection Product Portfolio Management Market Segmentation Product Variety Management |
topic |
Seleção de Mercados Gestão de Portfólio de Produtos Segmentação de Mercados Gestão da Variedade de Produtos Market Selection Product Portfolio Management Market Segmentation Product Variety Management |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/83399 http://hdl.handle.net/10316/83399 TID:202121836 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/83399 |
identifier_str_mv |
TID:202121836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133943099817984 |