Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veras, Renata
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Daiane, Chaves, Erika, Carneiro, Gisele, Amorim, Henrique, Moraes, Milena Alissa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/493
Resumo: A Educação em Direitos Humanos é um dispositivo de transformação social, necessária para o reconhecimento de direitos, para a afirmação de princípios humanitários e de práticas sociais, com vistas à proteção e ao respeito à dignidade humana. É indispensável sua inserção na formação docente, uma vez que, no cotidiano escolar o educador encontrará situações em que será preciso negociar democraticamente soluções para a resolução de conflitos de direitos. Este estudo objetivou analisar a percepção que os estudantes de licenciatura da UFBA têm acerca da Educação em Direitos Humanos nos currículos desses cursos e em sua formação. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. O instrumento eleito para a obtenção de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com 62 estudantes de 12 cursos de licenciatura, dos turnos diurno e noturno. Os resultados denotam que a maioria dos estudantes entrevistados não reconhecem a existência da abordagem da temática Educação em Direitos Humanos em seus itinerários formativos, maseles expressaram que sabem da importância para a formação docente. Eles também não apresentaram conhecimentosteórico-científicos sobre o tema e em suas narrativas explicitaram apenas concepções de senso comum. Todavia, alguns dos demais entrevistados se posicionaram com maior criticidade sobre a Educação em Direitos Humanos e sua relevânciapara a efetivação da democracia, fatores que apontam para a necessidade de investigações que visem identificar como a Educação em Direitos Humanos é abordada no currículo oculto e seus impactos no processo formativo.
id RCAP_48023774efef54abc21eb075b45de3b9
oai_identifier_str oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/493
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturasFormação docente; educação; direitos humanos; universidadeA Educação em Direitos Humanos é um dispositivo de transformação social, necessária para o reconhecimento de direitos, para a afirmação de princípios humanitários e de práticas sociais, com vistas à proteção e ao respeito à dignidade humana. É indispensável sua inserção na formação docente, uma vez que, no cotidiano escolar o educador encontrará situações em que será preciso negociar democraticamente soluções para a resolução de conflitos de direitos. Este estudo objetivou analisar a percepção que os estudantes de licenciatura da UFBA têm acerca da Educação em Direitos Humanos nos currículos desses cursos e em sua formação. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. O instrumento eleito para a obtenção de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com 62 estudantes de 12 cursos de licenciatura, dos turnos diurno e noturno. Os resultados denotam que a maioria dos estudantes entrevistados não reconhecem a existência da abordagem da temática Educação em Direitos Humanos em seus itinerários formativos, maseles expressaram que sabem da importância para a formação docente. Eles também não apresentaram conhecimentosteórico-científicos sobre o tema e em suas narrativas explicitaram apenas concepções de senso comum. Todavia, alguns dos demais entrevistados se posicionaram com maior criticidade sobre a Educação em Direitos Humanos e sua relevânciapara a efetivação da democracia, fatores que apontam para a necessidade de investigações que visem identificar como a Educação em Direitos Humanos é abordada no currículo oculto e seus impactos no processo formativo.ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2020-04-30T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/493oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/493International Journal of Marketing, Communication and New Media; No 7 (2020): Special Number QRMCNM2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/493http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/493/230Copyright (c) 2020 Renata Veras, Daiane Silva, Erika Chaves, Gisele Carneiro, Henrique Amorim, Milena Alissa Moraeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeras, RenataSilva, DaianeChaves, ErikaCarneiro, GiseleAmorim, HenriqueMoraes, Milena Alissa2022-09-22T10:30:35Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:22.398278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas
title Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas
spellingShingle Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas
Veras, Renata
Formação docente; educação; direitos humanos; universidade
title_short Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas
title_full Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas
title_fullStr Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas
title_full_unstemmed Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas
title_sort Imbricações entre a Formação Docente e a Educação em Direitos Humanos: Narrativas estudantis sobre suas percepções acerca dos currículos das licenciaturas
author Veras, Renata
author_facet Veras, Renata
Silva, Daiane
Chaves, Erika
Carneiro, Gisele
Amorim, Henrique
Moraes, Milena Alissa
author_role author
author2 Silva, Daiane
Chaves, Erika
Carneiro, Gisele
Amorim, Henrique
Moraes, Milena Alissa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veras, Renata
Silva, Daiane
Chaves, Erika
Carneiro, Gisele
Amorim, Henrique
Moraes, Milena Alissa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente; educação; direitos humanos; universidade
topic Formação docente; educação; direitos humanos; universidade
description A Educação em Direitos Humanos é um dispositivo de transformação social, necessária para o reconhecimento de direitos, para a afirmação de princípios humanitários e de práticas sociais, com vistas à proteção e ao respeito à dignidade humana. É indispensável sua inserção na formação docente, uma vez que, no cotidiano escolar o educador encontrará situações em que será preciso negociar democraticamente soluções para a resolução de conflitos de direitos. Este estudo objetivou analisar a percepção que os estudantes de licenciatura da UFBA têm acerca da Educação em Direitos Humanos nos currículos desses cursos e em sua formação. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. O instrumento eleito para a obtenção de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com 62 estudantes de 12 cursos de licenciatura, dos turnos diurno e noturno. Os resultados denotam que a maioria dos estudantes entrevistados não reconhecem a existência da abordagem da temática Educação em Direitos Humanos em seus itinerários formativos, maseles expressaram que sabem da importância para a formação docente. Eles também não apresentaram conhecimentosteórico-científicos sobre o tema e em suas narrativas explicitaram apenas concepções de senso comum. Todavia, alguns dos demais entrevistados se posicionaram com maior criticidade sobre a Educação em Direitos Humanos e sua relevânciapara a efetivação da democracia, fatores que apontam para a necessidade de investigações que visem identificar como a Educação em Direitos Humanos é abordada no currículo oculto e seus impactos no processo formativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/493
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/493
url http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/493
identifier_str_mv oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/493
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/493/230
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
dc.source.none.fl_str_mv International Journal of Marketing, Communication and New Media; No 7 (2020): Special Number QRMCNM
2182-9306
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130451657359360