Cem dias à sombra da Torre de Babel do Século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Auretta, Christopher Damien
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/21306
Resumo: Os posts, reflexões ensaísticas, epistolografia, manifestos e poesia patentes neste volume procuram responder aos interesses, inquietações e indagações expressos pelos nossos alunos no âmbito do seminário que leccionamos em Pensamento Contemporâneo. Representam igualmente a continuação do diálogo deste docente com eles, depois de terminadas as aulas, já em casa, sentado defronte do computador, confrontado com o silêncio e a memória. Os cem posts deste volume, de natureza cientemente híbrida, actuam, na verdade, como o prolongamento daquele espaço de interlocutoriedade intensa criado pelo docente na companhia dos seus alunos a que este docente costuma chamar o espaço desamparado e desmilitarizado (no sentido real e figurado) da sala de aula, doravante transformada em palco deliberativo e ágora de vozes e ideias. Este docente está consciente da fragilidade insuperável da condição humana; ama, por isso mesmo, o diálogo com a humanidade à sua volta. Procura criar um espaço de paridade deliberativa e inclusiva de modo que todos participem na construção de um saber comum em comum. Eis a maneira de este docente proporcionar as condições que julga ser necessárias para os alunos assumirem plenamente o agenciamento (agency) da sua aprendizagem, sendo o docente um acompanhante, um exemplificador (nunca um mero transmissor e nunca o detentor da derradeira palavra), a encarnação de um estado de paixão indagadora desde sempre disponível a todos.
id RCAP_47f8123343f0e62a03b2da3635d02b5c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/21306
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cem dias à sombra da Torre de Babel do Século XXIOne Hunded Days in the Shadow of the Tower of Babel of the XXIst CenturyNew Pedagogical ChroniclesNovas crónicas pedagógicasOs posts, reflexões ensaísticas, epistolografia, manifestos e poesia patentes neste volume procuram responder aos interesses, inquietações e indagações expressos pelos nossos alunos no âmbito do seminário que leccionamos em Pensamento Contemporâneo. Representam igualmente a continuação do diálogo deste docente com eles, depois de terminadas as aulas, já em casa, sentado defronte do computador, confrontado com o silêncio e a memória. Os cem posts deste volume, de natureza cientemente híbrida, actuam, na verdade, como o prolongamento daquele espaço de interlocutoriedade intensa criado pelo docente na companhia dos seus alunos a que este docente costuma chamar o espaço desamparado e desmilitarizado (no sentido real e figurado) da sala de aula, doravante transformada em palco deliberativo e ágora de vozes e ideias. Este docente está consciente da fragilidade insuperável da condição humana; ama, por isso mesmo, o diálogo com a humanidade à sua volta. Procura criar um espaço de paridade deliberativa e inclusiva de modo que todos participem na construção de um saber comum em comum. Eis a maneira de este docente proporcionar as condições que julga ser necessárias para os alunos assumirem plenamente o agenciamento (agency) da sua aprendizagem, sendo o docente um acompanhante, um exemplificador (nunca um mero transmissor e nunca o detentor da derradeira palavra), a encarnação de um estado de paixão indagadora desde sempre disponível a todos.ColibriDCSA - Departamento de Ciências Sociais AplicadasRUNAuretta, Christopher Damien2017-05-30T14:20:38Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book493application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/21306por978-989-689-551-8PURE: 1695271info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:07:52Zoai:run.unl.pt:10362/21306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:44.629390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cem dias à sombra da Torre de Babel do Século XXI
One Hunded Days in the Shadow of the Tower of Babel of the XXIst CenturyNew Pedagogical Chronicles
Novas crónicas pedagógicas
title Cem dias à sombra da Torre de Babel do Século XXI
spellingShingle Cem dias à sombra da Torre de Babel do Século XXI
Auretta, Christopher Damien
title_short Cem dias à sombra da Torre de Babel do Século XXI
title_full Cem dias à sombra da Torre de Babel do Século XXI
title_fullStr Cem dias à sombra da Torre de Babel do Século XXI
title_full_unstemmed Cem dias à sombra da Torre de Babel do Século XXI
title_sort Cem dias à sombra da Torre de Babel do Século XXI
author Auretta, Christopher Damien
author_facet Auretta, Christopher Damien
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DCSA - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Auretta, Christopher Damien
description Os posts, reflexões ensaísticas, epistolografia, manifestos e poesia patentes neste volume procuram responder aos interesses, inquietações e indagações expressos pelos nossos alunos no âmbito do seminário que leccionamos em Pensamento Contemporâneo. Representam igualmente a continuação do diálogo deste docente com eles, depois de terminadas as aulas, já em casa, sentado defronte do computador, confrontado com o silêncio e a memória. Os cem posts deste volume, de natureza cientemente híbrida, actuam, na verdade, como o prolongamento daquele espaço de interlocutoriedade intensa criado pelo docente na companhia dos seus alunos a que este docente costuma chamar o espaço desamparado e desmilitarizado (no sentido real e figurado) da sala de aula, doravante transformada em palco deliberativo e ágora de vozes e ideias. Este docente está consciente da fragilidade insuperável da condição humana; ama, por isso mesmo, o diálogo com a humanidade à sua volta. Procura criar um espaço de paridade deliberativa e inclusiva de modo que todos participem na construção de um saber comum em comum. Eis a maneira de este docente proporcionar as condições que julga ser necessárias para os alunos assumirem plenamente o agenciamento (agency) da sua aprendizagem, sendo o docente um acompanhante, um exemplificador (nunca um mero transmissor e nunca o detentor da derradeira palavra), a encarnação de um estado de paixão indagadora desde sempre disponível a todos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-05-30T14:20:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/21306
url http://hdl.handle.net/10362/21306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-689-551-8
PURE: 1695271
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 493
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colibri
publisher.none.fl_str_mv Colibri
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137897061810176