Ensino, Avaliação e a Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borralho, António
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Fernandes, Domingos, Vale, Isabel, Dias, Raquel, Gaspar, Andreia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/5283
Resumo: Pretende-se dar a conhecer um estudo de avaliação que foi concebido e desenvolvido na sequência de um protocolo de prestação de serviços estabelecido entre o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação (ME) e que vem na sequência de um outro levado a cabo em 2009/2010 (Fernandes, Vale, Borralho & Cruz, 2010). Realizou-se ao longo de cerca de dez meses (Março a Dezembro de 2010) por uma equipa de avaliação constituída por Domingos Fernandes, da Universidade de Lisboa, António Borralho, da Universidade de Évora, Isabel Vale, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Andreia Gaspar, bolseira de investigação na Universidade de Lisboa e Raquel Pepo Dias, aluna do mestrado em Ciências da Educação (Avaliação Educacional) da Universidade de Évora. Colaboraram ainda no estudo Elsa Barbosa, professora do ensino secundário, Rosa Ferreira, da Universidade do Porto e Teresa Pimentel, da ESE de Viana do Castelo. O estudo foi organizado tendo em conta os seguintes objectivos principais: a) Descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores experimentadores e/ou por professores a leccionar no âmbito do processo de generalização; b) Descrever, analisar e interpretar o envolvimento e a participação dos alunos no desenvolvimento das suas aprendizagens no contexto das salas de aula; c) Avaliar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos constantes no PMEB e noutros materiais curriculares aplicáveis.
id RCAP_47d7048dee983691464e2b3dafda29c2
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/5283
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino, Avaliação e a Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino BásicoExperimentação curricular em matemáticaEnsino da matemáticaavaliação das aprendizagensparticipação dos alunosprátrica letiva dos professoresPretende-se dar a conhecer um estudo de avaliação que foi concebido e desenvolvido na sequência de um protocolo de prestação de serviços estabelecido entre o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação (ME) e que vem na sequência de um outro levado a cabo em 2009/2010 (Fernandes, Vale, Borralho & Cruz, 2010). Realizou-se ao longo de cerca de dez meses (Março a Dezembro de 2010) por uma equipa de avaliação constituída por Domingos Fernandes, da Universidade de Lisboa, António Borralho, da Universidade de Évora, Isabel Vale, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Andreia Gaspar, bolseira de investigação na Universidade de Lisboa e Raquel Pepo Dias, aluna do mestrado em Ciências da Educação (Avaliação Educacional) da Universidade de Évora. Colaboraram ainda no estudo Elsa Barbosa, professora do ensino secundário, Rosa Ferreira, da Universidade do Porto e Teresa Pimentel, da ESE de Viana do Castelo. O estudo foi organizado tendo em conta os seguintes objectivos principais: a) Descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores experimentadores e/ou por professores a leccionar no âmbito do processo de generalização; b) Descrever, analisar e interpretar o envolvimento e a participação dos alunos no desenvolvimento das suas aprendizagens no contexto das salas de aula; c) Avaliar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos constantes no PMEB e noutros materiais curriculares aplicáveis.Associação de Professores de Matemática2012-09-24T10:21:04Z2012-09-242011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/5283http://hdl.handle.net/10174/5283porhttp://www.apm.pt/files/_conf04_4e7134883352b.pdfDepartamento de Pedagogia e Educaçãoamab@uevora.ptdfernandes@ie.ul.ptisabel.vale@ese.ipvc.ptraquelcpd@gmail.comandreiacgaspar@gmail.comActas do Encontro Nacional de Professores de Matemática -ProfMat 2011229Borralho, AntónioFernandes, DomingosVale, IsabelDias, RaquelGaspar, Andreiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:17.418394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino, Avaliação e a Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino Básico
title Ensino, Avaliação e a Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino Básico
spellingShingle Ensino, Avaliação e a Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino Básico
Borralho, António
Experimentação curricular em matemática
Ensino da matemática
avaliação das aprendizagens
participação dos alunos
prátrica letiva dos professores
title_short Ensino, Avaliação e a Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino Básico
title_full Ensino, Avaliação e a Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino Básico
title_fullStr Ensino, Avaliação e a Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino Básico
title_full_unstemmed Ensino, Avaliação e a Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino Básico
title_sort Ensino, Avaliação e a Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino Básico
author Borralho, António
author_facet Borralho, António
Fernandes, Domingos
Vale, Isabel
Dias, Raquel
Gaspar, Andreia
author_role author
author2 Fernandes, Domingos
Vale, Isabel
Dias, Raquel
Gaspar, Andreia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borralho, António
Fernandes, Domingos
Vale, Isabel
Dias, Raquel
Gaspar, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação curricular em matemática
Ensino da matemática
avaliação das aprendizagens
participação dos alunos
prátrica letiva dos professores
topic Experimentação curricular em matemática
Ensino da matemática
avaliação das aprendizagens
participação dos alunos
prátrica letiva dos professores
description Pretende-se dar a conhecer um estudo de avaliação que foi concebido e desenvolvido na sequência de um protocolo de prestação de serviços estabelecido entre o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação (ME) e que vem na sequência de um outro levado a cabo em 2009/2010 (Fernandes, Vale, Borralho & Cruz, 2010). Realizou-se ao longo de cerca de dez meses (Março a Dezembro de 2010) por uma equipa de avaliação constituída por Domingos Fernandes, da Universidade de Lisboa, António Borralho, da Universidade de Évora, Isabel Vale, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Andreia Gaspar, bolseira de investigação na Universidade de Lisboa e Raquel Pepo Dias, aluna do mestrado em Ciências da Educação (Avaliação Educacional) da Universidade de Évora. Colaboraram ainda no estudo Elsa Barbosa, professora do ensino secundário, Rosa Ferreira, da Universidade do Porto e Teresa Pimentel, da ESE de Viana do Castelo. O estudo foi organizado tendo em conta os seguintes objectivos principais: a) Descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores experimentadores e/ou por professores a leccionar no âmbito do processo de generalização; b) Descrever, analisar e interpretar o envolvimento e a participação dos alunos no desenvolvimento das suas aprendizagens no contexto das salas de aula; c) Avaliar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos constantes no PMEB e noutros materiais curriculares aplicáveis.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2012-09-24T10:21:04Z
2012-09-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/5283
http://hdl.handle.net/10174/5283
url http://hdl.handle.net/10174/5283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.apm.pt/files/_conf04_4e7134883352b.pdf
Departamento de Pedagogia e Educação
amab@uevora.pt
dfernandes@ie.ul.pt
isabel.vale@ese.ipvc.pt
raquelcpd@gmail.com
andreiacgaspar@gmail.com
Actas do Encontro Nacional de Professores de Matemática -ProfMat 2011
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136485330386944