FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Pedro Paulo Souza
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Barros, Edonilce da Rocha, Vieira, Andre Ricardo Lucas, Mendes, Alane Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5411
Resumo: O presente estudo é resultado de reflexões desenvolvidas a partir da discussão no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, durante o desenvolvimento do componente curricular Educação de Jovens e Adultos, por entendemos que na contemporaneidade a formação continuada tem se configurado num instrumento importante frente a atuação de entidades públicas, grupos e movimentos sociais que trabalham com essa modalidade de ensino. Considerando a complexidade desse estudo elegemos por método as narrativas (auto)biográficas, por entendermos que as discussões sobre as histórias de vida, enquanto processo de formação, inscrevem-se na história individual, mas também coletiva. O presente estudo tem por objetivo refletir acerca da formação docente dos licenciandos em pedagogia para atuarem na Educação de Jovens e Adultos. As narrativas nos levaram a perceber as influências que as discentes-professoras receberam para a escolha do magistério, como iniciaram na EJA a construção do seu saber fazer cotidiano e os processos de formação. Nesse caso, a abordagem (auto)biográfica foi utilizada na perspectiva de investigação-formação, e no modelo interativo-dialógico. Assim, o grande desafio de ser professor consiste em buscar o conhecimento inovando sua prática, se capacitando para atender as demandas da realidade na qual educador e educando estão inseridos. Dessa maneira compreendemos que as narrativas, enquanto ferramenta metodológica possibilita maior entendimento dos processos pedagógicos formativos.
id UNIT-2_13eb779f544ed6fd3e43ac635a7617fc
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/5411
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOSFormação docenteEJANarrativasO presente estudo é resultado de reflexões desenvolvidas a partir da discussão no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, durante o desenvolvimento do componente curricular Educação de Jovens e Adultos, por entendemos que na contemporaneidade a formação continuada tem se configurado num instrumento importante frente a atuação de entidades públicas, grupos e movimentos sociais que trabalham com essa modalidade de ensino. Considerando a complexidade desse estudo elegemos por método as narrativas (auto)biográficas, por entendermos que as discussões sobre as histórias de vida, enquanto processo de formação, inscrevem-se na história individual, mas também coletiva. O presente estudo tem por objetivo refletir acerca da formação docente dos licenciandos em pedagogia para atuarem na Educação de Jovens e Adultos. As narrativas nos levaram a perceber as influências que as discentes-professoras receberam para a escolha do magistério, como iniciaram na EJA a construção do seu saber fazer cotidiano e os processos de formação. Nesse caso, a abordagem (auto)biográfica foi utilizada na perspectiva de investigação-formação, e no modelo interativo-dialógico. Assim, o grande desafio de ser professor consiste em buscar o conhecimento inovando sua prática, se capacitando para atender as demandas da realidade na qual educador e educando estão inseridos. Dessa maneira compreendemos que as narrativas, enquanto ferramenta metodológica possibilita maior entendimento dos processos pedagógicos formativos.Editora Universitária Tiradentes2024-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNarrativas (auto)biográficasapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5411Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 6-222316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2024v12n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5411/5547Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRios, Pedro Paulo SouzaBarros, Edonilce da RochaVieira, Andre Ricardo LucasMendes, Alane Martins2024-04-29T15:24:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/5411Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2024-04-29T15:24:42Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS
title FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Rios, Pedro Paulo Souza
Formação docente
EJA
Narrativas
title_short FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS
title_full FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS
author Rios, Pedro Paulo Souza
author_facet Rios, Pedro Paulo Souza
Barros, Edonilce da Rocha
Vieira, Andre Ricardo Lucas
Mendes, Alane Martins
author_role author
author2 Barros, Edonilce da Rocha
Vieira, Andre Ricardo Lucas
Mendes, Alane Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Pedro Paulo Souza
Barros, Edonilce da Rocha
Vieira, Andre Ricardo Lucas
Mendes, Alane Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
EJA
Narrativas
topic Formação docente
EJA
Narrativas
description O presente estudo é resultado de reflexões desenvolvidas a partir da discussão no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, durante o desenvolvimento do componente curricular Educação de Jovens e Adultos, por entendemos que na contemporaneidade a formação continuada tem se configurado num instrumento importante frente a atuação de entidades públicas, grupos e movimentos sociais que trabalham com essa modalidade de ensino. Considerando a complexidade desse estudo elegemos por método as narrativas (auto)biográficas, por entendermos que as discussões sobre as histórias de vida, enquanto processo de formação, inscrevem-se na história individual, mas também coletiva. O presente estudo tem por objetivo refletir acerca da formação docente dos licenciandos em pedagogia para atuarem na Educação de Jovens e Adultos. As narrativas nos levaram a perceber as influências que as discentes-professoras receberam para a escolha do magistério, como iniciaram na EJA a construção do seu saber fazer cotidiano e os processos de formação. Nesse caso, a abordagem (auto)biográfica foi utilizada na perspectiva de investigação-formação, e no modelo interativo-dialógico. Assim, o grande desafio de ser professor consiste em buscar o conhecimento inovando sua prática, se capacitando para atender as demandas da realidade na qual educador e educando estão inseridos. Dessa maneira compreendemos que as narrativas, enquanto ferramenta metodológica possibilita maior entendimento dos processos pedagógicos formativos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Narrativas (auto)biográficas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5411
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5411/5547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 6-22
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2024v12n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612746018816