Ler e escrever para aprender ciências da natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/25250 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_47f21d8f983b214b1bac52f88bbabf76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25250 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ler e escrever para aprender ciências da naturezaAprenderLeituraEscritaCiências da naturezaProjetoLearningReadingWritingScienceProject502:372.85372.85:502Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino BásicoO seguinte documento foi elaborado com o objetivo de relatar o estágio pedagógico no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Esta fase académica representou um enorme momento de aprendizagem como futuro professor no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. De forma gradual, foi promovida a observação, implementação, avaliação e reflexão de inúmeras estratégias de investigação pedagógica que sustentaram a melhoria do processo ensino e aprendizagem dos alunos e do professor estagiário. Proporcionou, simultaneamente, a compreensão do funcionamento e da organização escolar. Depois de conhecer as dificuldades dos alunos e as prioridades da professora orientadora, foi desenvolvido um projeto que pretende levar os alunos a recorrer à leitura e à escrita como ferramenta de aprendizagem para construir e exprimir conhecimento no domínio das Ciências da Natureza. Na perspetiva do professor estagiário, pretendeu-se desenvolver competências profissionais que envolvam conhecimento e problematização dos contextos de prática, assim como, desenvolver estratégias pedagógicas que sustentam a compreensão e melhoria do processo de ensino e aprendizagem no 1º e 2ºCiclo do Ensino Básico. Depois de fundamentar os benefícios que este projeto acarreta, é aqui, relatado e refletido o desenvolvimento do plano geral de intervenção e feita uma análise de vários materiais produzidos pelos alunos.The following document was elaborate in order to report a teaching internship under (Supervised Practice of Teaching) Prática do Ensino Supervisionada, in the University of Minho. This academic phase represents an important learning period for a future primary school teacher. In general terms, the observation, implementation, evaluation and reflection of several strategies of pedagogical investigation were promoted, which can improved the teaching-learning process for students and the trainee teacher. It also allowed a better understanding of the school’s function and organization. After knowing the student's difficulties and the mentor’s priorities, a project was developed in order to teach students how to use their reading and writing skills as a learning tool for building and expressing knowledge on Science of Nature. From the teacher’s perspective, the intention was to develop professional skills involving the knowledge and awareness of problems in the teaching practice as well as pedagogic strategies, which can maintain the continuing comprehension and improvement of the teaching-learning process in primary schools. After fundamenting the benefits of this project, it continues explaining the development of this intervention and analyse the various materials produced by the students.Carvalho, José António BrandãoUniversidade do MinhoPedrosa, Cédric Soares20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25250porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:06.636094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ler e escrever para aprender ciências da natureza |
title |
Ler e escrever para aprender ciências da natureza |
spellingShingle |
Ler e escrever para aprender ciências da natureza Pedrosa, Cédric Soares Aprender Leitura Escrita Ciências da natureza Projeto Learning Reading Writing Science Project 502:372.85 372.85:502 |
title_short |
Ler e escrever para aprender ciências da natureza |
title_full |
Ler e escrever para aprender ciências da natureza |
title_fullStr |
Ler e escrever para aprender ciências da natureza |
title_full_unstemmed |
Ler e escrever para aprender ciências da natureza |
title_sort |
Ler e escrever para aprender ciências da natureza |
author |
Pedrosa, Cédric Soares |
author_facet |
Pedrosa, Cédric Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, José António Brandão Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrosa, Cédric Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprender Leitura Escrita Ciências da natureza Projeto Learning Reading Writing Science Project 502:372.85 372.85:502 |
topic |
Aprender Leitura Escrita Ciências da natureza Projeto Learning Reading Writing Science Project 502:372.85 372.85:502 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/25250 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/25250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132972664750080 |