Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/493 |
Resumo: | A Educação em Direitos Humanos é um dispositivo de transformação social, necessária para o reconhecimento de direitos, para a afirmação de princípios humanitários e de práticas sociais, com vistas à proteção e ao respeito à dignidade humana. É indispensável sua inserção na formação docente, uma vez que, no cotidiano escolar o educador encontrará situações em que será preciso negociar democraticamente soluções para a resolução de conflitos de direitos. Este estudo objetivou analisar a percepção que os estudantes de licenciatura da UFBA têm acerca da Educação em Direitos Humanos nos currículos desses cursos e em sua formação. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. O instrumento eleito para a obtenção de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com 62 estudantes de 12 cursos de licenciatura, dos turnos diurno e noturno. Os resultados denotam que a maioria dos estudantes entrevistados não reconhecem a existência da abordagem da temática Educação em Direitos Humanos em seus itinerários formativos, maseles expressaram que sabem da importância para a formação docente. Eles também não apresentaram conhecimentosteórico-científicos sobre o tema e em suas narrativas explicitaram apenas concepções de senso comum. Todavia, alguns dos demais entrevistados se posicionaram com maior criticidade sobre a Educação em Direitos Humanos e sua relevânciapara a efetivação da democracia, fatores que apontam para a necessidade de investigações que visem identificar como a Educação em Direitos Humanos é abordada no currículo oculto e seus impactos no processo formativo. |
id |
RCAP_48023774efef54abc21eb075b45de3b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/493 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturasFormação docente; educação; direitos humanos; universidadeA Educação em Direitos Humanos é um dispositivo de transformação social, necessária para o reconhecimento de direitos, para a afirmação de princípios humanitários e de práticas sociais, com vistas à proteção e ao respeito à dignidade humana. É indispensável sua inserção na formação docente, uma vez que, no cotidiano escolar o educador encontrará situações em que será preciso negociar democraticamente soluções para a resolução de conflitos de direitos. Este estudo objetivou analisar a percepção que os estudantes de licenciatura da UFBA têm acerca da Educação em Direitos Humanos nos currículos desses cursos e em sua formação. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. O instrumento eleito para a obtenção de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com 62 estudantes de 12 cursos de licenciatura, dos turnos diurno e noturno. Os resultados denotam que a maioria dos estudantes entrevistados não reconhecem a existência da abordagem da temática Educação em Direitos Humanos em seus itinerários formativos, maseles expressaram que sabem da importância para a formação docente. Eles também não apresentaram conhecimentosteórico-científicos sobre o tema e em suas narrativas explicitaram apenas concepções de senso comum. Todavia, alguns dos demais entrevistados se posicionaram com maior criticidade sobre a Educação em Direitos Humanos e sua relevânciapara a efetivação da democracia, fatores que apontam para a necessidade de investigações que visem identificar como a Educação em Direitos Humanos é abordada no currículo oculto e seus impactos no processo formativo.ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2020-04-30T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/493oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/493International Journal of Marketing, Communication and New Media; No 7 (2020): Special Number QRMCNM2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/493http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/493/230Copyright (c) 2020 Renata Veras, Daiane Silva, Erika Chaves, Gisele Carneiro, Henrique Amorim, Milena Alissa Moraeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeras, RenataSilva, DaianeChaves, ErikaCarneiro, GiseleAmorim, HenriqueMoraes, Milena Alissa2022-09-22T10:30:35Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:22.398278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas |
title |
Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas |
spellingShingle |
Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas Veras, Renata Formação docente; educação; direitos humanos; universidade |
title_short |
Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas |
title_full |
Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas |
title_fullStr |
Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas |
title_full_unstemmed |
Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas |
title_sort |
Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas |
author |
Veras, Renata |
author_facet |
Veras, Renata Silva, Daiane Chaves, Erika Carneiro, Gisele Amorim, Henrique Moraes, Milena Alissa |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Daiane Chaves, Erika Carneiro, Gisele Amorim, Henrique Moraes, Milena Alissa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veras, Renata Silva, Daiane Chaves, Erika Carneiro, Gisele Amorim, Henrique Moraes, Milena Alissa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente; educação; direitos humanos; universidade |
topic |
Formação docente; educação; direitos humanos; universidade |
description |
A Educação em Direitos Humanos é um dispositivo de transformação social, necessária para o reconhecimento de direitos, para a afirmação de princípios humanitários e de práticas sociais, com vistas à proteção e ao respeito à dignidade humana. É indispensável sua inserção na formação docente, uma vez que, no cotidiano escolar o educador encontrará situações em que será preciso negociar democraticamente soluções para a resolução de conflitos de direitos. Este estudo objetivou analisar a percepção que os estudantes de licenciatura da UFBA têm acerca da Educação em Direitos Humanos nos currículos desses cursos e em sua formação. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. O instrumento eleito para a obtenção de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com 62 estudantes de 12 cursos de licenciatura, dos turnos diurno e noturno. Os resultados denotam que a maioria dos estudantes entrevistados não reconhecem a existência da abordagem da temática Educação em Direitos Humanos em seus itinerários formativos, maseles expressaram que sabem da importância para a formação docente. Eles também não apresentaram conhecimentosteórico-científicos sobre o tema e em suas narrativas explicitaram apenas concepções de senso comum. Todavia, alguns dos demais entrevistados se posicionaram com maior criticidade sobre a Educação em Direitos Humanos e sua relevânciapara a efetivação da democracia, fatores que apontam para a necessidade de investigações que visem identificar como a Educação em Direitos Humanos é abordada no currículo oculto e seus impactos no processo formativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-30T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/493 oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/493 |
url |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/493 |
identifier_str_mv |
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/493 http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/493/230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga |
publisher.none.fl_str_mv |
ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga |
dc.source.none.fl_str_mv |
International Journal of Marketing, Communication and New Media; No 7 (2020): Special Number QRMCNM 2182-9306 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130451657359360 |