Portugal's nation brand image: Portuguese and Canadian comparisons

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verissimo, Angela Marina Janeiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9923
Resumo: O presente estudo pretende identificar a imagem da marca de Portugal como nação. Após uma revisão exaustiva da literatura existente na área de branding de nações e imagem do país, foi desenvolvido um modelo concetual com a intenção de avaliar a imagem do mesmo em várias dimensões . Pretende-se também, identifcar as perceções cognitivas e afetivas associadas a Portugal. Deste modo, foi desenvolvido um questionário online que foi adminstrado a uma amostra doméstica e estrangeira. Os resultados indicam que Portugal está positivamente ligado ao turismo, à cultura e património bem como, à hospitalidade. Por outro lado, o país está negativamente associado à governança, inovação e oportunidade. Ao nível cognitivo, o país é caracterizado como acolhedor ao turista e bonito, enquanto que, ao nível afetivo, o país é visto como encantador, agradável e relaxante. Contudo, Portugal gera uma imagem mais positiva na amostra estrangeira do que na amostra doméstica.
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