Actividade física, recreio escolar e desenvolvimento motor: estudos exploratórios em crianças do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luís Carlos Oliveira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6206
Resumo: Mestrado Estudos da Criança
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spelling Actividade física, recreio escolar e desenvolvimento motor: estudos exploratórios em crianças do 1.º ciclo do ensino básicoActividade físicaRecreio escolarHabilidade motoras fundamentaisCoordenação motoraAcelerómetrosTGMDKTKPhysical activityPlaygroundGross motor abilitiesMotor coordinationAccelerometers796.01613.95Mestrado Estudos da CriançaActualmente, existe na literatura a evidência unânime, que a prática actividade física regular é benéfica para a saúde. O presente trabalho consta de dois estudos cujos objectivos foram: no primeiro estudo, analisar os efeitos de uma intervenção no recreio escolar nos níveis de actividade física em crianças de ambos os sexos com idades entre os 6 e os 12 anos; no segundo estudo, analisar a relação entre a actividade física habitual e as habilidades motoras fundamentais, e a coordenação motora em crianças de ambos os sexos com idades de 6 e 7 anos. A amostra foi constituída, no primeiro estudo por 158 crianças com uma idade média de 7,81±1,17, no segundo estudo por 21 crianças com uma idade média de 6,38±0,50. A actividade física foi avaliada por acelerometria, as habilidades motoras fundamentais usando o Test of Gross Motor Development (TGMD) e a coordenação motora através do Körperkoordination Test für Kinder (KTK). Os resultados em ambos estudos indicam que estas crianças cumprem as recomendações internacionais de actividade física. No primeiro estudo a intervenção resultou num aumento significativo da actividade física total (> 3 MET´s). No segundo estudo, o desempenho nos testes das habilidades motoras fundamentais (controlo de objectos) e da coordenação motora apresentaram baixos resultados, a actividade física habitual correlacionou-se positivamente com o TGMD (controlo de objectos) e o TGMD (total). Estes estudos permitem-nos tirar as seguintes conclusões: as crianças deste estudo beneficiaram com a intervenção no recreio escolar, parece então que poderá ser benéfico a sua implementação noutras escolas; as crianças deste estudo apresentaram resultados baixos, indiciadores de possíveis insuficiências do desenvolvimento coordenativo e de pobre desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, pelo que se considera que deviam ser alvo de uma especial intervenção, nomeadamente na área da Educação Física.Nowadays, there is growing evidence in literature that Health benefits from regular physical activity. The present work consists of two studies. The aim of the first study was to analyse the effects of an intervention in a playground, in the physical activity level of children aged between 6 and 12 years. The second study analysed the relation between usual physical activity and gross motor abilities and motor coordination in children aged 6 to 7 years. The sample comprised, in the first study, 158 children, aged in average 7,81±1,17 years and, in the second study, 21 children, aged in average 6,38±0,50 years. Physical activity was accessed by accelerometry, gross motor abilities by using the Test of Gross Motor Development (TGMD) and motor coordination by using the Körperkoordination Test für Kinder (KTK). The results showed that, in booth studies, subjects met the international recommendations for daily physical activity. In the first study, the intervention in the playground resulted in a significant increase in the usual physical activity (> 3 MET´s). In the second study, gross motor abilities and motor coordination tests revealed low performances; physical activity was positively correlated with TGMD (object control) and with TGMD (total). These studies allow us to take the following conclusions: the children who took part in this research benefited from the playground intervention, what makes us believe that its implementation in other schools would be worthwhile; low performance attributed to the children in TGMD and KTK tests could be an indicative of insufficient in the development of coordination and gross motor abilities, therefore we believe that this kind of intervention should be targeted at schoolchildren mainly in Physical Education classes.Lopes, Vítor PiresPereira, Beatriz OliveiraUniversidade do MinhoLopes, Luís Carlos Oliveira2006-11-232006-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6206porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:25.577134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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