O recreio escolar como promotor de actividade física : um estudo com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Marco António da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/18779
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Física e Lazer)
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spelling O recreio escolar como promotor de actividade física : um estudo com crianças do 1º Ciclo do Ensino BásicoCriançasPadrão de actividade físicaRecreio escolarAcelerometria1º Ciclo do ensino básicoChildrenPattern of physical activityPlaygroundAccelerometryPrimary school796.01372.4Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Física e Lazer)Na actualidade as crianças estão cada vez mais inactivas fisicamente. As inúmeras actividades para as quais são direccionadas bem como a necessidade de protecção/controlo por parte dos pais não lhes deixam muitos espaços/tempos onde possam ser activas. Acentua-se por isso a necessidade de conhecer os padrões de actividade física das crianças em contexto de recreio escolar, bem como explorar o que mais as estimula nesse ambiente. O presente trabalho consta de dois estudos: o primeiro teve como objectivo, verificar qual o Padrão da Actividade Física diária, das crianças dos 6 aos 10 anos de idade, no tempo de intervalo escolar. O segundo estudo, pretendeu averiguar a eficácia de um programa de intervenção nos níveis de Actividade Física, em crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos no recreio escolar. A amostra foi composta, no primeiro estudo por 97 crianças com uma idade média de 7,52±1,15, sendo 41 do sexo feminino e 56 do sexo masculino, no segundo estudo por 70 crianças com uma média de 7,39±1,107, sendo 32 do sexo feminino e 38 do sexo masculino. A actividade física foi avaliada através de acelerometria. Os resultados do primeiro estudo indicaram que os rapazes são mais activos do que as raparigas. As crianças mais velhas (8 aos 10 anos) apresentaram uma actividade física de maior intensidade comparativamente com as mais novas, embora estas diferenças não sejam estatisticamente significativas. A actividade física moderada apresentou-se como a mais predominante para a totalidade da amostra. No segundo estudo, a intervenção realizada, provocou um aumento da AF das crianças durante o recreio escolar, com destaque para o primeiro momento e para o segundo momento após a intervenção. Decorrido um mês da intervenção, os valores da AF diminuíram significativamente, principalmente para as raparigas que apresentaram valores inferiores aos registados no momento anterior à intervenção. Os rapazes beneficiaram mais do programa de intervenção, dado que em todos os momentos obtiveram valores superiores aos observados no momento inicial da avaliação. A análise dos níveis de AF em função dos grupos etários não revelou diferenças significativas entre os alunos mais novos e mais velhos, o que sugere um impacto relativamente uniforme do programa de intervenção independente da idade.Nowadays, children are becoming more inactive physically. The several activities for which children are targeted as well as the need of protection/ control from parents do not give them space/ time where they can be active. For this reason, it is emphasized the need to, not only, know the patterns of children physical activity in playground but also to explore what stimulates them the most in that environment. This thesis consists of two studies: the first study primary purpose was to verify the pattern of daily physical activity, in children aged 6 to 10 years old, concerning the playtime. The second one intended to verify the efficiency of an intervention programme at physical activity levels, in children aged 6 and 10 years old in playground. The sample consisted, in the first study, of 97 children with average ages of 7,52±1,15, of whom 41 were female and 56 were male; and in the second study it consisted of 70 children with average ages of 7,39±1,107,of whom 32 were female and 38 were male. Physical activity was assessed by accelerometry. The results of the first study indicated that boys are more active than girls. The oldest children (from 8 to 10 years old) presented a highest physical activity in comparison with the youngest; however these differences aren’t statistically significant. The moderate physical activity presented itself as the most prevalent on what concerns the sample on the whole. "Concerning the second study, the intervention that was carried out, caused an increase of the physical activity on children during playtime, with emphasis on the first and second moment after the intervention. Within one month of the intervention, the values of physical activity decreased considerably, specially for girls who presented inferior values than those registered at the moment before the intervention. Boys were the ones who benefit the most with the intervention programme, once, in all moments, they had superior values in comparison to those observed in the initial moment of the assessment. The analysis of physical activity levels, according to age groups, did not revealed meaningful differences between youngest and oldest students, which suggests a relatively uniform impact of the intervention programme regardless of age."Pereira, Beatriz OliveiraUniversidade do MinhoCouto, Marco António da Silva20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/18779porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18779Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:21.945184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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