Ler e escrever para aprender ciências da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Cédric Soares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25250
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_47f21d8f983b214b1bac52f88bbabf76
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25250
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ler e escrever para aprender ciências da naturezaAprenderLeituraEscritaCiências da naturezaProjetoLearningReadingWritingScienceProject502:372.85372.85:502Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino BásicoO seguinte documento foi elaborado com o objetivo de relatar o estágio pedagógico no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Esta fase académica representou um enorme momento de aprendizagem como futuro professor no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. De forma gradual, foi promovida a observação, implementação, avaliação e reflexão de inúmeras estratégias de investigação pedagógica que sustentaram a melhoria do processo ensino e aprendizagem dos alunos e do professor estagiário. Proporcionou, simultaneamente, a compreensão do funcionamento e da organização escolar. Depois de conhecer as dificuldades dos alunos e as prioridades da professora orientadora, foi desenvolvido um projeto que pretende levar os alunos a recorrer à leitura e à escrita como ferramenta de aprendizagem para construir e exprimir conhecimento no domínio das Ciências da Natureza. Na perspetiva do professor estagiário, pretendeu-se desenvolver competências profissionais que envolvam conhecimento e problematização dos contextos de prática, assim como, desenvolver estratégias pedagógicas que sustentam a compreensão e melhoria do processo de ensino e aprendizagem no 1º e 2ºCiclo do Ensino Básico. Depois de fundamentar os benefícios que este projeto acarreta, é aqui, relatado e refletido o desenvolvimento do plano geral de intervenção e feita uma análise de vários materiais produzidos pelos alunos.The following document was elaborate in order to report a teaching internship under (Supervised Practice of Teaching) Prática do Ensino Supervisionada, in the University of Minho. This academic phase represents an important learning period for a future primary school teacher. In general terms, the observation, implementation, evaluation and reflection of several strategies of pedagogical investigation were promoted, which can improved the teaching-learning process for students and the trainee teacher. It also allowed a better understanding of the school’s function and organization. After knowing the student's difficulties and the mentor’s priorities, a project was developed in order to teach students how to use their reading and writing skills as a learning tool for building and expressing knowledge on Science of Nature. From the teacher’s perspective, the intention was to develop professional skills involving the knowledge and awareness of problems in the teaching practice as well as pedagogic strategies, which can maintain the continuing comprehension and improvement of the teaching-learning process in primary schools. After fundamenting the benefits of this project, it continues explaining the development of this intervention and analyse the various materials produced by the students.Carvalho, José António BrandãoUniversidade do MinhoPedrosa, Cédric Soares20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25250porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:06.636094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ler e escrever para aprender ciências da natureza
title Ler e escrever para aprender ciências da natureza
spellingShingle Ler e escrever para aprender ciências da natureza
Pedrosa, Cédric Soares
Aprender
Leitura
Escrita
Ciências da natureza
Projeto
Learning
Reading
Writing
Science
Project
502:372.85
372.85:502
title_short Ler e escrever para aprender ciências da natureza
title_full Ler e escrever para aprender ciências da natureza
title_fullStr Ler e escrever para aprender ciências da natureza
title_full_unstemmed Ler e escrever para aprender ciências da natureza
title_sort Ler e escrever para aprender ciências da natureza
author Pedrosa, Cédric Soares
author_facet Pedrosa, Cédric Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, José António Brandão
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrosa, Cédric Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Aprender
Leitura
Escrita
Ciências da natureza
Projeto
Learning
Reading
Writing
Science
Project
502:372.85
372.85:502
topic Aprender
Leitura
Escrita
Ciências da natureza
Projeto
Learning
Reading
Writing
Science
Project
502:372.85
372.85:502
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/25250
url http://hdl.handle.net/1822/25250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132972664750080