FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5411 |
Resumo: | O presente estudo é resultado de reflexões desenvolvidas a partir da discussão no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, durante o desenvolvimento do componente curricular Educação de Jovens e Adultos, por entendemos que na contemporaneidade a formação continuada tem se configurado num instrumento importante frente a atuação de entidades públicas, grupos e movimentos sociais que trabalham com essa modalidade de ensino. Considerando a complexidade desse estudo elegemos por método as narrativas (auto)biográficas, por entendermos que as discussões sobre as histórias de vida, enquanto processo de formação, inscrevem-se na história individual, mas também coletiva. O presente estudo tem por objetivo refletir acerca da formação docente dos licenciandos em pedagogia para atuarem na Educação de Jovens e Adultos. As narrativas nos levaram a perceber as influências que as discentes-professoras receberam para a escolha do magistério, como iniciaram na EJA a construção do seu saber fazer cotidiano e os processos de formação. Nesse caso, a abordagem (auto)biográfica foi utilizada na perspectiva de investigação-formação, e no modelo interativo-dialógico. Assim, o grande desafio de ser professor consiste em buscar o conhecimento inovando sua prática, se capacitando para atender as demandas da realidade na qual educador e educando estão inseridos. Dessa maneira compreendemos que as narrativas, enquanto ferramenta metodológica possibilita maior entendimento dos processos pedagógicos formativos. |
id |
UNIT-2_13eb779f544ed6fd3e43ac635a7617fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/5411 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOSFormação docenteEJANarrativasO presente estudo é resultado de reflexões desenvolvidas a partir da discussão no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, durante o desenvolvimento do componente curricular Educação de Jovens e Adultos, por entendemos que na contemporaneidade a formação continuada tem se configurado num instrumento importante frente a atuação de entidades públicas, grupos e movimentos sociais que trabalham com essa modalidade de ensino. Considerando a complexidade desse estudo elegemos por método as narrativas (auto)biográficas, por entendermos que as discussões sobre as histórias de vida, enquanto processo de formação, inscrevem-se na história individual, mas também coletiva. O presente estudo tem por objetivo refletir acerca da formação docente dos licenciandos em pedagogia para atuarem na Educação de Jovens e Adultos. As narrativas nos levaram a perceber as influências que as discentes-professoras receberam para a escolha do magistério, como iniciaram na EJA a construção do seu saber fazer cotidiano e os processos de formação. Nesse caso, a abordagem (auto)biográfica foi utilizada na perspectiva de investigação-formação, e no modelo interativo-dialógico. Assim, o grande desafio de ser professor consiste em buscar o conhecimento inovando sua prática, se capacitando para atender as demandas da realidade na qual educador e educando estão inseridos. Dessa maneira compreendemos que as narrativas, enquanto ferramenta metodológica possibilita maior entendimento dos processos pedagógicos formativos.Editora Universitária Tiradentes2024-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNarrativas (auto)biográficasapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5411Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 6-222316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2024v12n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5411/5547Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRios, Pedro Paulo SouzaBarros, Edonilce da RochaVieira, Andre Ricardo LucasMendes, Alane Martins2024-04-29T15:24:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/5411Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2024-04-29T15:24:42Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS Rios, Pedro Paulo Souza Formação docente EJA Narrativas |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS |
author |
Rios, Pedro Paulo Souza |
author_facet |
Rios, Pedro Paulo Souza Barros, Edonilce da Rocha Vieira, Andre Ricardo Lucas Mendes, Alane Martins |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Edonilce da Rocha Vieira, Andre Ricardo Lucas Mendes, Alane Martins |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rios, Pedro Paulo Souza Barros, Edonilce da Rocha Vieira, Andre Ricardo Lucas Mendes, Alane Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente EJA Narrativas |
topic |
Formação docente EJA Narrativas |
description |
O presente estudo é resultado de reflexões desenvolvidas a partir da discussão no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, durante o desenvolvimento do componente curricular Educação de Jovens e Adultos, por entendemos que na contemporaneidade a formação continuada tem se configurado num instrumento importante frente a atuação de entidades públicas, grupos e movimentos sociais que trabalham com essa modalidade de ensino. Considerando a complexidade desse estudo elegemos por método as narrativas (auto)biográficas, por entendermos que as discussões sobre as histórias de vida, enquanto processo de formação, inscrevem-se na história individual, mas também coletiva. O presente estudo tem por objetivo refletir acerca da formação docente dos licenciandos em pedagogia para atuarem na Educação de Jovens e Adultos. As narrativas nos levaram a perceber as influências que as discentes-professoras receberam para a escolha do magistério, como iniciaram na EJA a construção do seu saber fazer cotidiano e os processos de formação. Nesse caso, a abordagem (auto)biográfica foi utilizada na perspectiva de investigação-formação, e no modelo interativo-dialógico. Assim, o grande desafio de ser professor consiste em buscar o conhecimento inovando sua prática, se capacitando para atender as demandas da realidade na qual educador e educando estão inseridos. Dessa maneira compreendemos que as narrativas, enquanto ferramenta metodológica possibilita maior entendimento dos processos pedagógicos formativos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Narrativas (auto)biográficas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5411 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5411/5547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 6-22 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2024v12n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220612746018816 |