O Storytelling na criação do posicionamento da marca: a propaganda da Apple que mudou o jogo / Storytelling in creating brand positioning: a game-changing Apple advertisement
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12717 |
Resumo: | O Storytelling nunca esteve tão em voga na propaganda como hoje. Atualmente as marcas vêm sentindo cada vez mais a necessidade de ser vista e compreendida pelo consumidor e criar uma relação com seu cliente de confiança e identidade. Esse novo modelo de posicionamento passa a exigir novas ferramentas que tornam possível uma conexão entre marca e cliente muito mais forte e duradoura – esse novo mecanismo de construção de uma nova forma de comunicação é chamado Storytelling. Este artigo vai estudar o comercial da Apple de 1983, no lançamento do Macintosh, no qual será possível perceber como que a utilização do Storytelling fez com que o consumidor entendesse o caráter e o perfil da Apple e ajudou assim, a marca a se posicionar de forma que mudaria o mercado de tecnologia e informática da época. |
id |
VERACRUZ-0_d0cc17b3cc4828c193b816cc4e6d4d16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12717 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O Storytelling na criação do posicionamento da marca: a propaganda da Apple que mudou o jogo / Storytelling in creating brand positioning: a game-changing Apple advertisementStorytellingApplePropagandaPoderMarca.O Storytelling nunca esteve tão em voga na propaganda como hoje. Atualmente as marcas vêm sentindo cada vez mais a necessidade de ser vista e compreendida pelo consumidor e criar uma relação com seu cliente de confiança e identidade. Esse novo modelo de posicionamento passa a exigir novas ferramentas que tornam possível uma conexão entre marca e cliente muito mais forte e duradoura – esse novo mecanismo de construção de uma nova forma de comunicação é chamado Storytelling. Este artigo vai estudar o comercial da Apple de 1983, no lançamento do Macintosh, no qual será possível perceber como que a utilização do Storytelling fez com que o consumidor entendesse o caráter e o perfil da Apple e ajudou assim, a marca a se posicionar de forma que mudaria o mercado de tecnologia e informática da época.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1271710.34117/bjdv6n7-109Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 43666-43678Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 43666-43678Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 43666-436782525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12717/10672Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagnolo, Talita SouzaMoreira, Maxwell Costa Oliveira2020-08-11T15:17:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12717Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:46.109789Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Storytelling na criação do posicionamento da marca: a propaganda da Apple que mudou o jogo / Storytelling in creating brand positioning: a game-changing Apple advertisement |
title |
O Storytelling na criação do posicionamento da marca: a propaganda da Apple que mudou o jogo / Storytelling in creating brand positioning: a game-changing Apple advertisement |
spellingShingle |
O Storytelling na criação do posicionamento da marca: a propaganda da Apple que mudou o jogo / Storytelling in creating brand positioning: a game-changing Apple advertisement Magnolo, Talita Souza Storytelling Apple Propaganda Poder Marca. |
title_short |
O Storytelling na criação do posicionamento da marca: a propaganda da Apple que mudou o jogo / Storytelling in creating brand positioning: a game-changing Apple advertisement |
title_full |
O Storytelling na criação do posicionamento da marca: a propaganda da Apple que mudou o jogo / Storytelling in creating brand positioning: a game-changing Apple advertisement |
title_fullStr |
O Storytelling na criação do posicionamento da marca: a propaganda da Apple que mudou o jogo / Storytelling in creating brand positioning: a game-changing Apple advertisement |
title_full_unstemmed |
O Storytelling na criação do posicionamento da marca: a propaganda da Apple que mudou o jogo / Storytelling in creating brand positioning: a game-changing Apple advertisement |
title_sort |
O Storytelling na criação do posicionamento da marca: a propaganda da Apple que mudou o jogo / Storytelling in creating brand positioning: a game-changing Apple advertisement |
author |
Magnolo, Talita Souza |
author_facet |
Magnolo, Talita Souza Moreira, Maxwell Costa Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Maxwell Costa Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magnolo, Talita Souza Moreira, Maxwell Costa Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Storytelling Apple Propaganda Poder Marca. |
topic |
Storytelling Apple Propaganda Poder Marca. |
description |
O Storytelling nunca esteve tão em voga na propaganda como hoje. Atualmente as marcas vêm sentindo cada vez mais a necessidade de ser vista e compreendida pelo consumidor e criar uma relação com seu cliente de confiança e identidade. Esse novo modelo de posicionamento passa a exigir novas ferramentas que tornam possível uma conexão entre marca e cliente muito mais forte e duradoura – esse novo mecanismo de construção de uma nova forma de comunicação é chamado Storytelling. Este artigo vai estudar o comercial da Apple de 1983, no lançamento do Macintosh, no qual será possível perceber como que a utilização do Storytelling fez com que o consumidor entendesse o caráter e o perfil da Apple e ajudou assim, a marca a se posicionar de forma que mudaria o mercado de tecnologia e informática da época. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12717 10.34117/bjdv6n7-109 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12717 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12717/10672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 43666-43678 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 43666-43678 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 43666-43678 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645462380478464 |